PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

S.L. 6º, 457, 1-5; Jeronima de Mendonça casou com Matheus Netto f.º de Alvaro Netto, natural de S. Martinho, termo da villa de Vianna do Minho, e de Mecia da Pena, natural de Santos, irmã de Matheus Luiz;  com geração de 5 filhos.

2-5 Maria de Mendonça Bicudo foi casada com Custodio Nunes Pinto, segundo escreveu Pedro Taques, e falleceu sem geração em 1630.

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Regina Junqueira)

De fato, estava certo Pedro Taques. Maria de Mendonça Bicudo, abaixo inventariada, faleceu em 1630 e deixou o viúvo Custódio Nunes Pinto. Por não ter tido filhos, seus pais Mateus Pinto (sic) e Jerônima de Mendonça foram chamados à herança e dela desistiram.’

 

Maria de Mendonça Bicudo

Inventário

 

SAESP, vol 8, fls. 213 a 218

Inventário Data: 8-10-1630

Local:. vila de São Paulo nas casas de Custodio Nunes Pinto

Juiz Ordinário e dos Órfãos: João Maciel

Tabelião: Ambrosio Pereira

Declarante: Custodio Nunes Pinto, o viúvo.

Avaliadores: Manuel da Cunha e Francisco da Rocha

 

Avaliações (entre elas)

- casas da vila em 16$000

- sitio em Oquitauna em 10$000 réis.

 

fls. 218 citação feita a Matheus Neto e a sua mulher.

Aos 7-10-1630 eu tabelião Ambrosio Pereira citei a Matheus Pinto e a sua mulher Jeronyma de Mendonça se queria herdar neste inventário a parte de sua filha ou queria alguma cousa de seu genro Custodio Nunes Pinto viesse assistir neste inventário por serem pai e mãe da defunta Maria de Mendonça e por elles me foi dado por sua resposta por ambos que não queriam nada do dito custodio Nunes Pinto e que Deus o ajudasse - do dito seu genro e sem  embargo de suas respostas os houve a ambos marido e mulher por citados de que passe a presente. Ambrosio Pereira tabelião o escrevi.