PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família João Soares, neste site.

 

MARIA SOARES

Petição e Processo

 

Vol 18, fls 261

Data: 15-12-1672

Juiz: Diogo Ferreira

Local: Vila de São Paulo

Suplicante: Francisco Correa de Oliveira

 

Francisco Correa e Geraldo Correa, o moço, que por morte de sua avó Maria Soares lhes ficou de herança seis peças e assim mais uma gargantilha de ouro e um corte de manto de tafetá, e porquanto cinco peças com o mais sobredito estão em poder de Estevão Sanches de Pontes e o restante tem Joseph Simões de Alvim e porque ora os suplicantes querem cobrar a herança e sendo requeridos por vezes os suplicantes o não quizeram pagar sem contenda de justiça

Pelo que

Pedem a Vossa Mercê lhes faça passar mandato ....

 

Estevão Sanches de Pontes é citado em sua fazenda e alega ser homem velho e doente, pelo que mandaria seu filho Estevão de Pontes como seu procurador.

 

Apareceu meses depois, alegando estar doente de ar e de paralisia e que não podia dar resposta sem que se acostassem os inventários de Geraldo Correa e Maria Soares, sua sogra.

 

Do testamento de Maria Soares foi reproduzido:

“dei antes de casar a minha neta Antonia Soares 19 côvados de tafetá e uma gargantilha de ouros, fora o dote”

E isto seria prova de fora “dádiva graciosa” de avó para neta.

Dizem também que consta do inventário a fls 11v que ele réu fora citado e não quis herdar, pelo que não teria que entrar com o dote dado a sua filha.

 

Seguem réplicas, tréplicas etc, em que as partes alegam os seus direitos.

 

À pag. 274, respondendo às alegações do réu Estevão Sanches de Pontes, dizem os autores:

“Embrulhadas se chamam verdadeiramente as que este bom cristão fez nas demandas do defunto Pantaleão Pedroso seu sobrinho e as que fez à viúva sua mulher que vai por três anos que a tem enganada, e retida que não passa seu libelo da contrariedade, onde qualquer bom juízo ha de perder o juízo, porque tal não se viu em auto judicial e destas embrulhadas e enganos se alcançou 5 sentenças na ouvidoria geral, 4 em vida do defunto, e uma agora contra a mulher, e não se peja disto perseverando com maior excesso.”

 

Termo de oferecimento de Replica:

... apareceu o reverendo padre frei José do Espírito Santo, reverendo do Convento de Nossa Senhora do Carmo, como procurador de seu pai Estevão Sanches de Pontes....”

 

Vista aos autores

.......................

As peças que os autores pedimos........... que o dito Estevão Sanches de seu poder as foi levando sem ordem nem licença do avô e avó dos Autores e se foi servindo delas e delas mandou ao sertão com seus filhos e agora de presente este ano em que estamos mandou um destes negros por nome Tomé com seu filho Pascoal de Pontes....

........................

E para tirarem destas dúvidas se veja com José Simões de Alvim genro do dito Estevão Sanches ....

Pag 282: Luiz Fernandes Francês aparece como procurador de Estevão Sanches. Até aqui seu procurador foi seu filho homônimo. O Juiz era então Salvador Cardoso de Almeida, que substituiu Diogo Ferreira.

Nota: aparentemente o juiz julgou a favor dos autores, porque por último aparece um requerimento destes pedindo que o juiz não desse atenção ao agravo mas desse execução á sentença.

 

Custas: 0$474 em 13-1-1674