PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

S.L. 9º, 56, 1-5 Ignez Dias faleceu em 1682 com testamento em Parnaíba, foi 1.° casada com João de Oliveira, falecido em 1653 nessa mesma vila, f.° de.... e de Agostinha Rodrigues; pais da filha única

2-1;Maria de Oliveira Diniz, falecida em 1665, casada com Bento do Rego Barregão e teve: 5 filhos:

3-1 João Fernandes de Oliveira, casado, com geração.

3-2 Maria do Rego, falecida em 1716 em Parnaíba, foi primeiro casada com o capitão Domingos Pinto Coelho, falecido em 1707 na mesma vila; segunda vez casou em 1708 nessa mesma vila com João de Cubas de Mendonça.

3-3 Bento do Rego, o moço.

3-4 Paschoa do Rego casou com Braz de Almeida Lara.

3-5 Ignez Dias do Rego foi a 3.ª mulher do capitão José Fogaça de Almeida, natural de Lisboa.

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

 

Tanto no inventário do sogro João de Oliveira (SAESP vol. 45º, neste site), quanto no da cônjuge o nome citado e sua assinatura é Bento do Rego Barbosa e não Barregão (como citado na GP).

Segundo o inventário paterno em 1653, Maria de Oliveira era viúva de Martim Fernandes, com geração. Este casamento não consta da GP.

Ao final do inventário aparece casada com Bento do Rego Barbosa.

Nestas circunstancias, o filho João Fernandes de Oliveira, maior no inventário materno em 1665, foi filho das primeiras núpcias com Martim Fernandes, não de Bento do Rego como está na GP.

 

Acrescente-se ao casal Maria e Bento o filho:

- Valentim.

 

MARIA DE OLIVEIRA

Inventário

 

Vol 17, fls. 3 a 24

Data: 6-11-1665

Local: Vila de Santa Ana da Parnaíba, sitio e fazenda de Bento do Rego Barbosa, marido que foi da defunta, na paragem Ajapi.

Juiz dos Órfãos: Izidoro Pinto

Avaliadores: Francisco de Macedo e João Dias Diniz

Declarante: o viúvo Bento do Rego Barbosa.

 

E pelo viúvo foi  apresentado um apontamento feito com testemunhas, e pelo juiz foi aceito com a condição de se inquirirem.

 

Senhor juiz Isidoro Pinto e senhor Guilherme Pompeu de Almeida.

Faço estas regras a vossas mercês avisando que a defunta Maria de Oliveira me mandou chamar antes do seu falecimento e chegando a sua casa me disse a mim Sebastião Rodrigues e a Salvador Jorge Velho e a Simão de Proença e a Simão da Costa que não tinha tempo para mais e que lhe fossemos testemunhas que fazia vocalmente o seu testamento onde deixou a seu marido e a sua mãe por seus testamenteiros e que lhe dessem sepultura na Igreja Matriz e deixou a terça a todos seus filhos e filhas deixou mais por sua alma que lhe mandassem dizer 24 missas e porque se passa assim na verdade aviso a vossas mercês para que não haja duvida onde assinamos para mais clareza.- Domingos Jorge Velho - Simão da Costa Diniz - Sebastião Rodrigues - Simão de Proença - Salvador Jorge Velho

 

Inquirição das testemunhas - 27-11-1665 vila de Santa Ana da Parnaíba:

1- capitão Domingos Jorge Velho, morador na vila de São Paulo, de idade que disse ser de 54 anos, pouco mais ou menos, (...) parente por sanguinidade.

2- Salvador Jorge Velho, morador na vila de São Paulo, de idade que disse ser de 22 anos, pouco mais ou menos, (...) parente por sanguinidade.

3- Salvador Rodrigues, morador na vila de São Paulo, de idade que disse ser de 38 anos, pouco mais ou menos, (...) parente por sanguinidade.

 

Herdeiros nesta fazenda:

- o viúvo Bento do Rego Barbosa

- João Fernandes de Oliveira

- Bento

- Maria

- Ignez

- Valentim

- Paschoa

 

Avaliações, dividas que esta fazenda deve, dividas que a esta fazenda se devem, gentio da terra.

 

Partilhas: Monte liquido 30$830 réis;

- quinhão do viúvo

- quinhão de João de Oliveira

- quinhão dos órfãos menores.

 

Deitou-se mais neste inventário uma légua de terras que pertence a esta fazenda as quais estão no Rio de Janeiro meia légua na paragem chamada Guapehi e a outra meia légua na paragem chamada Maricá, litigiosas.

 

Tutor e curador dos menores a seu pai o viúvo Bento do Rego Barbosa.

 

fls. 22: aos 6-10-1666 apresentou Bento do Rego Barbosa uma sentença que alcançara contra sua sogra Ignez Dias Diniz, a qual sentença por esquecimento ficara por lançar neste inventário.