PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 3º, 493, 1-10 Lucrecia Leme Pedroso (não está mencionada entre as filhas do capitão Pedro Vaz de Barros, entretanto ficou provado no n.º 4-12 de 3-4, ser irmã de Paschoa de Barros n.º 1-8, alem da sua declaração no testamento, com que faleceu em 1715 em Itu, de ser irmã de Marianna Pedroso n.º 1-7 e cunhada do capitão Francisco Alvares Rodrigues do n.º 1-5) foi casada com Antonio Vieira Antunes e declarou deixar 4 f.ºs, sendo um varão, dos quais descobrimos: 2-1 e 2-2

 

LUCRECIA LEME

Testamento

 

Vol 25, fls 213 a 226

 

TESTAMENTO

 

Em nome da Santíssima (...)

Aos 29-11-1706 eu Lucrecia Leme faço este meu testamento.

Encomenda a alma.

peço e rogo ao Capitão Manuel de Campos, e ao Capitão Antonio Pedroso, e a Francisco Alvres Rodrigues queiram ser meus testamenteiros.

Meu corpo será sepultado em a Igreja Matriz desta vila junto ao altar de Nossa Senhora do Rosário, acompanhamentos e pedidos de missas.

Declaro que deixo a minha irmã Marianna Pedroso de esmola .....

Declaro que deixo de esmola a Domingas da Conceição irmã terceira ------- mil réis, deixo mais a sua mãe da dita terceira 8$000 rs.

Declaro que fui casada com Antonio Vieira Antunes já defunto de que tivemos quatro filhos a saber três fêmeas e um macho, os quais são meus legítimos herdeiros de toda a fazenda que se achar.

Declaro que possuo 13 almas escravas e nessas entram dois moleque e duas molecas e uma negra.

possuo nove peças do gentio da terra e uma criança (...).

Declara bens.

Declaro que devo a meu cunhado Francisco Alvres Rodrigues o que ele disser de dinheiro que me tem emprestado para meus gastos.

(...) pedi e roguei a Felix Paes Rodrigues que assinasse por mim em esta vila de Nossa Senhora da Candelária aos vinte e nove dias do mês de novembro de mil e setecentos e seis anos. Assino a rogo da testadora Lucrecia Leme - Felix Paes Rodrigues.

Aprovação: 30-11-1706 nesta vila de Utu Guassú em pousadas de João Saraiva da Gama onde eu tabelião fui chamado em nome de Lucrecia Leme dona viuva mulher que ficou do defunto Antonio Vieira Antunes.

Cumpra-se no pio como nele se contem. Candelária --- de dezembro de 1706 - Felix Nabor.

 

Recibos

- a rogo de Marianna Pedroso por ela não saber ler faço esta quitação em seu nome por estar paga e satisfeita de uma deixa que sua irmão Lucrecia Leme lhe deixa de esmola e como tem recebido da mão de Francisco Alves Rodrigues 10$000 rs me pediu passar esta quitação e assinasse por ela hoje 29-12-1706 - Assino pela outorgante Marianna Pedroso, Marcos Ferreira de Bitanc......

 

- recebi de Francisco Alves Rodrigues 8$000 rs que me deixou de esmola Lucrecia Leme e como estou entregue da dita quantia pedi a meu filho Antonio Fernandes Mendes que este por mim fizesse e assinasse hoje 29-12-1706 Assino a rogo de minha mãe Domingas da Conceição.

 

- recebi de Francisco Alveres Rodrigues 10$000 rs que me deixou Lucrecia Leme (...) e pedi a meu neto Antonio Fernandes Mendes este por mim fizesse e assinasse, hoje 29-12-1706 Assino a rogo de minha avó Agostinha Soares, Antonio Fernandes Mendes.

 

- recebi de meu tio Francisco Alves Rodrigues 6$000 rs de gastos que fiz com a gente do defunto Antonio Vieira de seis peças que trouxe comigo, hoje 24-2-1707- Marcos de Bitancor.

 

fls. 221: digo eu Antonio Vieira Antunes que devo a Francisco Alvres Rodrigues 16 oitavas de ouro em pó procedidas de uma escopeta que lhe comprei o que --- lhe pagarei á volta das minas dos Cataguás para onde de presente estou de viagem e lhe darei ouro limpo, bom e de receber, e lhe pagarei a ele ou a quem este me mostrar e sendo caso não siga viagem ou não traga ouro nenhum lhe pagarei em dinheiro de contado 16$000 rs. E pedi a João Gomes Adorno este por mim fizesse e assinasse como testemunha hoje 10-8-1703 - João Gomes Adorno.

 

fls. 23 - recebi -- que tinha ------- a defunta Lucrecia de barros 9sic) minha cunhada ----- passei esta quitação, hoje 3-2-1707 Francisco Alves Rodrigues.

 

- recebi do senhor Francisco Alvres Regues 12$000 rs em dinheiro que me pagou por ordem do juiz dos órfãos o Capitão Antonio Tavares de um concerto do inventário do defunto Antonio Vieira, e sua mulher e lhe passei esta, hoje 3-2-1707 - Domingos Fernandes Porto.