PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

S.L. 3º, 9, Cap. 4º; Manuel de Góes Raposo, casou em 1635 em S. Paulo com Maria Pompeu Taques, fal. em 1647

 

SL. 4º, 300, Cap. 5 Maria Pompeu Taques, falecida em 1647, casou-se em 1635 em S. Paulo com Manoel de Góes Raposo, f.º de Antonio Raposo e de Izabel Góes. Teve 2 f.ªs (C. O. de S. Paulo), que são:

1-1 Anna de Góes

1-2 Izabel Pompeu, foi 1.º casada com Manoel de Chaves Leme, que mudou-se para Guaratinguetá, onde faleceu em 1668, e a viúva passou a 2.ªs núpcias em 1673 em Parnaíba com Francisco de Aguiar

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette).

 

Maria Pompeu falecida em 1647 (SAESP vol. 15º, neste site), casada com o Capitão Manuel de Góes Raposo inventariado em 1671

Filhos:

1- Ana de Góes (ou de Proença), nascida por 1639; no inventário materno denominada Anna de Proença.

2- Izabel Pompeu (ou Góes), por 1641, no inventário materno  denominada Izabel de Góes

 

Teve o Capitão Manuel de Góes Raposo:

-Izabel Furtado (bastarda), legatária no testamento de Maria Pompeu.

- Ignácio de Góes, testemunha no inventário paterno, nascido por 1647

 

 

MANUEL DE GÓES RAPOSO

Inventário

 

SAESP vol. 18, fls. 183 a 217

Ano: 6-11-1671

Local: vila de Santa Ana da Parnaíba, em o sitio e fazenda que ficou do defunto, na paragem Juquery

Juiz dos Órfãos: Manuel dr Brito Nogueira

Escrivão dos Órfãos: Manuel Franco de brito.

Avaliadores: João Dias Diniz e Manuel Paes Farinha.

Declarante: Capitão Guilherme Pompeu de Almeida, testamenteiro.

 

Herdeiros nesta fazenda:

- Anna de Góes

- Izabel Pompeu.

 

Avaliações, dividas que a esta fazenda se devem, dividas que esta fazenda deve.

 

Procurador da viúva Izabel Pompeu a Belchior de Andrade.

Procurador da herdeira Anna de Góes a Francisco Furtado de Mendonça.

 

quinhão da herdeira Anna de Góes

quinhão de Izabel Pompeu.

 

Conhecimentos e quitações. (entre eles)

- digo eu Manuel de Góes Raposo que devo de resto de contas que tive com Manuel Manso Ferreira 3$500 réis os quais lhe pagarei ---------- que embora vier do sertão (...) hoje 30-5-1668.

 

fls. 204 - diz o Capitão Guilherme Pompeu de Almeida morador nesta vila de Parnaíba, que estando na sua fazenda para morrer, o Capitão Manuel de Góes Raposo que Deus tem, fizera seu testamento nuncupativo, de palavra, e o elegeu ao dito capitão Guilherme Pompeu de Almeida por seu testamenteiro e lhe fizesse bem por sua alma, e porque o dito testamento foi afeito diante de seis testemunhas na forma da Ordenação (...).

 

Tire-se as testemunhas que o suplicante apresentar; 17-10-1671.- Brito

Testemunhas:

1- Manuel de Aguiar, morador nesta vila, de idade que disse ser de 39 anos (...) e disse ser parente por afinidade e se assinou.- Manuel de Aguiar Mendonça.

 

2- Anna Pedroso, moradora nesta vila, de idade que disse ser de 26 anos (...) e disse ser parente por afinidade.

 

3- Francisco de Aguiar, morador nesta vila, de idade que disse ser de dezenove para vinte anos (...) e disse ele testemunha que ouvira dizer a seu filho Ignácio de Góes Raposo, que seu pai o defunto Manuel de Góes Raposo deixara por seu testamenteiro (...). Francisco de Aguiar da Silva.

 

4- Francisco de Aguiar, morador nesta vila, de idade que disse ser pouco mais ou menos de quarenta e seis anos (...) disse que era publico a todos e que ouvira dizer a seu filho Francisco de Aguiar ------- Custodio de Aguiar ----------- filho do dito defunto -------------------------------- Francisco de Aguiar.

 

5- Estevão de Aguiar Tourinho, morador nesta vila, de idade que disse ser de 23 anos pouco mais ou menos (...) e disse ser parente por afinidade e se assinou Estevão de Aguiar Toirinho.

 

6- Ignácio de Góes, morador nesta vila, de idade que disse ser de 24 anos pouco mais ou menos, (...) disse ele testemunha que o defunto seu pai o defunto Manuel de Góes Raposo dissera á hora de sua morte por não poder já fazer seu testamento dissera quatro vezes fazia por seu testamenteiro ao Capitão Guilherme Pompeu de Almeida para que ele fizesse bem por sua alma (...) e do costume disse ser filho do dito defunto e assinou, Ignácio + de Góes.

 

7- Domingos Casqueiro leitor morador nesta vila de idade que disse ser de 23 anos pouco mais ou menos (...) Domingos Casqueiro.

 

8- Luiza de Aguiar de Mendonça, moradora nesta vila de idade que disse ser de 21 anos pouco mais ou menos (...) disse ser parenta por afinidade e por não assinar rogou a seu irmão Estevão de Aguiar Tourinho por ela assinasse. Estevão de Aguiar Toirinho.

 

 

Aos 12-12-1672 Felippe de Moraes, filho de Francisco Velho de Moraes e em nome de seu pai (...)  mandasse lançar neste inventário do defunto Manuel de Góes Raposo a quantia de quinhentos cruzados e um negro a qual quantia lhe devia o dito defunto (...). Felippe de Moraes Madureira

 

Procuração:

Que Faz: Izabel Pompeu, dona viúva

Local: Santo Antonio de Guaratinguetá

Data: 20-11-1679

Procuradores: Capitão Guilherme Pompeu Taques e a Lourenço Castanho o moço, moradores na vila de Santa Ana da Parnaíba, e a João Raposo Bocarro e a Diogo Barbosa Barreto moradores na vila de São Paulo e a Raphael de Sousa ----- e a Nicolau Soares Louzada moradores na vila de Nossa Senhora dos Remédios de Parati o assú e a Domingos Dias de Oliveira e ao Capitão Belchior de Andrada de Araújo moradores nesta vila.

Testemunhas: Capitão Henrique Tavares da Silva, João de Barros de Abreu, Pedro Nunes da Costa moradores nesta vila.

 

Recibos e quitações.

(entre elas)

- estou pago e satisfeito (...)  que pagou a viúva Anna de Góes e lhe dei esta quitação hoje 7-11-1671 -

- recebi dinheiro por Manuel Alvres Murzilo que se lhe era a dever o defunto Capitão Manuel de Góes Raposo que pagou Anna de Góes. 7-11-671