PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 1º, 545, Cap. 7º, Izabel de Ribeira foi casada 1.o. com Manoel Fernandes Sardinha, falecido em 1633, f.o. de Gregorio Fernandes e de Beatriz Gonçalves; 2.a. vez casou em 1637 em S. Paulo com o capitão Francisco de Camargo f.o. de Jusepe de Camargo e de Leonor Domingues. Sem geração d'este 2.o. marido, porém teve do 1.o. um f.o.:

1-1 Manoel

 

Subsidios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

Manuel Fernandes Sardinha não teve geração legitima e sim um filho natural e uma bastarda:

1- Manoel Fernandes Sardinha, nascido por 1617

2- uma filha mameluca (bastarda)

Obs. seriam irmãos uterinos Manoel Fernandes Sardinha e Anna de Almeida (filha de Francisco de Proença SAESP vol. 11º, neste site) casada com Pedro Nunes Dias, falecido em 1647 (SAESP vol. 34º, neste site) em cujo inventário Manuel Fernandes Sardinha foi procurador da irmã.

 

MANUEL FERNANDES SARDINHA

Inventário e Testamento

 

SAESP, vol 8, fls. 433 a 492

Testamento Data:. 4-1-1633

Testamenteiros: a viúva e Francisco Bueno, cunhado do defunto, irmão da viuva

Inventário Data: 24-1-1633

Local:. vila de São Paulo, nas pousadas que foram de Bartolomeu Bueno o velho, SP

Juiz Ordinário e dos Orfãos: Dom Francisco Rendon

Tabelião: Ambrosio Pereira

Declarante: Izabel Ribeiro, a viuva. por não saber assinar assinou por ela seu irmão Francisco Bueno.

Avaliadores: Manuel da Cunha e Francisco de Gaia.

 

TESTAMENTO (resumo)

 

No ano de 1633 eu Manuel Fernandes Sardinha faço este meu testamento.

(encomendações pias).

Peço a minha mulher Izabel Ribeiro e a Francisco Bueno queira ser meus testamenteiro.

Meu corpo será enterrado em a matriz.

(pedidos de missas e legados pios).

Declara dividas (entre elas)

- Devo a minha mãe 40$000 réis dos quais lhe trouxe do Rio de Janeiro por sua conta e risco pipa e meia de vinho pelo que fez de custo e o mais se lhe dará.

Declaro que houve uma filha sendo casado de uma india que está em casa de Maria Affonso a qual peço a minha mulher a recolha em casa e a trate como filha.

Declaro que devo aos herdeiros de Alberto Sobrinho 2$500 réis.

Declaroque houve sendo solteiro um filho natural por nome Manuel o qual é meu herdeiros ao qual se lhe dará o que lhe pertence e deixo por seu curador a minha mulher Izabel Ribeiro e declaro que o remanescente de minha terça se dará a minha mãe.

Não podendo fazer este de minha letra pedi a Alvaro Rabelloo que este por mim fizesse e me assinei, hoje 4-1-1633. Manuel Fernandes Sardinha - Alvaro Rabello.

 

Aproivação 5-1-1633, testemunhas Sebastião Ramos de Medeiros e João Romero e Francisco Bueno e Francisco João e João Clemente e Alvaro Rebello que assinaram aqui com o dito testador.

 

Cumpra-se: 22-1-1633 Quebedo

Cumpra-se São Paulo 5-1-633 Manuel Nunes

 

Titulo dos filhos:

Manuel filho natural 16 anos.

 

seguem-se avaliações.

 

fls. 448: Antonio da Silva Razão aos 18-2-1633 feito curador do orfão Manuel filho do defunto Manuel Fernandes Sardinha.

 

fls. 454- Citei  Beatriz Gonçalves dona viuva mulher de Gregorio Fernandes estante nesta vila mãe do defunto Manuel Fernandes Sardinha como herdeiro de seu filho e por ela me foi dito que citassem a seu procurador Antão Rodrigues.

 

Foi citado Antão Rodrigues Pacheco procurador da viuva Beatriz Gonçalves para estas partilhas.

 

Partilhas.

 

fls. 470 mandado do juiz Dom Francisco Redon de Quebedo requeira ao testamenteiro Manuel Fernandes Sardinha logo dê e pague a João Nunes da Silva antecessor de Alberto Sobrinho a quantia de 2$500 réis que tantos lhe ficou a dever - ou a seu procurador e com quitação sua será levado em conta ao dito testamenteiro.

 

Aos 20-2-1633 nesta vila de São Paulo perante mim tabelião apareceu João Nunes Pinto e por ele foi dito a mim que ele fazia seus procuradores abundantes por uma causa civil e cobrar uma divida que é a dever a seu antecessor Alberto Sobrinho Manuel Fernandes Sardinha que deixou em seu testamento a Pero Dias e a Paschoal Leite para aque possam cobrar a dita divida do testamenteiro e dela dar quitação - João Nunes da Silva - Ambrosio Pereira.

 

fls. 480

Declaro eu Francisco Bueno procurador bastante de meu sogro Francisco João que estou pago e satisfeito de 51$000 réis que Manuel Fernandes Sardinha lhe era a dever ao dito meu sogro  e outrossim estou pago e satisfeito de 30$000 réis que o dito defunto me era a dever, hoje 9-8-633. - Francisco Bueno.

 

fls. 483 De como a mãe do defunto está entregue do remanescente da terça do defunto e de 41$000 réis que o defunto lhe devia.

 

fls. 483: Certifico eu Ambrosio Pereira tabelião que consta por uma escritura publica de quitação confessar Beatriz Gonçalves dona viuva mãe de Manuel Fernandes Sardinha estar paga e satisfeita de sua neta Izabel Ribeiro da herança de seu filho Manuel Fernandes Sardinha como consta da dita escritura de quitação - hoje nove de julho digo de agosto de 1633. Ambrosio Pereira.

 

fls. 483 Digo yo Beatriz Gonsalez mãe del defunto Manuel Fernandez Sardinha que verdad que estoy paga y satisfecha de 41$000 res os quaes recebi de Francisco Bueno como testamenteiro del dicho meu filho ya defunto y por se passar en la verdad rogué a Juan Romero fiziesse y assinasse por mi este como testemonia oy 10 de agosto de 1633 annos - Como testem.a Joan Romero.

 

fls. 486- èdro da Silva morador nesta cvila de São Paulo que a ele lhe é a dever a fazenda de Manuel Fernandes Sardinha vinte e tre mil e tantos réis conforme a declaração de seu testamento. - 9 abril 1633

 

Não ponha duvida a se pagar ao suplicante o que se lhe deve liquidado no inventário o que respondo como procurador de minha irmã Izabel Ribeiro e não quero custas. - Amador Bueno.

 

Nem eu ponho duvida nenhuma a se pagar a divida que o suplicante pede pois minha nora a não põe que é certo dever-se-lhe e roguei a Sebastião de Freitas que este fizesse a meu rogo e assinasse por mim hoje 9-4-1633. - Assino por ela Beatriz Gonçalves - Bastião de Freitas