PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 1º, 23, 3-1 Izabel Gonçalves, que era moradora na capitania do Espirito Santo, foi casada com Lourenço Fernandes, viúvo de Izabel Freire, fallecido em 1627 em S. Paulo, e teve (C. O. S. Paulo) 4-1 Estevam Sanches de Pontes que casou com Mecia Soares Corrêa.

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

 

Lourenço e Izabel Freire (irmã do padre Gaspar Freire), pais de:

1- Bartholomeu Ferreira ou Freire, já falecido em 1629, com geração no Espirito Santo.

2- Lourenço Freire, já falecido em 1627, deixou a filha Maria Freire (bastarda)

3- Catharina Freire, casada com Manuel Maciel Aranha.

Estes não constam da GP. Notar o genro Maciel Aranha, apelido este de família radicada na Bahia, comparar com Gabriel Maciel Aranha (SL. 4º, 314, 1-1.).

 

Das segundas núpcias teve Lourenço Fernandes Sanches:

4- Estevão Sanches.

Também nos descendentes do terceiro casamento de Bartolomeu Gonçalves, avô materno de Estevão (SAESP vol. 7º neste site).

 

 

LOURENÇO FERNANDES SANCHES

Inventário e Testamento

 

Vol. 7, fls. 201 a 217

Testamento: 1627

Inventário Data: 26-3-1629.

Local: Vila de São Paulo,

Juiz de Órfãos: Paulo Da Silva

Tabelião e escrivão dos Órfãos; Ambrosio Pereira.

Avaliadores: Manuel da Cunha e Geraldo da Silva..

Declarante: Izabel Gonçalves, mulher do dito defunto, e por ela não saber assinar assinou por ela Gabriel Pinheiro.

 

Título dos filhos:

- Bartholomeu Ferreira, filho da primeira mulher já defunto de que ficaram quatro filhos, digo tres.

- Lourenço Freire, já defunto que lhe ficou uma filha bastarda.

- Catharina Freire, casada na Bahia com Manuel Maciel Aranha.

- Estevão Sanches, filho da viúva e defunto.

 

fls. 204 - TESTAMENTO (resumo)

 

Em nome de Deus amem. Saibam quantos este testamento de ultima vontade virem em como estando eu Lourenço Fernandes Sanches doente na cama  (...).

(encomendações pias).

(...) meu corpo seja enterrado na casa de Nossa Senhora do Carmo (...).

(legados pios).

Declaro que eu fui casado com Izabel Freire minha primeira mulher da qual tive tres filhos a saber Bartholomeu Ferreira, Lourenço Freire, e Catharina Freire á qual dei em dote e casamento  (...) e nisto entrou a legitima de sua mãe (...) e assim mais lhe satisfiz a quantia de 16$500 réis que tantos lhe deu o padre Gaspar Freire seu tio para ajuda de seu casamento a qual quantia foi de legitima que o dito padre herdou  de seu pai e meu sogro.

Declaro que a meu filho Bartholomeu Freire quando casou lhe dei (...) a qual quantia entrava a legitima que sua mãe herdou a qual consta pelo inventário.

Declaro que eu deixei a minha neta Maria Freire filha de meu filho Lourenço Freire que por tal se batizou 60$000 réis para seu casamento onde entra a legitima que ficou de sua avó que é a legitima de seu pai Lourenço Freire que Deus tem e sendo que a dita minha neta não se case por alguma ou por culpa sua lhe ficará somente a sua legitima e o mais tornará a meus herdeiros.

Declaro que não devo coisa alguma (...).

Declaro que eu sou casado de presente com Izabel Gonçalves minha mulher da qual tenho um só filho por nome Estevão Sanches o qual é herdeiro de minha fazenda a quem deixo por meu testamenteiro com sua mãe e curadores de minha alma aos quais peço façam por ela o que deles confio farão.

Quero que cumpridos os meus legados o remanescente de minha terça (...) deixo a minha mulher Izabel Gonçalves e por morte dela a meu filho Estevão Sanches.

(...) esta é a ultima e derradeira vontade (...) e roguei a Geraldo Correa este testamento fizesse e nele assinasse como testemunha comigo, hoje 26 do mes de março de 1627 anos. Geraldo Correa - Lourenço Fernandes.

 

Aprovação: 7-4-1627 nesta vila de São Paulo.

 

Testamento acostado ao inventário aos 26-3-1629

 

Seguem-se as avaliações.

 

fls. 211 - se lhe deviam ao defunto algumas dividas no Espirito Santo e que na vila de Santos tinha uma caixa (...).

 

fls. 212 - Partilhas.

Fica liquido para se partir entre os herdeiros que são três a saber:

- Estevão Sanches e os filhos que ficaram de Bartholomeu Freire filho do defunto que está no Espirito Santo e uma filha que ficou bastarda de Lourenço Freire neta do dito defunto Lourenço Fernandes e cabe a cada um dos ditos herdeiros 13$122 réis.

 

fls. 214:  a viúva deu por seu fiador e principal pagador a seu irmão Antonio Nogueira. Assina pela viúva, por não saber escrever, Gabriel Pinheiro da Costa.

 

fls.216: Conta que dá Francisco Correa Sardinha por Estevão Sanches testamenteiro do defunto Lourenço Fernandes. 13-9-1633 vila de São Paulo.