PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 7º, 458, 2-6 Margarida Rodrigues, foi C.c. Lourenço de Siqueira Mendonça, f.o de Antônio de Siqueira e de Vitória Nunes Pinto. Tit. Siqueiras Mendonças. Com geração

 

S.L. 7º, 470, Cap. 1º;Lourenço de Siqueira de Mendonça, natural de Santos, foi C.c. Margarida Rodrigues, f.a de Garcia Rodrigues e de Catarina Dias, à pag. 458 deste. Faleceu Lourenço de Siqueira com testamento em 1633 em S. Paulo e sua mulher em 1635. Teve (C. O. S. Paulo.) com geração de 10 filhos. 1-1 a 1-10

 

Subsídios à Genealogia Paulistana

Inventário de Lourenço de Siqueira neste volume

 

MARGARIDA RODRIGUES

Inventário e Testamento

 

Vol 13, fls 45 a 93

Data: 5-1-1635

Local:vila de São Paulo, no sitio e fazenda que ficou de Margarida Rodrigues mulher que foi de Lourenço de Siqueira.

Juiz dos Órfãos: Jeronymo Bueno

Tabelião: Ambrosio Pereira

Avaliadores: Francisco de Gaia  e Domingos Rodrigues (aa) Francisco de Ogaia - Domingos Rodrigues Velho.

Declarante: Antonio de Siqueira de Mendonça e a Dom Francisco de Lemos ------- e a Lourenço de Siqueira ----------

 

Titulo dos filhos:

1- Catharina de Siqueira, mulher de Dom Francisco.

2- Antonio de Siqueira

3- Lourenço de Siqueira

4- Gracia de Siqueira

5- Manuel de Siqueira

6- Vicente

7- Francisco

8- Maria

9- Margarida

10 Victoria

 

TESTAMENTO

 

Em nome da Santíssima (...).

Aos 26-10-1634 estando eu Margarida Rodrigues em uma cama doente faço esta cédula de testamento.

Encomenda a alma.

Peço a meu genro Dom Francisco de Lemos e a meu filho Antonio de Siqueira queiram ser meus testamenteiros.

Mando que meu corpo seja enterrado no Convento de Nossa Senhora do Carmo na sepultura de meu marido Lourenço de Siqueira, acompanhamentos e pedidos de missas.

mando que da gente forra que possuo se dê a minha filha Maria uma moça por nome Sabina e mais a mameluca por nome Juliana.

Declaro que fui casada com Lourenço de Siqueira já defunto e dele tenho quatro filhas a saber Catharina de Siqueira casada em vida de seu pai com Dom Francisco de Lemos, solteiras Maria, Margarida, Victoria e seis filhos a saber: Antonio de Siqueira casado com Anna Vidal a quem tenho pago e satisfeito toda a legitima que me coube por morte e falecimento de seu paio qual pagamento lhe fiz como curadora que sou deles d que me não tem dado quitação; solteiros Garcia, Lourenço, Manuel, Vicente,Francisco os quais todos são meus legítimos herdeiros.

Declaro que uma rapariga que coube a minha filha Victoria por nome Magdalena mandei a um parente á vila de Santos de amor em graça o que se lhe dê em seu lugar uma moça por nome Helena.

Declaro que em vida de meu marido fez uma divida com Pedro Dias outrossim já defunto de oito alqueires de farinhas de trigo o que se pagará a sua mulher ou a seus herdeiros tambem se pague a meu tio Francisco Rodrigues Velho oito patacas em carne de porco.

Declaro que se deve a Antonio Pelais um quintal de algodão e se lhe dará outro quintal por ele.

Deixo o remanescente de minha terça as minhas tres filhas solteiras a saber Maria, Margarida, Victoria o qual se lhe dará arratel por quantidade e peço e rogo a meu cunhado João Pires que seja curador dos meus filhos.

(...) e roguei a meu sobrinho Francisco Nunes de Siqueira que este fizesse e assinasse por mim. Assino pela testadora a seu pedimento mais com as testemunhas que presente se acharam abaixo assinadas. - Margarida Rodrigues - Francisco Nunes de Siqueira - Domingos Garcia Velho - Antonio Lopes - Romão Freire - Miguel Rodrigues Garcia - bartholomeu Fernandes de Faria - João Pires - João Pires o moço como testemunha Juzarte Lopes.

Cumpra-se São Paulo 20-12-1634 - Salvador de Lima.

Cumpra-se 9-1-1635 - Bueno

 

Avaliações, animais,.

