PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 9º, 13, Maria Cabral Rendon; SL. 2º, 14, 2-3; Manoel Lopes de Medeiros.

SL. 2º, 14; 3-2 Antonio João de Medeiros nascido cerca de 1695 e

SL. 2º, 14, 3-1 Antonia de Medeiros Cabral nascida cerca de 1697.

 

MANUEL LOPES DE MEDEIROS, sargento maior

Inventário

e

D. MARIA CABRAL sua mulher

Testamento

 

SAESP - vol. 26 - fls. 277 a 355

Inventário, sem testamento

Data: 06  de agosto de 1710

Local: vila de São Paulo, em casas de morada do Capitão Governador da Nobreza Manuel da Fonseca.

Juiz de Órfãos: Capitão Manuel da Fonseca.

Escrivão dos Órfãos: Jeronymo de Faria Marinho.

Partidor e Avaliador: Diogo Alves Pestana.

Declarante: o inventariante Capitão dom Francisco Rondon

Testamento de Maria Cabral: 1699

 

... Manuel Lopes de Medeiros, sargento maior e de sua mulher d. Maria Cabral tambem defunta.

... ficaram dois filhos Antonio de idade de 15 anos e Antonia de 13 anos e que não houvera outro matrimonio e que a dita defunta falecera em um dos dias de novembro de 1699 o qual logo apresentou em juízo o testamento da dita defunta e que o dito defunto o sargento-mor falecera sem testamento.

 

fls. 280: curador dos menores Dom Francisco Rondon.

 

(seguem-se avaliações)

fls. 286: dividas que se devem a esta fazenda

- que Izabel de Unhate viuva que ficou do defunto Capitão Francisco de Oliveira, moradora nesta vila .... deve

.... Capitão João Gago Paes morador nesta mesma vila deve a esta fazenda -----

.... João Ortiz de Camargo morador em a freguesia de N. Sra. de Nazareth termo desta vila deve -----

.... Capitão João da Cunha Leme deve -----

... Gaspar de Godoy Moreira morador nesta vila deve -----

 

fls. 291: dividas que a fazenda deve,

 

Bens de raiz.

- uma sorte de terras em a paragem Yberatin termo desta vila, como tambem um lugar de sitio com seu valo em a paragem chamada Juraracanga termo desta vila como consta do testamento com que faleceu Catharina de Unhate.

- outra sorte de terras em a paragem chamada Pary termo desta vila onde têm parte tambem alguns herdeiros, cuja terra consta do testamento com que faleceu o Reverendo Padre Antonio Lopes que Deus haja.

 

fls. 292 termo de encerramento.

.... D. Francisco Rondon ... que havia feito dos bens da defunta sua irmã d. Maria Cabral e seu marido o sargento-mor Manuel Lopes de Medeiros

 

fls. 293 Determinação da partilha:

por morte do Sargento Maior Manuel Lopes de Medeiros falecido sem testamento, e sua mulher D. Maria Cabral falecida com testamento e que a dita defunta deixou o remanescente de sua terça a sua filha Antonia (...) vila de São Paulo 29-8-1710 anos.

 

Liquido para se partir entre os dois herdeiros: 2:428$239 réis.

 

fls. 307: Termo de quitação dado pelo juiz de órfãos ao  Capitão João de Toledo Castelhanos.

Aos 30-4-1711 nesta vila de São Paulo o Capitão Pedro Taques de Almeida como procurador de seu genro Dom Francisco Rondon tutor e, curador dos órfãos deste inventário (...).

 

 

fls. 308: aos 30 de abril de 1711 .... apareceu o Capitão João Gago Paes e por ele foi dito que sua constituinte Izabel de Unhate era a dever aos órfãos filhos do defunto Manuel Lopes de Medeiros ..... cuja divida contraira com o Licenciado Antonio Lopes Cardoso o tutor e curador que era então dos sobreditos órfãos............

 

fls. 311: aos 06 de julho de 1711 nesta vila de São Paulo ... apareceu Estevão Barbosa e por ele foi dito que por cabeça de sua mulher Antonia de Medeiros vinha receber  o que pertencia neste inventário por cabeça da sobredita sua mulher de legitima e terça assim paterna como materna .............

 

fls. 313 termo de dinheiro dado a juros a Izabel de Unhate dona viúva que ficou do Capitão Francisco de Oliveira Preto.

....aos 10 de dezembro de 1714 nesta cidade de São Paulo ..... Manuel Mendes Xavier... que ele havia exibido pela dita sua sogra Izabel de Unhate ......  e pela dita Izabel de Unhate não saber ler nem escrever pediu a seu genro Simão de Toledo Castelhanos por ela assinasse.

 

fls. 321.

