PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 1º, 16, 4-1 Luiz Yanes Gil que foi casado em S. Paulo, com Maria da Silva, natural da Cotia, f.a de Cosme da Silva e de Izabel Gonçalves. Falleceu Luiz Yanes em 1681 e teve (C. O. S. Paulo): 5.1 a 5.10

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

 

Entre seus filhos:

5-5 Aleixo Rodrigues, nasceu por 1658

5-8 Mariana Rodrigues, por 1659. em 1681 era a única menor.

Neste ano eram casados somente os filhos Cosme da Silva e Maria Luiz.

 

LUIZ IANES GIL

Inventário e Testamento

 

Vol 21, fls 135 a 148

Data: 18-7-1681

Local: Vila de São Paulo, nas casas e moradas de Margarida da Silva, onde estava a viúva Maria da Silva.

Juiz: Salvador Cardoso de Almeida

Escrivão: Diogo Gonçalves.

Avaliadores: João da Costa Barros e Gaspar de Godoy Moreira

Declarante: a viúva Maria da Silva, que do dito defunto ficou, a seu rogo assinou seu filho Gonçalo Gil.

 

Título dos filhos:

1- Antonio Gil, de maior;

2- Gonçalo Gil, de maior;

3- Cosme da Silva, casado

4- Izidoro Rodrigues, de maior;

5- Aleixo Rodrigues, de 23 anos;

6- Domingos Rodrigues, de maior;

7- Maria Luiz, casada com José da Fonseca;

8- Ascensa Ribeiro, de maior;

9- Domingas Rodrigues, de maior;

10- Marianna Rodrigues, de 22 anos.

 

Avaliações, gente forra.

E foi tudo entregue a viúva porque os herdeiros disseram não queriam partilhas por ser tão limitada.

Maria da Silva curadora de seus filhos e para amparar suas filhas com ajuda de seus filhos e pagar as dividas do casal.

 

TESTAMENTO

 

Em nome da Santíssima (...);

Aos três dias de maio de mil e seiscentos e oitenta ----, estando eu Luiz Yanes Gil doente em cama, faço este meu testamento.

Encomenda a alma.

Rogo a meu compadre Francisco Pereira queira ser meu testamenteiro.

Meu corpo será sepultado em a Igreja matriz de São Paulo, na sepultura de minha mãe, acompanhamentos e pedidos de missas.

Declaro que sou natural da vila de São Paulo, filho legitimo de Gonçalo Gil e de Maria Luiz já defuntos.

Sou casado com Maria da Silva da qual tive dez filhos, seis machos e quatro fêmeas e os quais todos são meus universais herdeiros.

Declara os negros que possui.

Declaro que foi meu filho Izidoro Rodrigues para o sertão com armação alheia da qual viagem trouxe quatro almas, e lhe couberam duas, as quais são suas em particular, pois foi sem meu adjutório.

Declaro que o negro Miguel arriba nomeado por direito pertence a meu filho Izidoro Rodrigues, e como está casado com negra pertencente a todos os herdeiros, lhe darão a ele outro em lugar do casado.

----- uma légua e meia de terra ----- couberam a seis herdeiros por morte de meu sogro --------- sou eu um deles, e as ditas terras tem de sertão três léguas na paragem chamada Boû Mirîm.

Declaro que tenho mais estas terras onde tenho um sitio, que me custaram meu ---- quantidade delas constara pela escritura que tenho delas; e tam-------- das próprias terras.

Declaro que cada um de meus filhos possuem uma espingardas, as quais pertencem ------- porque um deles não tem arma.

Declaro que tenho um filho casado, o qual levou espingarda, e vestido, tudo procedido desta fazenda pertencente a todos.

Declaro que meu filho Izidoro fez de empenho, quando foi com armação alheia para o sertão de 5$200 rs os quais paguei por ele, que de direito deve á parte dos irmãos.

Declaro que meu filho Izidoro deixou em poder de seu primo Cosme da Silva uma negra, agora na segunda viagem, e mais deixou em poder de Estevão Lopes uma corrente de duas braças e meia com sete colares, o qual dito senhor tem ordem de vende-la e mais umas camisas, e calções que eu mandava para meu filho que por encontrar com o dito senhor lhe deu ordem que vendesse; tudo pertencente a ele e aos mais herdeiros.

Devo a Francisco Barbosa Rebello sete mil e tantos réis, ao padre Francisco de - Moreira devo 12 patacas. Devo a meu cunhado Gonçalo Lopes dois mil e tantos réis. Devo a minha cunhada Margarida da Silva 5$000 rs.

------------- dezenove mil e quinhentos ---- --------- ordem a traz ser estas almas já declaradas.

Declaro que tenho uma filha casada com Jose da Fonseca, o qual está inteirado de tudo quanto se lhe prometeu.

O remanescente da terça deixo as minhas filhas solteiras.

(...) pedi a meu irmão João de Pontes que este por mim fizesse e assinasse por eu não poder escrever. Eu João de Pontes que o escrevi e assino a rogo do testador Luiz Yanes Gil - João de Pontes - Seguem-se as mais testemunhas Bernardo Sanches Cabral - Antonio Garcia Carrasco - Antonio Domingues de Pontes - João Pereira de Sousa - Salvador Moreira - João Pereira da Silva.

Cumpra-se como nele se contem São Paulo 5-5-1681 - Godoy.

 

Quitações.

(entre elas)

- recebi do senhor meu sobrinho Francisco Pereira (...) os gastos que fiz com o enterro do defunto meu cunhado Luzianes Gil (...) hoje 10 de agosto ----- - Gonçalo Lopes.

- recebi do senhor meu compadre Francisco Pereira (...) que me era a dever  o defunto (...) hoje 30-8-1682 - Francisco Barbosa Rabello.

- recebi de meu genro Francisco Pereira, testamenteiro do defunto meu cunhado Luiz Ianes Gil 5$000 rs que me era a dever o dito defunto, e por ser verdade pedi a meu sobrinho Gonçalo Gil que por mim se assinasse hoje 29-9- de mil e seiscentos --- anos - Gonçalo Gil - Margarida -----

- recebi do senhor meu sobrinho Francisco Pereira testamenteiro do defunto Luiz Ianes 3$000 rs que me era a dever o defunto Luiz Ianes - hoje 29-9-1682 - Gonçalo Lopes.

- recebi de Francisco Pereira testamenteiro de Luiz Ianes Gil 5$000 rs que me era a dever sua fazenda, divida do sertão, hoje 6-12-1683 - João Peres Calhamares.