PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 4º, 314, § 1º, 1-1 Maria Ribeiro casou-se com o Capitão Raphael de Oliveira (o moço) f.º de outro de igual nome (o velho) e de sua 1.ª mulher Paula Fernandes. Pais de 4 filhos:

2-1 Anna Maria Ribeiro

2-2 Paula Fernandes de Oliveira,

2-3 Capitão Paschoal Ribeiro de Faria,

2-4 Capitão José Fernandes de Oliveira,

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Regina Junqueira)

 

Maria Ribeiro, em abril de 1626, já estava casada (inventário de Catarina Dorta, SAESP vol. 3 neste site) com o Capitão Rafael de Oliveira, inventariado em 1654 (SAESP vol. 46º, neste site).

 

Nota: o filho José é citado no testamento e aparece com 1,5 anos no inventário de 1638. A data do testamento deve estar errada, possivelmente engano de transcrição.

Não tem data de cumpra-se. O Termo dos avaliadores é  de fev 1638.

 

MARIA RIBEIRO

Inventário e Testamento

 

Vol 11, fls 365

Data: 20-2-1638

Juiz: Dom Francisco Rendon de Quevedo

Avaliadores: Manoel da Cunha e Manoel Alvares de Souza

Local: Vila de São Paulo

Declarante: Rafael de Oliveira, o moço

 

FILHOS

Ana, 10 anos

Paula, 6 anos

Pascoal, 5 anos

José, 1,5 anos

 

TESTAMENTO – 28-12-1630 (sic)

 

Em nome de Deus amen.

Saibam quantos este publico instrumento virem que no anos do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil seiscentos e trinta anos era que assim se nomeia por ser passado do dia de Natal, (etc)

Estava Maria Ribeiro em sua casa na vila de São Paulo, doente de cama, ditou seu testamento ao publico tabelião Calixto da Mota.

Encomendou a alma e determinou missas e ofícios.

Deixou à freira, filha de André Botelho um manto de sarja.

Declarou ser casada com Rafael de Oliveira e que dele tivera os filhos: Pascoal, José, Ana e Paula, a quem legou o resto da terça e encomendou a seu marido que os criasse e educasse.

Disse ser filha legítima de Pascoal Ribeiro e de sua mulher Catarina Do(...) e que ainda não recebera toda a legítima que lhe coube por morte de sua mãe.

Testemunhas: Gregório Fagundes, Domingos Machado, João Maciel Bassão, Alberto de Oliveira, Francisco de Oliveira e João de Campos Carvaial.

 

Seguem as avaliações

 

Dividas

A Pero Gonçalves Varejão e seu irmão Estevão Fernandes ... 48$000

 

Monte Mor: 224$500

 

Gente Forra: 197 mais uns 20 ou 30 que andavam pelos matos.

 

Seguem as quitações entre elas:

 

Digo eu Maria da Conceição que é verdade que estou paga e satisfeita e recebi de Rafael de Oliveira o moço a esmola que sua mulher Maria de Oliveira deixou em seu testamento que se me desse e por passar na verdade roguei a meu cunhado Ascenço Dias que este fizesse para descargo do dito testamenteiro de sua mulher hoje vinte do mês de novembro de 663 annos – Ascenso Dias – Maria + da Conceição. (SL 1º, 27, 3-5: Maria da Conceição, freira, irmã de Izabel Botelho casada com Ascenso Dias de Macedo, ambas filhas de André Botelho e Maria Álvares, netas paterna de André Gonçalves e Izabel Botelho).

 

Encerramento: 3-3-1640