 

fls. 54 - citados para as partilhas, hoje 5-1-1635:  Antonio de Siqueira e a seu irmão Lourenço de Siqueira, e a Garcia Rodrigues seu irmão.

10-1-1635  notificado Antonio de Siqueira não saisse fora desta vila sem fazer partilhas ele com os mais herdeiros.

20-1-1635 citada Anna Vidal mulher de Antonio de Siqueira para estas partilhas.

 

Citados: Manuel da Cunha Gago como herdeiro nesta fazenda para as partilhas.

 

Hoje 20-1-1635 notificado João Pires viesse tomar juramento para ser curador e tomar entrega da curadoria e assistir nas partilhas e por ele foi dito que não queria ser curador porque sobre a curadoria o ameaçavam e que ele era fiador noutros inventários.

 

fls. 56: citei a Dom Francisco de Lemos e sua mulher para estas partilhas e se queriam herdar e entrar nelas a colação e por ambos foi dito que eles não queriam herdar.

 

20-1-1635 Curador a Lide dos órfãos: Francisco Rodrigues Velho.

 

fls. 57: 22-1-1635 requerimento que fez Henrique da Cunha, procurador de seu irmão Manuel da Cunha.

 

fls. 60 Importa a fazenda liquida para se partir por 9 herdeiros 48$492 rs

 

- quinhão de Manoel da Cunha, e se inteirou no que coube a legitima e terça de sua mulher Maria de Siqueira e ele se houve por entregue (aa) Manuel da Cunha.

- quinhão de Antonio de Siqueira

 

E toda a mais fazenda mandou o juiz entregar ao curador a lide Francisco Rodrigues Velho.

 

fls. 67: aos 25-1-1635 requerimento que fez Francisco Nunes de Siqueira procurador de seu sogro João Pires.

E por ele foi dito e requerido ao juiz de órfãos que a defunta Margarida Rodrigues em seu testamento pedira e rogara a seu constituinte João Pires que quisesse ser curador dos seus filhos e que porquanto seus filhos da dita Margarida Rodrigues sabendo que o nomeava e lhe pedia e rogava fosse curador o ameaçaram publicamente dizendo que o haviam de matar e o dito seu constituinte por ser um homem quieto e pacifico não queria desinquietações e ser um homem velho e ter dez ou doze filhos e outrossim ser fiador no inventário de Vicente Bicudo a qual fiança estava sua fazenda hipotecada  (...) requeria o escusasse da dita curadoria e fizesse curador direito aos órfãos (...).

 

fls. 69: 5-2-1635 termo de curador direito aos órfãos: Francisco Rodrigues Velho

 

Leilão, dinheiro dado a ganhos, quitações.

(entre elas)

fls. 76: digo eu Jaques Felix provedor da Santa Casa da Misericórdia que recebi de Antonio de Siqueira testamenteiro da defunta sua mãe Margarida Rodrigues 1$000 rs de esmola que a dita sua mãe deixou a dita casa 9...) 20-3-1635 - Jaques Felix.

 

fls. 88: aos 10-6-1647 conta que dá Francisco Rodrigues Velho tutor e curador dos órfãos filhos de Lourenço de Siqueira.

Disse que todos eram vivos tirado Manuel de Siqueira que morrera e que:

- Catharina de Siqueira era casada com Dom Francisco de Lemos e que tinha sua legitima;

- Antonio de Siqueira era casado com Anna Vidal havia recebido sua legitima;

- Maria de Siqueira mulher que foi de Manuel da Cunha tinha tambem sua legitima;

- Margarida de Siqueira, casada com Gaspar Cubas tambem tinha sua legitima;

- que o defunto Manuel de Siqueira havia recebido em sua vida a conta  de sua legitima 8$960 rs e que se lhe é a dever 3$398 rs e  que;

- Lourenço de Siqueira era casado e estava inteirado de sua legitima e

- Fernando de Siqueira e Vicente de Siqueira --- de Siqueira, e Victoria de Siqueira e que todos estavam doutrinados (...).

 

fls. 92 e o juiz houve as contas por tomadas e mandou o dito juiz entregasse a Antonio de Siqueira curador de seus irmãos.

 

- aos 28-6-1647 foi dado juramento a Antonio de Siqueira de Mendonça  para que administrasse e regesse as pessoas de seus irmãos e irmã órfãos (...) e entregasse a Fernando de Siqueira sua legitima por ser já maior de 25 anos e emancipado cobrando dele quitação (...). Apresentou por seu fiador a Manuel de Santiago.