PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 7º, 435, 2-5 Ignez Pedroso 1.o foi casada com João Leite Furtado f.o de Pascoal Leite Furtado e de Isabel do Prado;

 

SL. 3º, 137, 1-8 João Leite Furtado ultimo filho do capitulo 1º, casou com Ignez Pedroso filha de Pedro Alvares Cabral e Suzana Moreira.

Faleceu João Leite em 1616  e Ignez em 1636 estando 2 vez casada com Thome Martins Bonilha, viúvo de Leonor Leme, título Garcia Velhos e titulo Bonilhas.

C.O. de SP teve 2 filhos:

2-1 João Leite casou em 1636 SP com Antonia Gonçalves

2-2 Sebastião Pedroso Leite falecido 1634 casou em 1631 SP com Maria Gonçalves Bonilha

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Regina Junqueira)

 

João Leite, filho de Paschoal Leite e de Izabel do Prado falecida em 1668 (SAESP vol. 17º, neste site) casou com Ignez Pedroso falecida em 1634 (SAESP vol. 8º, neste site) e teve:

- Sebastião, nascido por 1609

- João, nascido por 1611

 

João perfilhou em testamento a filha:

- Izabel Fernandes, não citada na GP, nascida por 1608, casou com Miguel Nunes do qual deixou geração. Faleceu em Parnaiba em 1647 (SAESP vol. 35º, neste site).

 

JOÃO LEITE

Inventário e Testamento

 

SAESP - Vol 4, fls 471 a 499

Testamento: 1616

Inventário: 11-5-1616

Local: vila de São Paulo, na fazenda e casas de João Leite

Juiz dos órfãos: Bernardo de Quadros.

Escrivão: Manuel da Cunha

Avaliadores:Belchior Ordas de Leão e Antonio Lopes Pinto.

Declarante: Ignez Pedroso, e assinou por ela seu irmão Gaspar de Brito para tambem declarar toda a fazenda.

 

Titulo dos filhos:

- Bastião, de idade de 6 anos.

- João de idade de 4 anos pouco mais ou menos.

- Izabel, bastarda de idade de 8 anos pouco mais ou menos.

 

TESTAMENTO

 

Em nome de Deus amen.

(...) aos 22-5-1614 estando eu João Leite doente roguei a Manuel Mourato tabelião desta vila de São Paulo me fizesse esta cedula de testamento em seu livro de notas (...)

(encomenda a alma).

Declaro que sou casado a face da igreja com Ignez Pedroso da qual tenho dois meninos machos os quais são herdeiros de minha fazenda // declaro que é minha vontade me enterrem em Nossa Senhora do Carmo pegado com a cova de meu pai que Deus tem (...).

(pedidos de missas e legados pios).

(legados, devedores).

- deixo a minha terça a minha mulher Ignez Pedroso para que com ela ajude a criar a meus filhos e assim a deixo como curadora e tutora deles.

- tenho uma filha bastarda - deixo forra e liberta com consentimento de minha mulher Ignez Pedroso a qual se assina nesta cedula de testamento de como consente nisto e declaro que a dita filha bastarda é herdeira de minha fazenda e tem por nome Izabel.

(declara dividas)

Testemunhas que estiveram presentes Balthazar Pires ferreiro Gaspar de Brito o padre Diogo Moreira Jose de Santa Maria Pero de Moraes Dantas Manuel Esteves Ascenso Ribeiro e eu Manuel Mourato tabelião que o escrevi (...) e assinou por Ignez Pedroso Gaspar de Brito a seu rogo.

 

(...) fazer este codicillo para declarar algumas cousas que depois de ---- testamento  tenho feitas o qual --- que eu tenho feito quero que --- tenha força.

(declara serviços , dividas liberdade a alguns indios (...) testemunhas que foram presentes Pedro dias -- Aleixo Leme - roguei a Manuel Mourato - e assinasse por mim --- e sete de abril do ano ==centos e dezesseis. Assino  - João Leite Manuel Mourato - Aleixo Leme - Pedro Dias - Lucas Fernandes Pinto - de Antonio - - Gaspar Gomes - Pero Leme.

(segue-se meia pagina apagada).

Cumpra-se este testamento como nele se contem. São Paulo 8 de abril de 616. - Pimentel.

 

Avaliações.

 

fls. 485 termo de requerimento feito aos 23-5-1616 por:

- Gaspar de Brito, procurador e irmão da viúva Ignez Pedroso

- Pedro Dias - curador dos órfãos.

 

Contas e partilhas, aos 10-9-1616.

- cabe a parte da viúva 23$800 réis.

- restam líquidos para os três órfãos 15$866 réis.

 

(recibos)

 

fls. 491

Aos 28-3-1618 nesta vila de São Paulo por Thomé Martins me foram dadas umas quitações para acostar neste inventário.

 

fls. 492 partilha das peças forras -

Aos 6-10-1618 fui eu escrivão com o juiz dos órfãos Antonio Telles as pousadas donde mora Thomé Martins com o curador Pedro Dias para se fazerem partilhas das peças forras que estão neste inventário as quais se fizeram com a viúva e seu marido Thomé Martins e de como se fizeram as ditas partilhas fiz este termo eu Manuel da Cunha escrivão dos órfãos o escrevi - Antonio Telles.

 

Termo de juramento a Pedro Dias e a Gaspar de Brito irmão da dita viúva para que eles partissem as peças forras neste inventário (...)

 

 

fls. 495 - Pedro Dias morador na vila de São Paulo que ora esta nesta cidade que ele ficara por testamenteiro de João Leite que Deus tem em um codicillo que o dito defunto deixou para se remirem duas peças forras que ele dito defunto dera a algumas pessoas como foi uma a Manuel Affonso que ora é aqui morador para o qual ele suplicante trouxera ao dito Manuel Affonso diante de  V.Sa. (...).