PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Subsídios Históricos (Regina Junqueira)

 

Aos 22 –12-1615, nos sertões do Rio de Paraupava, ordenou o Capitão André Fernandes que se fizesse o inventário de vários paulistas:

“Termo de Inventário que o Capitão André Fernandes mandou fazer por falecimento de certos omes que neste sertão morreram”.

Em cinco termos, um único documento, foram feitos cinco inventários sumários, levando a crer que houve um massacre, e que o Capitão tinha pressa em se afastar daquele sitio traiçoeiro.

Pela análise destes inventários e de outros termos redigidos pelo mesmo escrivão dias depois, o historiador Manoel Rodrigues Ferreira verificou que Manoel Requeixo e um grupo de dissidentes desligou-se da tropa principal, já em seu caminho de volta. Com os indios apresados o grupo seguiu viagem de volta em separado, garantindo 5 a 6 dias de vantagem.

Em algum ponto foram emboscados e mortos todos, menos Baltazar, então de 12 anos, filho de Manoel Rodrigues e alguns indios.

Ao chegar alguns dias depois, encontrando os cadáveres, o Capitão André Fernandes ordenou o inventário do sertão de todos eles de uma só vez.

Sete meses depois, chegando a bandeira a São Paulo, os termos do sertão foram acostados, para a abertura dos respectivos inventários na vila.

FERREIRA, Manoel R. As bandeiras de Paraupava, Ed PMSP, 1977


Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

 

Manoel Requeixo.

Manoel Requeixo falecido em 1615 no sertão, casado com Ana Ribeiro, filha de Pedro Martins falecido em 1638 (SAESP vol. 12º, neste site) e Izabel Nunes. Ana Ribeiro falecida antes de 1638, aos 11-6-1616 já era casada em segundas núpcias com o Licenciado Gaspar Manuel Salvago de quem teve geração.

Sem filhos legítimos, teve Manoel Requeixo, de uma india teminimó de nome Brizida, os filhos naturais:

1- Domingos, nascido por 1607

2- Gaspar

3- Branca

 

Antonio de Oliveira.

SL. 8º, 484, 1-1 Antônio de Oliveira, fal. em I613 em São Paulo, foi C.c. Ângela Fernandes, e S.L. 7º, 257, Cap. 7º; Ângela Fernandes cc. Antonio de Oliveira fal. 1613 SP filho de Antonio de Oliveira (filho do tronco Oliveiras) e Izabel Gonçalves. teve geração de 4 filhos.

Antonio de Oliveira faleceu no sertão (e não em São Paulo como citado na GP)

 

Manoel Rodrigues.

Ver Manoel Rodrigues Góes inventariado em 1615, SAESP vol. 30º (neste site) que é o mesmo.

 

João Morzillo.

S.L. 1º, 7, 2-6; Foi Catharina Alvares 1.o casada com João Murzillo, natural de Portugal; casou em segundas com João Gomes Sardinha que a levou para o Rio de Janeiro;

Também falecido em 1615 no sertão, seu inventário em SP não foi encontrado.

 

MATIAS GOMES.

DBS 183: na entrada do Capitão André Fernandes, que foi ao sertão do Paraúpava, na região dos indios apuatiaras como escrivão, em 1613, tendo ali falecido. (Elis - 61, 74, 92)

Nota: inventário de Pedro Gonçalves (SAESP vol. 7º neste site) e SL, 1º, 26, 1-2.

 

 

MANOEL REQUEIXO

ANTONIO DE OLIVEIRA

MANOEL RODRIGUES

JOÃO MURZILLO

MARTINS (sic) GOMES

Inventário no sertão - sem testamento

 

SAESP - vol. 31, fls. 11

 

Inventário que se fez no sertão da fazenda de Manoel Requeixo, defunto.

 

Aos 29-3-1616, nesta vila de são Paulo, por Pero Nogueira, procurador apudanta de Pero Martins me foi apresentado a mim escrivão deste inventário, o qual tomei e autei (...).

 

Termo de inventário que o Capitão André Frz. mandou fazer por falecimento de certos homens que neste sertão morreram.

Data: 22-2-1615

Local: rio de Paraupava, nas pousadas do Capitão André Frz

 

Juntando-se a fazenda que havia se não achou cousa de que se pode fazer dr.º para se pagar certas dividas que ficam devendo os ditos defuntos por suas mortes que fizeram na viagem em que andamos os quais se não achou mais que duas peças cativas e algumas de consciência as quais entregou o Capitão André Frz. a certos homens de posse e credito as quais cada uma de per si serão nomeadas primeiramente.

 

Se entregou a Pero Martins as peças que ficaram deste seu genro Manoel Requeixo.

 

Entregou-se ao Alferes Baltezar Frz. as 3 peças que ficaram do defunto Antonio de Oliveira. Hoje 22-2-1615.

 

Por falecimento de Manoel Roiz lhe ficou um filho por nome Baltezar, de idade de dez até onze anos, vai com o Capitão André Frz com as peças que ficaram do dito defunto. Hoje 22-2-1615

 

Entregou-se João Misser Gigante de seis almas que ficaram por falecimento do defunto João Morzillo com bens 7 peças de serviço e uma rapariga e um rapaz, achou-se mais quatro conhecimentos que são a dever ao defunto e um de Antonio de Pina de Baltezar em dr.º/ outro de João do Prado de 4$500 e ouro de Manoel --- patacas em dr.º outro de M.el Requeixo de ----. Hoje 22-2-1615.

 

Entregou-se a Henrique da Costa dois negros do defunto Matias Gomes. Hoje 22-2-1615.

 

Leilão e arrematações.

