PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 5º, 218, Luzia Leme foi casada com João de Godoy Pinto, f.o de Izidoro Pinto de Godoy e de Antonia Preto.

SL. 6º, 44, 2-10 João de Godoy Pinto, C.c. Luzia Leme, f.a de Aleixo Leme de Alvarenga e de Ana de Proença. Teve 5 f.os: 3-1 a 3-5

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Regina Junqueira)

 

Izidoro Pinto de Godoy, sogro da inventariada e curador de seus filhos machos, faleceu antes de 24-3-1705

 

Luzia Leme teve os filhos

3-1 Francisco de Godoy Preto, nascido por 1688

3-2 Aleixo Leme, por 1683

3-3 João de Godoy Pinto, por 1684

3-4 Luzia Leme em 1699 já casada com Sebastião Francisco, não herdou no inventário materno.

3-5 Ana Maria de Godoy, também referida como Ana Maria de Proença, casou em Santana do Parnaíba no ano de 1694 com Salvador Paes (dos Passos), filho de Paulo Gonçalves e Maria Paes, ambos já falecidos. (CRUZ, Rodnei Brunete da, “Resumo do 1º Livro de Casamentos de Santana de Parnaíba, coligidos por Silva Leme”, in Revista ASBRAP 2, fls 121). Geração na família “Paes Godoy dos Passos”, neste site.

 

Em seu testamento Luzia Leme alforriou André, por acreditar ser filho de seu marido e da negra Verônica.

 

LUZIA LEME

Inventário

 

SAESP - Vol 24, fls 193 a 204

Data: 24-12-1699

Local : Santa Ana da Parnaíba, pousadas e morada de Izidoro Pinto,

Juiz Ordinário: Braz Leme Da Silva

Escrivão dos Órfãos: Antonio da Rocha do Canto.

Avaliadores: Manuel Marques e João Machado

Declarante: Izidoro Pinto.

 

Herdeiros nesta fazenda:

- Aleixo, de idade de 16 anos

- João, de idade de 15 anos

- Francisco, de idade de 11 anos.

 

E logo por --------------teiro o reverendo padre vigário Izidoro ---------------- foi apresentado o testamento --------------- requerendo ao dito juiz lhe desse cump------------ testamento e o mandasse acostar ------------------- e logo o dito juiz mandou a mim ------- de que fiz este termo em que assinou o dito juiz e eu Antonio da Rocha do Canto escrivão dos órfãos o escrevi - Leme - Izidoro Pinto de Godoy.

 

(...) o dito juiz mandou fosse citado Salvador dos Passos curador de Anna Maria filha da dita defunta se queria herdar e deu em resposta ao alcaide que não queria nada da fazenda como também foi citado Sebastião Francisco casado com a filha da defunta Luzia Pinto se queria herdar e deu em resposta que não queria nada da fazenda mas que o inteirasse do dote que lhe prometeram, - Leme - Sebastião Francisco.

 

fls. 200

curador dos órfãos: a seu avô o Capitão Izidoro Pinto.

 

fls. 201 - requerimento por parte do curador - aos vinte --- de janeiro de 1700, o capitão, curador e tutor de seus netos:

(...) este inventário não apareceu um bastardo por nome André filho de uma negra do gentio da terra por nome Verônica pertencente a esta fazenda e(...) e não importa que a dita sua senhora Luzia Leme o deixasse livre em sua verba de testamento alegando que o fazia por lhe parecer ou entender que era filho do defunto seu marido o que não consta de nenhuma maneira (...) nem ela testadora podia deixar forros em dano de seus filhos pois não tinha terça para igualar aos ditos órfãos aos dotes que deu a suas irmãs (...) Izidoro Pinto.

 

fls. 204 - 24-3-1705 por ser morto o curador dos órfãos deste inventário - juramento para curador dos órfãos ao reverendo padre vigário Izidoro Pinto de Godoy.