PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 4º, 454, Cap. 3, Suzanna Rodrigues foi casada com o Capitão João Paes (cremos foi f.º de André Fernandes, falecido em 1588 em S. Paulo, e de Maria Paes, falecida em 1616 no mesmo lugar). Em 1612 estava já casada com João Paes. Teve q. d.:

1-1 Anna da Veiga § 1.º

1-2 Antonio Paes § 2.º

1-3 Sebastiana Rodrigues § 3.º

1-4 Martim Rodrigues § 4.º

1-5 João Paes Rodrigues § 5.º

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette e Regina Junqueira).

Considerações:

João Paes, casado com Luiza da Gama, filho de Maria Paes falecida em 1616 (SAESP vol. 4º, neste site)  e no estado de viúvo no inventário materno, teria casado com Suzana Rodrigues após maio de 1616.

Luiza e João tiveram os filhos:

- Francisco da Gama Paes, nascido por 1608, este foi cunhado de Paschoal Monteiro.

- André

 

LUIZA DA GAMA

Inventário e Testamento

 

Vol 3, fls 467 a 484

Testamento: 2-7-1615

Inventário: 25-8-1615

Juiz: Bernardo de Quadros

Escrivão: Belchior da Costa

Avaliadores: Antonio Lopes e Belchior Ordas de Leão.

Local: Vila de São Paulo,  no termo campos de Boy, na fazenda de João Paes.

Declarante: João Paes, o viúvo

 

fls. 470 - Filhos:

- Francisco, de 7 anos.

- André ----

 

fls. 470 -

TESTAMENTO

 

Em nome de Deus amen.

(...) eu Luiza da Gama fiz esta cedula para descarregar minha consciência.

(encomendações pias).

Declaro que sou casado com João Paes , e tenho dele dois meninos, os quais são herdeiros de minha fazenda.

(...) meu corpo será enterrado na igreja de Nossa Senhora do Carmo que sou irmã da casa (...).

(pedidos de missas).

Deixo a meu marido por meu testamenteiro.

E deixo a meu marido, o remanescente da minha terça (...) e por ser esta minha ultima vontade roguei ao padre João Alvres, que me fizesse este testamento e assinasse por mim por ser mulher, e não saber escrever, com as testemunhas que ao presente se acharam hoje dois dias do mes de julho de mil e seiscentos e quinze anos.

Declaro que deixo a mulher que foi de --- de Barros um manto de sarja que tenho e mais deixo a dita mulher um saio de baeta usado.

Assino por ela testadora o padre João Alvres - Diogo Mendes - Ignacio ires - de Belchior + Fernandes - Francisco da Gama - Manuel Pires - Ma. -------

 

fls 472

Aos 9-7-1615 fui eu tabelião as pousadas donde estava Luiza da Gama e por ela a mim tabelião foi dito que ela tinha feito este testamento e queria que eu tabelião o abrisse para lhe por um codicillo por ser sua vontade e por ela dita Luiza da Gama foi dito a mim tabelião que sua vontade era que a enterrassem na igreja matriz desta vila e que por este quebrava o codicillo onde se mandava enterrar na igreja do Carmo (...) e se assinasse por ela ser mulher e eu Manuel Mourato tabelião do público e judicial por Sua Magestade o escrevi. Assino a rogo de Luiza da Gama - Manuel Mourato.

 

Aprovação: 9-7-1615  testemunhas presentes: Belchior Ordas de Leão, Domingos Morato de Betancor Francisco da Silveira Jose Planta Francisco de Mendonça e Jeronymo Alveres Diogo Mendes e eu Manuel Mourato tabelião do publico e judicial.

Cumpra-se - Quadros.

 

Seguem-se avaliações de peças, sitio, animais e recibos.

fls. 474

Declarou que tinha dado a sua mãe Maria Paes algumas peças desta nação (carijós).

 

fls. 478 - Partilhas.

Abatidas as dividas restam 59$000 réis.

- a João Paes  ametade 28$650

- a terça 9$550 réis.

- aos dois meninos líquidos 19$100 réis, cabe a cada um 9$550 réis.

 

fls. 480:

Digo eu Anna Maciel que recebi de João Paes um manto e um saio usado que deixou sua mulher de esmola e por ser já dado de esmola lhe dei esta quitação e por ser assim roguei a meu irmão Baptista Maciel que este fizesse e assinasse, hoje 4-11-1615.

 

fls. 481

2-3-1631 acostei a este inventário uma quitação que deu Francisco da Gama a seu pai João Paes da quantia de quatorze mil da herança de sua mãe.

 

Digo eu Francisco da Gama que estou pago de 6$000 réis da minha legitima que me ficou  de minha mãe defunta ------ de 8$000 réis que me ---- Francisco da Gama no conhecimento que  --- Antonio Vaz de Mogi mirim  estou entregue (...) passei esta quitação e roguei a meu cunhado Paschoal Monteiro que esta me fizesse e assinasse como testemunha aonde eu me assinei com ele. Francisco da Gama Paes - Paschoal Monteiro.