PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 4º, 386, 6-2 João Soares de Almeida e SL. 3º, 56, 2-6, Helena do Prado foi casada com Matheus Leme de Castilho

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

 

Matheus Leme de Castilho, filho de Jose de Castilho e de Helena do Prado, casou em primeiras núpcias com Helena do Prado (SL. 3º, 2-6 aonde consta a geração). Casou em segundas com Margarida da Silva, pais da filha única Izabel Pires da Silva, citada em SL. 4º, 386, 6-2.

 

Teve Matheus a filha bastarda Domingas que alforriou.

 

MATHEUS LEME DE CASTILHO

Testamento

 

SAESP - vol. 26 - fls. 357 a 372

Testamento: 17 de setembro  de 1715

Escrivão: Manuel de Miranda Freire

Defunto: Matheus Leme

Data: 12-2-1726

Local: vila de Guaratinguetá

Testamenteiro: André Bernardes.

 

fls. 360:

Em correição de Guaratinguetá.

Conta de testamento com que faleceu Matheus Leme que se toma a seu testamenteiro André Bernardes.

Vila de Guaratinguetá, 12 de fevereiro de 1716

 

fls. 361 Testamento de Matheus Leme de Castilho (resumo)

 

(...)

Aos 17 de setembro de 1715, eu Matheus Leme (...) faço este meu testamento na forma seguinte.

(encomendações pias).

Rogo ao meu cunhado Domingos Machado Lima e ao capitão André Bernardes do Prado........ queiram ser meus testamenteiros.

Meu corpo será sepultado em a Igreja Matriz desta vila na capela ---- e em o ---- do seráfico São Francisco (...).

Declaro que sou natural desta vila, filho legitimo  de Jose de Castilho já defunto e de s/m Helena do Prado.

Declaro que fui casado a primeira vez com Helena do Prado, já defunta de cujo matrimonio tive um casal de filhos: Estevão Raposo Leme e Helena do Prado Leme, e deste segundo matrimonio sou casado com Margarida da Silva da qual temos uma filha chamada Izabel.

(declara bens).

... declaro que possuo .... e assim mais no termo desta vila possuo três quartos de légua de terras no ribeirão da Piedade, por herança de meu pai, José de Castilho, digo que na dita terra somos oito herdeiros e delas se não fizeram partilhas; e assim mais um lanço de casas nesta vila as quais casas deixo a minha mãe; por não ter aonde se recolher.

Declaro que tenho dado um mulato por nome Romão a meu filho Estevão Raposo, em pagamento da legitima que lhe coube por morte de sua mãe, e lhe não devo nada.

E assim mais devo a legitima de minha filha Helena do Prado Leme, que lhe coube por inventário 298$000 réis.

Declaro que me deve o capitão Antonio Bicudo de Alvarenga 4$000 réis que lhe emprestei e assim mais me deve Diogo Barbosa Rego 12$000 réis assim mais me deve Salvador de Siqueira Leme 88$000 réis por crédito.

Devo ao Capitão Lopes de Faria 60$000 réis.

Devo vinte e seis ou trinta oitavas de ouro em pó a dois homens que não lhe sei os nomes, os quais tenho mandado satisfazer por meu sogro, e não sei se pagou (...). Devo mais 130 oitavas de ouro em pó a Roque Bicudo Leme.

Declaro que tenho uma bastarda em casa de minha mãe chamada Domingas a qual deixo forra.

(declara mais dividas e devedores).

.. e para cumprir meus legados .... ao sr. Domingos Machado Lima e ao sr. cap. André Bernardes do Prado  ... serem meus testamenteiros..... 18 setembro do dito ano. - Matheus Leme de Castilho.

Aprovação: -- de setembro de 1715 nesta vila de Santo Antonio de Guaratinguetá. Tabelião Manuel de Andrade Cales. (aa) Matheus Leme Castilho - Thomé de Oliveira Neves - Balthazar Correa Moreira - André Bernardes de Brito - Balthazar do Rego Pereira - Em fé de verdade. - Manuel de Andrade Cales.

Cumpra-se como nele se contem 19 de setembro - Frei João da Costa de Almeida.

 

Cumpra-se como nele se contem 19 de setembro de 1715 anos .- Domingos Martins do Prado.

 

fls. 367

Aos 19 setembro 1715 nesta vila de Santo Antonio de Guaratinguetá em pousadas do juiz ordinário o cap. Domingos Martins do Prado ali perante ele juiz apareceu presente o Capitão André Bernardes do Prado com esta cédula de testamento o qual mandou o dito juiz abrir por mim escrivão e o achei lacrado e fechado da mesma sorte que o lacrei e fechei de que fiz este termo, e eu Manoel de Andrade Cales tabelião que o escrevi.

 

Várias recibos ao testamenteiro pelo enterro do defunto Matheus Leme, datados de 18 novembro 1715, sendo um de cinco velas para o enterro datado de 17 de novembro de 1715.