PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 6º, 469  no título; Miguel Garcia Carrasco Foi 1.º casado com Margarida Fernandes (com ela estava já casado em 1616 quando faleceu Maria Paes, avó materna da dita sua mulher) falecida em 1629 em S. Paulo, f.ª de Balthazar Gonçalves Malio e de Jeronima Fernandes, falecida em 1630, por esta neta de André Fernandes, falecido em 1588, e de Maria Paes, falecida em S. Paulo em 1616.

 

SL. 7º, 287, 1-6 Izabel Rodrigues casou 1.º em S. Paulo com Manoel Fernandes Velho, falecido em 1653 com testamento, natural de S. Paulo, f.º de André Fernandes e de Suzanna Rodrigue

 

Subsídios Genealógicos (Bartyra Sette e Regina Junqueira)

 

Maria Paes casou em primeiras núpcias com André Fernandes e em segundas com João de Santa Ana, falecido em 1612 no sertão (SAESP vol. 3º, neste site), sem geração deste, teve do primeiro marido, pelo menos:

- João Paes, casado em primeiras com Luiza da Gama falecida em 1615 (SAESP vol. 3º, neste site) e em segundas com Suzana Rodrigues (SL. 4º, 454, Cap. 3º,)

- Izabel Fernandes, viúva em 1616, provavelmente casada em segundas núpcias, durante o inventário materno, com Belchior Gonçalves, que declara em 17-4-1619, juntamente com Balthazar Gonçalves, que não queria herdar.

- Jeronima Fernandes casada em primeiras núpcias com Francisco da Gama falecido em 1612 (SAESP vol. 1º, neste site) e em segundas com Balthazar Gonçalves Malio. Foi Jeronima inventariada em 1630 (SAESP vol. 8º, neste site), e seu marido contraiu novas núpcias em março de 1639 com Jerônima Dias (ACMSP, 01-03-15, fls 18v).

- André Fernandes, já falecido,  casado que foi com Suzana Rodrigues, e com os filhos:

-Maria Fernandes casada com Miguel Garcia (Carrasco ou Bernardes), inventariado em 1640 (SAESP vol. 13º, neste site).

-Manoel Fernandes Velho,. menor em 1616, foi o primeiro marido de Izabel Rodrigues (SL. 7º, 287, 1-6 Izabel Rodrigues casou 1.º em S. Paulo com Manoel Fernandes Velho, falecido em 1653 com testamento, natural de S. Paulo, f.º de André Fernandes e de Suzanna Rodrigues)

 

MARIA PAES

Inventário e Testamento

 

SAESP - Vol 04, fls  445 a 472

Testamento:

Inventário Data: 20-5-1616

Local: vila de São Paulo, em o sitio Virapoeira.

Juiz: Bernardo de Quadros

Escrivão: Manuel da Cunha

Avaliadores: Antonio Lopes Pinto e Belchior Ordas de Leão

Declarante: João Paes, filho da defunto.

 

fls. 448 -  TESTAMENTO

 

(...) aos 19-4-1616 eu Maria Paes, propuz-me a fazer este meu testamento:

(encomendações pias).

Declaro que fui casada primeira vez com André Fernandes de quem tive um filho por nome João Paes e duas filhas uma Izabel e outra Jeronyma Fernandes as quais são ----.

(...) corpo será enterrado no Convento desta...

Declarou que tinha um negro por nome Simão tamoio ---- deixava forros - serviços  - de declarou que Manuel Rodrigues seu genro defunto lhe devia uma negra do gentio tememinó e mandava que seus herdeiros o cobrassem da fazenda do dito Manuel Rodrigues com declaração que da dita negra não queria cousa algua e não fosse pedida por seus herdeiros a sua filha mulher que foi do dito Manuel Rodrigues.

Declarou que tinha uma rapariga por nome Simoa - que seu genro Manuel Rodrigues lhe emprestou - uma negra para a servir em sua vida e que por morte dela testadora manda lhe seja entregue a seus herdeiros netos e netas e mais digo filha dela testadora.