 

Estando fazendo o Capitão André Frz este leilão, apareceu o órfão que ficou do defunto Manoel Roiz, Baltezar Roiz e por ele foi requerido que para sustento das peças e seria lhe necessário alguma ferramenta pois se achava ----- e a seu pai o qual parecendo bem ao capitão mandou ao dito comprador lhe desse duas cunhas boas as quais foram avaliadas em des pesos as quais o órfão recebeu e o assinou aqui comigo escrivão. Pero Domingues - André Frz - Baltezar Roiz.

 

fls. 16: 29-3-1616, nesta vila de São Paulo, requerimento que fez Vasco da Mota, procurador bastante de Anna Ribeira, sobre a demanda que se moveo sobre um negro que constava por este inventário ser Manoel Requeixo marido que foi da dita sua constituinte.

 

________________________________________________________________________________________

 

 

MANOEL REQUEIXO

Inventário

 

Inventariado: Manoel Requeixo

Data: 22-9-1615

Juiz dos Órfãos: Bernardo de Quadros

Escrivão dos Órfãos: Simão Borges Cerqueira

Local: vila de São Paulo

Declarante: Anna Ribeira mulher que ficou do dito defunto

Avaliadores: Antonio Lopes Pinto e Belchior Ordas de Leão

 

Avaliações, gente forra.

fls. 22: toda a fazenda avaliada ficou em poder da viúva Anna Ribeira para dela dar conta toda vez que lhe for pedida e seu pai Pero Miz’ se obrigou asim a cumprir (...).

 

fls. 23

Procurador da viuva a seu tio Mathias dOliveira.

Declarou Pero Miz’ pai da dita viúva que o defunto Manoel Requeixo trazia uns fóles de fer.º do sertão e que por sua morte os tomara Andre Frz’ capitão da dita viagem.

 

 

Declarou a dita viúva Anna Ribr.ª que de seu marido Manoel Requeixo ficaram dois filhos e uma filha naturais, que ele tivera antes que com ela casasse, os quais se chamam Domingos e Gaspar e Branqua, aos quais órfãos ele dito juiz deu por curador até haver quem dr.tamente o possa ser a Antonio Lopes Pinto (...) que disse a viúva que a mãe destes órfãos que era uma india por nome Brizida está no Rio de Janeiro que o levou João Vieira ----- (...).

 

fls. 24: Aos 17-10-1615 Di.o Mendes destrada, morador na vila de Santos, por ser casado com uma parenta do defunto Manoel Requeixo, por lhe pertencer por dr.to (...) foi empossado curador dos órfãos (...) lhe foram entregue os ditos órfãos para os levar consigo.

 

Arrematações.

 

fls. 28: Protesto que requereu Di.º Mendes destrada como curador dos menores, filhos que ficaram de Manoel Requeixo, (...) para partilha das peças (..) e por serem filhos naturais tinham sua parte por não haver outros filhos legitimos (...).

 

Arrematações.

 

fls. 29: (...) a qual quantia fica a conta de um mandado que tem dessa quantia esta fazenda da just.ª como procurador bastante de Ma. de Chaves mulher que ficou de João Deano.

 

fls. 31: aos 9-11-1615 nesta vila de São Paulo, o L.do Gaspar Manoel Salvago, alojado nesta Cap.ta para que seja curador alibi em ausencia de Di.º Mendes destrada dos menores filhos que ficaram de Manoel Requeixo

 

fls. 35: 11-6-1616 nesta vila de São Paulo, requerimento que faz Di.º Mendes destrada curador dos menores filhos que ficaram de Manoel Requeixo (...) se dê partilhas as órfãos e lhe requeria mandasse notificar a Gaspar M.el Salvago desse partilhas das peças que foram entregues a sua mulher conforme ao inventário (...).

 

fls. 37: fiança que deu Di.º Mendes de estrada a curadoria dos filhos que ficaram de Manoel Requeixo e a fazenda que lhe foi entregue:

21-6-1616 apresentou por seu fiador a Claudio Forquim.

 

fls. 38: aos 25-6-1616 apareceu Di.º Mendes de estrada, morador na vila de Santos desta capitania ora estante nesta vila, curador dos órfãos de M.el Requeixo e por ele foi dito ao juiz que Sua mercê tinha mandado notificar a Gaspar Manoel Salvago marido da viuva Anna Ribr.ª mulher que foi do dito Manoel Requeixo que D.s tem, pai dos ditos tres órfãos que ele em sua casa tem como tutor deles conforme a lei por serem sobrinhos de sua mulher filhos de um primo seu carnal que por não haver outro parente nesta vila de São Paulo lhos entregara ele dito juiz para os alimentar e olhar por eles (...) os quais filhos foram havidos sendo solteiro de uma india sua, seu serviço, que do sertão troxera da nação teminimó (...) e os ditos órfãos são crianças, que o mais velho tem oito anos os quais ele curador esta sustentando a sua custa (...) requer a partilha das peças.

 

fls. 46: aos 22-12-1616 curador dos órfãos a Pedro Nogueira de Pazes.

 

Aos 22-12-1616 notificado Di.º Mendes destrada que foi curador neste inventário que tornasse a trazer os órfãos que levara desta vila para a vila de Santos(...).

 

fls. 52 e 54 - autos de conhecimentos apresentado por Francisco Velho, procurador e curador da viúva e órfãos de Fr.co Ribr.º contra a fazenda de Manoel Requeixo defunto (...) 21-10-1615.

Confessou Fr.co Velho procurador da viúva Maria de Morais receber do curador dos órfãos filhos que ficaram de M.el Requeixo 880 réis conteudos nesta sentença do proprio e custas (...)

 

Quitações