PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 7º, 318, 1-3 Capitão Manoel Rodrigues de Arzam, o moço, falecido antes do pai em 1699 com testamento no sertão, foi casado com Maria de Azevedo Sá, falecida em 1752 com testamento em Santo Amaro, f.ª de Antonio de Azevedo Sá e de Izabel Álvares. V. 1º pág. 4. Tiveram (C.O. de S.Paulo):

2-1 Capitão Manoel Rodrigues Arzam, falecido solteiro com testamento com 70 anos de idade em 1758 em Santo Amaro, declarou ser primo de Maria Lopes de Camargo.

2-2 Simão Peres de Azevedo

2-3 Antonio Rodrigues de Azevedo

2-4 Maria de Sá de Azevedo

2-5 Maria da Silva de Arzam

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

 

O Codicilo feito por Manoel no sertão em 1698 recebeu o cumpra-se em 5 de dezembro do mesmo ano.

Filhos:

1- Manoel, nascido por 1688;

2- Simão, nascido por 1689

3- Antonio, nascido por 1690

4- Secunda, nascida por 1691

5- Maria, nascida por 1693.

 

MANOEL RODRIGUES DE ARZÃO

Inventário e Testamento

 

vol 24 - fl 208

Ano: 1699

Local: Vila de São Paulo

Juiz: Paulo da Fonseca Bueno

Inventariante: a viúva Maria Azevedo

SAESP, Inv e Test , vol 24, fls 207 a 242

 

ABERTURA:

20-4-1699 -  nesta villa de São Paulo

 

HERDEIROS:

1- Manoel de 10 anos pouco mais ou menos

2- Simão de 9 anos

3- Antonio de 8 anos

4- Secunda de 7 anos

5- Maria de 5 anos

 

TESTAMENTO

Em nome de Deus amem

Codicillo que faz o Capitão Manoel Rodrigues de Arzão nestas paragens plantas de Pi.yri estando doente em seu perfeito juízo temendo desta doença irá dar contas a Deus quizera encaminhar duas cousas.

Revogo por este codicillo quantos testamentos tenho feito e só dou por válido um que fiz na villa de Itu de minha letra e sinal vindo a esta viagem para o sertão o qual enviei para minha casa a minha mulher Maria de Azevedo.

 

(segue declaração do que deve a Manoel de Ávila no Rio de Janeiro e a Fernão Pires)

 

Devo ao capitão Francisco Cardoso Sodré quarenta mil réis pelo tapuanhuno que me vendeu por nome Domingos e o dito é ainda a dever alguma parte do dote de minha mulher como de verá nos assentos de meu cunhado que Deus haja e meus também. Deve-me o capitão Francisco Cardoso Sodré vinte mil réis da parte que me compete nas casas da villa em que ele mora, deve-me mais cem mil réis que era...

.......

Declaro mais que fomos contratadores em adjunto com o dito capitão Francisco Cardoso Sodré a meias donde é a dever o que não sei em dinheiro que lhe dei para me mandar a quitação quando foi as Minas o que não fez e o mais cobrou e gastou sem minha autorização que depois mandei vir e pagar e vir a quitação que lhe tinha pedido – E o livro de contracto não lhe deve nada porque tudo nessa ocasião tomei a mim e peço a minha mulher e meus herdeiros não apertem com ele nessas contas.

 

(segue o rol das pessoas que lhe deviam: Jerônimo Machado, a fazenda do vigário Domingos Gomes, Antonio Vaz, Domingos Leme, Miguel Lopes, Baltazar Gonçalves Malio, Gaspar Cardoso, Antonio de Figueiredo, Agostinho Lopes, José Malio)

 

Declaro que sou irmão terceiro da venerável O Terceira de meu seráfico São Francisco como também irmão da Santa Casa de misericórdia e mais irmão do Santíssimo Sacramento   e mordomo em algumas confrarias e como não sei o que deverei nas irmandades e mordamagens mando a meus testamenteiros que é meu cunhado Manoel da Rosa e Francisco Nardis e meu irmão João Peres dêm satisfação ai que eu dever nestas irmandades e confrarias sem reparo algum.

 

(encomendas de missas)

 

..e por não poder fazer este codicillo de minha letra pedi e roguei a José Gonçalves este por mim fizesse e comigo se assinasse como testemunha feita aos quatorze dias de julho na paragem acima nomeada na era de mil seiscentos e noventa e oito.

Manoel Rodrigues de Arzão

Assigno-me como testemunha José Gonçalves da Costa

João Pires Pimentel

Agostinho Lopes

Jacome de Saavedra

 

CUMPRA-SE: São Paulo, 5 de dezembro de 1698

 

BENS DE RAIZ

- Casas de dois lanços, um de sobrado ....100$000

- Sitio em Bohy com casas de tres lanços cobertas de telhas ....32$000

 

MONTE MOR: 845$159

 

QUITAÇÃO (ao Capitão Manoel Rodrigues de Arzão o velho)

Aos trez dias do mez de novembro de mil seiscentos e noventa e nove annos perante o juiz dos órfãos o capitão Paulo da Fonseca Bueno aparecei o capitão  Manoel Rodrigues de Arzão e por ele foi dito que vinha pagar vinte mil réis que era a dever neste inventário a qual quantia exibiu....

 

(seguem termos de dinheiro dos órfãos dados a ganhos para várias pessoas e quitação de dívidas.)