PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 2º, 304, 2-3 Helena do Prado faleceu em 1687 em S. Vicente onde foi C.c. João Gonçalves Meira, f.o de Pedro Gonçalves Meira, que foi vereador em. S. Vicente em 1621, e de Maria Vieira, por esta, neto de Pedro Vieira, que foi juiz ordinário em S. Vicente, e de Joana Vieira.

 

SL. 6º, 235, 4-2 Francisca Cubas, casada com Jerônimo Gonçalves de Meira, natural de S. Vicente (irmão de João Gonçalves Meira, que foi C.c. Helena do Prado, n.o V. 2.o pág. 304) f.o de Pedro Gonçalves Meira, natural de Vila Franca de Viana, e de sua mulher Maria Vieira, natural de S. Vicente.

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

 

Leonardo do Couto, inventariado em 1650 em Santana do Parnaíba, casado com Ana de Freitas, de quem não teve filhos.

Porém teve de outro leito:

- Joana

- Leonardo

- Maria

- Caterina

- Ana

 

Estes órfãos eram menores em 1650 e foram tutelados de Pedro Gonçalves Meira, da vila de São Vicente, possivelmente parente próximo da mãe dos órfãos.

 

LEONARDO DO COUTO

Inventário

 

Vol 44, fls 141 a 159

Autos do Inventário Data: 3-8-1650

Local: Vila de Santa Ana da Parnaíba, nesta fazenda do defunto Lionardo do Couto

Juiz: João Mendes Geraldo

Escrivão: Visente Rois Bicudo

Avaliadores: Manoel Pais Farinha e Miguel Carvalho

Declarante: a viúva Anna de Freitas

 

Aos 26-2-1653, nesta vila de Santa Ana da Parnaíba, inventário apresentado neste juízo por Anna de Freitas, herdeira de seu marido que Ds tem Lionardo do Couto -

 

Foi dito pela viúva que quando se casara com o dito defunto seu marido fizeram entre si conserto que fazendo Ds alguma coisa deles tirasse cada qual a fazenda com que cada um tinha entrado e do mais que entre ambos fizessem partiriam meio a meio por ser a dita viúva de mor idade quando casaram e sem embargo do requerido de sua parte desporia de seus bens que lhe convinham aos órfãos pela obrigação que estavam ao dito seu marido e a seus órfãos (...) e as dividas que se achasse competente a este inventário entrariam os órfãos menores com a dita viuva a pagar em arrecadação (...).

 

Herdeiros nesta fazenda:

- a viuva Anna de Freitas

- filhos e filhas do defunto Lionardo de Couto

Joana / Leonardo / Maria / Caterina / Anna /

 

Avaliações, partilhas.

- quinhão da viúva Anna de Freitas.

- quinhão dos órfãos: Joana, Lionardo, Anna, Maria, Caterina.

 

Arrematações.

 

fls. 156: aos 9-9-1650, nesta vila de Santa Ana da Parnaíba, por Jerônimo de Meira foi apresentado ao juiz uma precatória do juízo da vila de São Vicente e uma procuração bastante de seu constituinte Pero Glz Meira juntamente com o treslado do testamento do defunto Leonardo do Couto para que se lhe fosse entregue todos os bens e fazendas que se achassem pertencentes aos órfãos do dito defunto.

E por virtude da precatória e procuração o juiz fez entrega de todos os bens e fazendas pertencentes aos órfãos a Jerônimo de Meira como procurador de Pero Gonsalves Meira curador dos ditos órfãos e ele dito se houve por entregue de tudo.

 

Recibos.