PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 8º, 151, Cap. 1º; Anna Maciel veio de Portugal com seus pais já casada com dom Jorge de Barros Fajardo, que faleceu em 1615 em S. Paulo, natural de Ponte Vedra reino da Galícia, f.º de Belchior de Barros e de Catharina Vaz. Estes Fajardos eram fidalgos com brasão de armas. O inventário de Dom Jorge declara ter deixado 5 f.ºs (cujos nomes não se podem ler) dos quais descobrimos a f.ª:

1-1 Catharina de Barros

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Regina Junqueira)

Em 1601 Jorge de Barros estava casado a 7 ou 8 anos, o que dá 1593 aproximadamente para seu casamento com Ana Maciel, no Brasil e não em Portugal.

Ao contrário do que está na GP, João Maciel não casou em Portugal, mas cá na terra, conforme ele próprio declara ao pedir sesmaria.(Datas 30 e 63, neste site).

 

JORGE DE BARROS

Inventário e Testamento

 

SAESP - Vol 4, fls 63 a 87

Testamento: 9-1-1615

Inventário Data: 1615

Local: vila de São Paulo,

Juiz dos Órfãos: Bernardo de Quadros

Escrivão: Simão Borges Cerqueira

 

fls. 65 --------------------- (várias linhas em branco) ----------- (*)

(*) Falta metade da primeira folha dos autos, que, ao que parece, estiveram em logar onde se molharam, tendo a agua lavado a tinta, o que impossibilita a leitura.

 

TESTAMENTO

 

Jesus Maria.

(...) aos 29-1-1615  estando eu doente mandei fazer estas regras de testamento.

Declarou primeiramente que sou gallego de nação natural da villa de Ponte Vedra filho de Belchior de Barros e sua mulher Catharina Vaz havido de legitimo matrimonio -------- presente sou casado com Anna Maciel e dentre ambos tenho cinco filhos e filhas (...).

(pedidos pios) e seja enterrado em Nossa Senhora do Monte do Carmo.

Declaro que no tocante da fazenda de Josepe de Camargo que levei a Angola e as contas que dela lhe dei  (...) e quando algum erro haja nelas será em 1$000 réis do preço do negro que vendi no Rio de Janeiro o erro e da valia do negro - de Angola.

(...) e porquanto devo muitas dividinhas de que não estou lembrado por donde farei um rol e o meterei aqui (...)

(..) e peço a minha mulher Anna Maciel seja minha testamenteira (...) roguei a meu cunhado Baptista Maciel que este fizesse e assinasse com as mais testemunhas que necessárias são, hoje 29 de janeiro de 1615. - Jorge de Barros - Baptista Maciel - Pero Nunes - Antonio Ribeiro - Pero Gonçalves Varajão - João Sousa - Balthazar Pires Fco. - Antonio Peres.

 

Rol das dividas que devo para que se paguem por minha morte.

(entre elas)

- minha cunhada Lucrecia Maciel 4600 réis e o mais que ela disse que lhe devo.

 

fls. 68: termo de curador a Francisco de --- (uma pagina inteira apagada).

 

fls. 71 mandato

(...) que se pague a Sebastião Coelho  casado com uma filha do dito defunto (...) que tanto consta pelo inventário que se fez por morte e falecimento do dito Francisco de Barros caber de legitima á dita sua mulher a folhas 7 do dito inventário ----------------.

 

fls. 74 - aos 27-2-1621 termo de notificação feita a Domingos Maciel tio dos órfãos irmão de sua mãe, porquanto Francisco de Figueiredo curador que foi até agora anda doente (...).

 

fls. 81 - aos quatro dias do mes de - de 1623, nas pousadas donde mora a viúva mulher que foi de Jorge de Barros o juiz deu juramento para que fosse curador de seus filhos e ela prometeu e deu por seu fiador a Gaspar Maciel Aranha seu irmão.

 

Aos 26-9-1633 Manuel Alvres de Sousa por Anna Maciel testamenteira do defunto Jorge de Barros seu marido, veio dar contas.