Diz Dom Francisco Rondon, morador nesta vila de São Paulo que por falecimento do Sargento-mor Manuel Lopes de Medeiros foi nomeado por tutor e curador de Antonio e Antonia filhos do dito ao licenciado o Padre Antonio Lopes Cardoso, o qual houve assim os ditos órfãos e seus bens sem beneficio de inventário pelo  dito defunto falecer na vila de Santos, e ora ele suplicante como legitimo tio dos sobreditos órfãos, e ser o mais chegado parente e idoneo e estarem com curador intruso por juiz incompetente, e ser ele suplicante a que por direito pertence (...). pede a Vossa mercê nomea-lo tutor e curador dos ditos seus sobrinhos (...).

 

Nomeio por tutor e curado dos órfãos Antonio e Antonia filhos do Sargento-mor Manuel Lopes de Medeiros ao Capitão D. Francisco Rondon (...)  se cite ao Capitão João da Cunha Leme apareça neste juízo a dar conta dos bens nomeados nesta petição. São Paulo --- de julho de 1710. - Fonseca.

 

fls. 323: Termo de curadoria- 21-7-1710 ao capitão dom Francisco Rondon.

 

fls. 324: termo de entrega que faz o Capitão João da Cunha Leme em juízo, dos bens que ficaram por falecimento do Sargento-mor Manuel Lopes de Medeiros.

 

(seguem-se recibos)

 

fls. 327 Sr. Reverendo Visitador Geral

Diz o Sargento maior  Manuel Lopes de Medeiros que apresentando ao juízo de V. M. o testamento com que faleceu sua mulher d. Maria Cabral, .........

Aceito o requerimento do suplicante ------ São Paulo 23 de abril de 1702.

 

fls. 328: Testamento de D. Maria Cabral (resumo)

Aos  20 novembro 1699  eu, dona Maria Cabral (...) faço este testamento da forma seguinte.

(encomendações pias)

Rogo a meu marido o sargento-mor Manuel Lopes de Medeiros e ao reverendo padre Antonio Raposo de Siqueira  .... queiram ser meus testamenteiros.

Meu corpo será sepultado na capela dos terceiros de Nossa Senhora do Carmo.

(pedidos de missas).

Declaro que sou natural da Ilha Grande, filha legitima de Dom Pedro Rondon, e de sua mulher Maria Cabral. Declaro que sou casada com o sargento mor Manuel Lopes de Medeiros, do qual matrimonio tenho dois filhos: uma macho e uma femea, que são meus legítimos herdeiros.

Declaro que o que me couber de terça deixo a minha filha Antonia.

Declaro que tenho em casa uma bastardinha por nome Maria, a qual quero, e ordeno a meu marido que a case quando tiver idade, ou a entregue a seu pae para que a trate como filha, e como livre que é.

...... Assino a rogo da testadora Dona Maria Cabral. - Manuel Cardoso de Azevedo.

 

Aprovação: 22-11-1699 vila de São Paulo.- Francisco Fernandes Porto.

 

Cumpra-se inteiramente. São Paulo novembro 23 de 699. - Toledo.

 

fls. 333. (seguem-se recibos).

 

fls. 337 Termo de requerimento que faz Antonio João de Medeiros filho dos defuntos seus pais o Sargento mor Manuel Lopes de Medeiros e dona Maria Cabral.

Aos 28 de Dezembro de 1718 nesta cidade de São Paulo

 

fls. 338 termo de composição que fazem Antonio João de Medeiros e sua irmã Dona Antonia de Medeiros.

 

fls. 342 e seguintes:  Inquirição de testemunhas oferecidas por Antonio João de Medeiros .....

... 18 dezembro 1714 nesta cidade de São Paulo.

- ... Jorge de Candia... morador nesta cidade de idade que disse ser de 44 anos,  .... disse que era primo-irmão por afinidade do justificante.

- ... Antonio Lopes de Miranda, .... de idade que disse ser de 29 anos pouco mais ou menos

- ... Manuel Mendes Xavier .... morador nesta cidade, de idade que disse ser de 30 anos pouco mais ou menos ... disse que era primo-irmão do justificante por afinidade.

- .. Capitão Simão de Toledo Castelhanos morador nesta cidade de idade que disse ser de 35 anos pouco mais ou menos, ..... primo-irmão por afinidade.

 

fls. 351 termo de curadoria feito ao Capitão Manuel de Ávila.

Aos 28 de março de 1715 nesta cidade de São Paulo ........... fosse tutor e curador de Antonio João de Medeiros o Capitão Manuel de Ávila.

 

fls. 352- petição que faz Antonio João de Medeiros de sua emancipação. 7-4-1715

fls. 354- Estanislau Correa Ribeiro tabelião publico do judicial e notas nesta cidade de São Paulo certifico por um despacho do juiz ordinário Capitão José de Lemos e Moraes em como vi um capitulo de uma carta do senhor governador e general o excelentíssimo senhor Dom Braz Balthazar da Silveira ao Tenente General Miguel Pires de Ávila em como ordena ao juiz de órfãos Capitão João Dias da Silva a que emancipem a Antonio João de Medeiros, sem a isso por dúvida alguma (...) hoje 27-4-1715 - Estanislau Correa Ribeiro.

 

- Foi emancipado por sentença de 29-4-1715.