Declarou que tinha nesta vila de São Paulo umas casas onde morava e um pedaço de terra da banda do Alem onde tem sua fazenda dos quais ametade - João Paes e a outra ametade tinha dado - que tinha - (varias linhas em branco)--- fossem pagos da sua ----.

(pedidos de missas).

Declarou que deixava por seu herdeiro e testamenteiro a seu filho João Paes.

Declarou que casando sua neta lhe dera certos ---- em casamento com Diogo Mendes - lhe tinha - mandasse se cumprisse como nela se nela continha por ser sua ultima vontade.

(...) rogou a mim Vasco da Motta lhe fizesse este seu testamento e por ela assinasse e como testemunha o que fiz dia mes e anno acima e atrás escrito. Assino pela testadora - Vasco da Motta.

Declarou a testadora que lhe era a dever Diogo de Oliveira morador em Santos 3$200 réis em carnes e que desta divida tinha um conhecimento.

Declarou que tinha uma menina por nome Ascensa filha de uma escrava que deu em casamento a sua neta Maria - e por se dizer a dita menina ser filha de seu primeiro marido João de Santana a deixava forra e liberta a dita menina -------.

Aprovação: 20-4-1616 vila de são Paulo  nas pousadas de Maria Paes adonde eu publico tabelião fui chamado, estando por testemunha Gaspar Gomes e Corneles de Arzan ambos aqui moradores e Luiz Ianes e Gervasio Pinto estantes nesta vila e moradores no Rio de Janeiro e por ela testadora não saber assinar rogou a mim tabelião assinasse por ela eu Simão Borges Cerqueira tabelião publico judicial e notas que este fiz e assinei. Assino por Maria Paes Simão Borges Cerqueira - Cornelio de Arzan - Gervasio Pinto - Gaspar Gomes.

 

seguem-se avaliações.

 

fls. 453 - Herdeiros maiores:

- Izabel Fernandes, viúva//

- João Paes, viúvo //

- Jeronyma Fernandes casada com Balthazar Fernandes.

- Maria Fernandes casada com Miguel Garcia neta da defunta filha de André Fernandes defunto e filho da dita defunta.

 

Menor:

- Manuel filho do dito André Fernandes e neto da dita defunto.

 

Avaliações do fato.

 

fls. 455 - Papéis:

- uma escritura das casas da vila feita pelo escrivão Belchior da Costa;

- uma escritura de venda de terras que vendeu Martin Rodrigues feita pelo escrivão Belchior da Costa.

- uma sentença por onde o defunto João de Santa Anna pagou a João Pereira uma divida que lhe devia feita pelo escrivão Antonio Rodrigues;

-  um mandado por onde o defunto João de Santa Anna pagou a fazenda de Lopo Garcia o que devia por haver sido curador dela.

- uma quitação de Francisco da Gama defunto deu da legitima de sua mulher a Jeronymo Fernandes ao defunto João de Santa Anna.

- quitação que deu Balthazar Gonçalves curador dos filhos de Marcos Fernandes a João de Santa Anna de 2$200 réis.

- quitação que deu Antonio Rodrigues Velho a João de Santa Anna de $640 réis que devia no inventário de Izabel Affonso.

- quitação que deu Gonçalo Madeira curador dos filhos de Pero Dias a João de Santa Annna de $750 réis.

- outra quitação que deu Antonio Pinto curador dos filhos de João de Canha a João de Santa Anna de doze cruzados.

- um conhecimento por que deve Diogo de Oliveira  3$000 réis.

 

Recibos e quitações.

((entre elas)

- em abril de 618 recebi ---- parte de - minha mulher Maria Fernandes por morte de sua - que eu estou pago e satisfeito do dito João Paes como curador e testamenteiro que é do dito inventário. - Miguel.

 

fls. 463 - aos 17-4-1619 notificação feita a

- Balthazar Gonçalves o moço;

- Belchior Fernandes

- Diogo Mendes como curador dos órfãos para que se queriam herdar neste inventário.

e por o dito Balthazar Gonçalves e Belchior Gonçalves que eles não queriam agora nem em tempo nenhum nada, o mesmo disse Diogo Mendes.

 

Seguem-se recibos de missas.