PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 3º, 480, Cap. 3º, Na Bahia casou-se o Capitão Luiz Pedroso de Barros com Leonor de Siqueira, que faleceu em 1699, e o Capitão Luiz Pedroso em 1662 no sertão dos Serranos, no reino do Peru, para onde tinha feito uma entrada, depois que voltou da Bahia. Teve de seu consórcio 2. f.ªs:

1-1 Maria de Araújo que casou com Lourenço Castanho Taques, falecido em 1708,

1-2 Angela de Siqueira, falecida em 1730, foi 1.º casada com Sebastião Fernandes Correa, c2c  Pedro Taques de Almeida.

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

 

Faleceu Leonor de Siqueira aos 9-10-1703 com testamento escrito em Santos na casa de seu neto Timóteo Correa de Góes e assinado por ela de próprio punho. Já era viúva ha mais de 40 anos pois seu marido Luiz Pedroso teve inventário aberto na paragem de Paquetá aos 18-12-1662 (SAESP vol 43º, neste site). Havia partido de São Paulo em 1656 chefiando uma bandeira à Bolivia da qual jamais regressou.

1-1 Maria de Araújo, teve entre seus 11 filhos (SL. 4º, 234, 1-1):

- Antonio Pompeu Taques, nascido por 1681

- Maria de Lara, por  1683

 

LEONOR DE SIQUEIRA

Inventário e Testamento

 

SAESP - Vol 24, fls 295 a 339

Data: 8-11-1704

Local : vila de São Paulo,

Juiz dos Órfãos: capitão Governador Manuel Bueno da Fonseca.

Tabelião: Domingos Nunes da Costa.

partidores: Diogo Alves Pestana, por parte dos menores e Domingos Fernandes Gigante por parte do inventariante.

Inventariante: Capitão Mor Pedro Taques de Almeida

 

Declarou o inventariante que ficara uma filha por nome Angela de Siqueira, casada com o Capitão mor Pedro Taques de Almeida e ---- filhos de Maria de Araújo que Deus haja e seus ------- seguintes Lourenço Castanho casado ------ Pedroso casado Maximiniano de Goes --------- Leonor de Siqueira casada -------- casada com o Capitão Domingos Dias da Silva Angela de Siqueira casada com Manuel do Rego Maria de Araújo casada com Jose de Sá de Araújo Thereza de Araújo casada com João Pires Barbosa Ignacia de Góes casada com Jose de Barros Bicudo Jose Pompeu de maior Antonio de vinte e três anos pouco mais ou menos Maria de vinte e um pouco mais ou menos e que a dita defunta falecera aos nove de outubro de mil e setecentos e três anos e fizera testamento o qual logo apresentou em juízo (...).

 

Termo de curadoria dos menores conteudos neste inventário, netos da dita Leonor de Siqueira, ao Capitão mor Dom Simão de Toledo Piza.

 

Avaliações, dividas que esta fazenda deve,

 

fls. 306 - termo de declaração.

Foi dito pelo inventariante que em Sorocaba tinha a testadora uma sorte de terras em as quais os herdeiros deste inventário tem já as legitimas que lhe pertencia por falecimento de seu sogro o capitão Luiz Pedroso de Barros (...).

 

fls. 306: termo de declaração que fez o inventariante:

que a inventariante estando enferma por meio de um codicillo nuncupativo disse perante testemunhas que sem embargo do testamento que tinha feito mandava se desse a Maria de Lima toda a roupa de seu usa assim vestiário como de cama, umas bacias e tachos ao que o inventariante tinha dado cumprimento como constava da quitação que oferecia em que tudo tinham convindo os herdeiros. -

 

Determinação da partilha:

(...) que fez por morte de Leonor de Siqueira, do qual constou haver falecido com testamento em que deixou a sua terça a Apolonia de Araújo e dispôs os legados (...) e que estando enferma fizera a testadora per modum condicillo nuncupativo dispondo e mandando se desse a Maria de Lima (...).

 

Partilhas:liquido para se partir por serem duas as herdeiras:

- cabe ao capitão mor Pero Taques de Almeida por cabeça de sua mulher dona Angela de Siqueira filha desta defunta de sua legitima 282$680 réis.

- cabe a parte de Maria de Araújo, que Deus tem, filha desta defunta de sua legitima 282$680 e mostra-se ficarem por morte desta herdeira onze filhos, seis femeas e cinco machos que são seus legítimos herdeiros havidos de legitimo matrimonio do capitão Lourenço Castanho Taques que Deus tem, caber a cada um dos ditos  25$698 réis.

 

fls. 319: pagamento da terça a legatária Apolonia de Araújo mulher do capitão Martinho de Oliveira.

 

fls. 320 e seguintes: pagamento aos herdeiros de Maria de Araújo da legitima:

- ao Capitão Lourenço Castanho Taques, o moço

- ao capitão Luiz Pedroso.

- ao capitão Maximiliano de Góes.

- ao capitão Domingos Dias da Silva por cabeça de sua mulher Leonor de Siqueira.

- capitão Manuel do Rego por cabeça de sua mulher Angela de Siqueira.

- capitão Jose de Sá de Arruda, por cabeça de sua mulher Maria de Araújo.

- Capitão João Pires Barbosa, por cabeça de sua mulher Thereza de Araújo.

- ao Capitão José de Barros Bicudo por cabeça de sua mulher Ignacia de Góes.

- ao Capitão João Gonçalves Filgueira por cabeça de sua mulher Maria de Góes.

- ao Capitão José Pompeu.

- ao Capitão Antonio Pompeu.

 

 

fls. 327 - Translado do testamento de Leonor de Siqueira.

 

Em nome da Santíssima (...)

Aos vinte e seis dias do mês de julho de mil e seiscentos e noventa e nove anos, eu Leonor de Siqueira, faço este meu testamento.

Encomenda a alma.

Rogo a meu neto Timotheo Correa de Góes, e a meu genro Pedro Taques de Almeida e ao reverendo Padre Luiz Peres de o Porte queiram ser meus testamenteiros.

Meu corpo será sepultado na igreja do Colégio da Companhia de Jesus.

Declaro que fui casada com Luiz Pedroso que Deus haja do qual matrimonio tivemos duas filhas a saber Maria de Araújo já defunta, e Angela de Siqueira  mulher de Pedro Taques de Almeida que são minhas legitimas herdeiras.

Declaro que as tenho inteirado das legitimas de seu pai.

Declara devedores.

Declaro nomeio e instituo por minha herdeira de tudo o que depois de pagos os meus legados, e mandas restar de minha terça a minha neta Apolonia de Araújo.

Deixo a meu neto Timotheo Correa de Góes por alguns serviços que me fez uma imagem de Christo crucificado e uma lamina da Virgem Senhora.

(...) minha ultima vontade, me assino aqui na vila de Santos vinte e seis de julho de mil e seiscentos e noventa e nove anos, Leonor de Siqueira.

Aprovação: 26-7-1699 nesta vila de Santos em pousadas do provedor da fazenda real Timotheo Correa de Góes, presentes as testemunhas ai diante nomeadas, e assinou com as testemunhas que para isso foram chamadas Guilherme de Novilher, João da Silva de Araújo Jose Ramires Torres Jose Pinheiro Machado. Eu Domingos Dias publico tabelião do judicial e notas nesta vila de Santos fiz esta aprovação.

 

Seguem-se recibos pios, acompanhamentos, etc..