PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 2º, 310, Cap. 2º, Matheus Leme, natural de S. Vicente, mudou-se para S. Paulo com seus pais e aí ocupou os cargos do governo da terra. Faleceu com testamento em 1633 em que declarou ter sido 1.º casado com Antonia de Chaves, falecida em 1610, natural de S. Vicente, f.ª de Domingos Dias, natural da freguesia de S. Miguel, termo de Lourinhã, que foi nobre povoador da vila de S. Vicente, e de sua mulher Marianna de Chaves; 2.ª vez foi Matheus Leme casado com Antonia Gago de quem não deixou f.ºs. Teve da 1.ª mulher os seguintes:

1-1 Marina de Chaves

1-2 Leonor Leme

1-3 Maria da Silva

1-4 Antonia Leme

1-5 Antão Leme

1-6 Francisco Leme da Silva

1-7 Domingos Leme

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Regina Junqueira)

Acrescente-se Matheus,filho de Matheus e Antonia, vivo no inventário materno (SAESP vol. 1º, neste site) , assim como outra filha Antonia, falecida antes de 1610.

 

MATEUS LEME

Inventário e Testamento

 

Vol 9, fl 110

Data: 27-9-1633

Local: Toboapú, termo da vila de SP, sitio que ficou de Mateus Leme

Juiz: Jerônimo Bueno

Declarante: Antonia Gaga, viúva

Avaliadores: Manoel da Cunha e Francisco Gaia

Aprovação do testamento: 21.1.1628

 

TESTAMENTO

(não está datado)

 

Em nome de Deus Amem

Estando eu Mateus Leme  com todos os meus cinco sentidos e juízo perfeito e por estar de caminho para o sertão buscando meu remédio e por ser mortal e não saber a hora que hei de dar conta de minha vida a Deus Nosso Senhor faço este testamento com um rol o qual irá assinado por mim de tudo quanto me devem e algumas contas que com alguém tenha ao qual se dará inteiro crédito como a este próprio porque tudo irá na verdade  e peço às justiças de sua magestade me façam cumprir e guardar este testamento e o rol que digo deixarei o qual será por mim assinado por ser a minha ultima vontade.

Primeiramente encomendo a minha alma a Deus Nosso Senhor (a Virgem e aos Santos do céu)

Declaro que fui casado com minha mulher Antonia de Chaves já defunta da qual tive nove filhos a saber cinco fêmeas e quatro machos e destes morreram três a saber dois machos e uma menina por nome Antonia e são vivos seis a saber quatro fêmeas e dois machos e das fêmeas tenho duas casadas uma com Tomé Martins e outra com Antonio Lourenço ao qual tenho dado de gado 22 rezes aonde entraram 16 vacas e um boi e 60 cruzados na mão de Diogo de Quadros e Tomé Martins no mais que a mulher vestida com 3 saias uma delas de tafetá amarelo e seu manto e o mais.

(Pedidos de missas)

Declaro que o remanescente de minha terça se dará a minha filha Antonia.(outra)

Declaro que a gente que tinha ou tenho é toda forra e não podem ser vendidos.

Declaro que fora este testamento deixarei feito um rol o qual irá assinado por mim ao qual declaro se dará inteiro crédito como a este próprio testamento.

E declaro que deixo por testamenteiro Aleixo Leme ou Pedro Leme ou Tomé Martins ou minha mãe e com isto dou por acabado com as testemunhas abaixo

Mateus Leme - João de Santamaría - Braz Esteves - Pero Leme o moço

Francisco de Alvarenga - Aleixo Leme - Braz Leme - Aleixo Leme o moço

 

INSTRUMENTO DE APROVAÇÃO: 21-1-1628, em casa do tabelião

Apareceu Mateus Leme dizendo que ele estando de caminho para o sertão fizera um testamento e nesse tempo ele ainda era viúvo e depois disso casara com Antonia Gaga da Cunha. Pede para ser enterrado no Mosteiro da Companhia de Jesus, para o qual deixa dois mil réis e o resto da terça para a mulher.

TESTEMUNHAS

 

CUMPRA-SE: 30-8-1633

 

FILHOS

 

AVALIADORES: Manoel da Cunha e Francisco de Ogaia

 

BENS

 

 

PROCURADOR DA VIUVA: Henrique da Cunha Gago

 

Luiz Dias é chamado pelo procurador da viúva para dar conta das cavalgaduras que Mateus confiava a ele e Luiz declarou que cinco estavam em casa de Domingos Leme.  Henrique da Cunha e Tomé Martins pedem que sejam avaliadas.

Domingos Leme diz que seu pai lhe dera as ditas em troca de coisas que pagara por ele e que eram selvagens. Que ele as amansou e que por isso agora valiam mais e ele Domingos seria prejudicado.

 

DIVIDAS ATIVAS

 

7-10-1633 Reunião para partilhas entre os herdeiros:

 

GENTE FORRA: 34 sendo dois mulatos

 

PROCURADOR DO ÓRFÃO

Foi dado juramento a Pero Madeira para ser procurador do órfão Luiz Dias Leme, filho de Antão Leme

 

MONTE MOR: 339$800

LIQUIDO$ 334$280

 

Rodrigo Alves Gago, fiado por Rodrigo Alves, foi feito curador do órfão Luiz Dias

 

Seguem partilhas com objeções da parte dos filhos porque no inventário de Antonia de Chaves as peças novas e outros valores não tinham sido lançados e estes não pertenceriam à Antonia Gaga e sim aos filhos somente.

 

Seguem as quitações.