PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

S.L. 9º, 56, 1-2;Maria Diniz foi a 1.ª mulher de Francisco de Mendonça, falecido em 1630 em S Paulo, estando 2.ª vez casado com Maria de Góes, f.ª de Domingos de Góes e de Catharina de Mendonça. Teve f.ª única:

2-1 Catharina de Mendonça, que casou em 1629 em S Paulo com Belchior de Godoy.

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

Pais da filha única:

1- Catharina, nascida por 1615

 

MARIA DINIZ

Inventário e Testamento

 

SAESP - Vol 4, fls 329 a 343

Testamento: 3-9-1616

Inventário: 8-11-1616

Local: vila de São Paulo,

Juiz dos órfãos: Bernardo de Quadros.

Escrivão:Manuel da Cunha

Avaliadores: Antonio Lopes Pinto e Belchior Ordas de leão.

Declarante: Francisco de Mendonça, o viúvo.

 

Titulo dos filhos:

- Catharina, de idade de um ano pouco mais ou menos.

 

TESTAMENTO

 

Em nome de Deus amen.

(...) no ano de 1616 nesta vila de São Paulo estando Maria Diniz mulher de Francisco de Mendonça doente mandou fazer esta cedula de testamento.

(esmolas pias).

- disse mais que ela era casada com Francisco de Mendonça e que tinha uma filha sua herdeira legitima por nome Catharina.

(pedidos de missas)

Deixa o remanescente de sua terça a sua filha Catharina (...) e assinam as testemunhas abaixo e Christovão Diniz assinou por ela aos 3 dias de setembro de 616 anos. - Assino por ela a seu rogo Christovão Diniz - Manuel Godinho de Lara - Francisco Pires - Thomé Cerqueira - Gaspar Barreto - Antonio da Fonseca - Francisco della Pena.

 

Avaliações (ferramentas, metais, gado, roça, casas)

Declarou que tinha nas outras casas que ficaram de sua sogra a oitava parte que lhe coube em partilha por morte de seu sogro as quais foram avaliadas todas em 26$000 réis no quinhão que tem 3$350 réis.

 

Papéis (conhecimentos, escritura, dividas)

- uma escritura de dote que lhe prometeu sua sogra em que se contem um pedaço de terras em Ju-----iba e um assento em Irurai para um sítio.

 

fls. 338

Deste inventário suposto que está contado pelo regimento novo não sei se levou do que está contado senão do regimento novo e por verdade fiz esta declaração. - Manuel da Cunha.

 

Recibos.

 

fls. 343

Digo eu Belchior de Godoi que eu estou pago e satisfeito do casamento e legitima de meu sogro e sogra que Deus haja em gloria e por assim ser verdade dou este por mim feito e assinado hoje 18-4-1642 - Belchior de Godoy.