PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 7º, 538, 1-6 João de Siqueira foi C.c. Juliana de Oliveira f.a de Ursulo Colaço e de Vicência da Gosta.

 

SL. 8º, 487, 2-1 Juliana de Oliveira, casada 1.o com João de Siqueira, falecido em 1648, f.o de Manuel de Siqueira e de Mécia Bicudo de Mendonça; c2c  Francisco Dias de Siqueira, falecido com testamento em 1655 em Santana de Parnaíba.

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

 

João de Siqueira, nascido por 1606 e falecido em 1644 no sertão, foi casado com Juliana de Oliveira e teve os filhos citados na GP.

 

Aos 5-6-1652 Juliana já estava casada em segundas núpcias.

 

Nota: neste site, inventários de:

Manuel de Siqueira, vol. 23º

Mécia Nunes Bicuda, vol. 34º

 

JOÃO DE SIQUEIRA

Inventário

 

Vol 38, fls 95 a 138

Inventariado: João de Siqueira - 1648, morador nesta vila.

Autos Data: 20-6-1644

Local: Termo da Vila de Santa Ana da Parnaíba, na fazenda e casas de Ursollo Collaso, pai da viúva Julliana dollivera, por estar em casa do dito seu pai.

Juiz: João Bicudo de Brito

Escrivão dos Órfãos: Asenso Luis Grou

Avaliadores: Bernardo Bicudo e M.el Fr.ª

Declarante: a viúva

 

Nomeou a viúva por seu procurador a Fillipe Frz Cabral e a Salvador Ambrozio M.des (aa) Phelipe Frz Cabral.

 

Herdeiros que ficaram  por morte e falecimento do defunto:

Manoel / Visensia / Messia /

 

Avaliações, dividas que se devia a este inventário, dividas que o defunto declarou por um rol.

 

Dividas que deve o dito defunto:

- a João Nunes 12 patacas que montam 3$840 rs;

- a Diogo Tavares 2$400 rs;

- a Visente Anes Bicudo $300 rs;

- a Paullo Gonsalves $160 rs

 

Avaliações.

 

fls. 104: foi pelo dito juiz mandado a mim tabelião trasladasse um inventário que se fez por morte e falecimento do dito defunto de seus bens que se achou do defunto de que fiz este termo (...). Asenso Luis Grou.

 

----- mandou o Capitão mor Gonsallo Pires fazer este inventário dos bens e fazenda que se acharam do defunto João Siqueira de Mendonça (...) fiz este termo eu Sebastião Alveres do Couto como escrivão deste arraial o escrevi. O Capitão mor Gonsallo Pires.

Avaliadores: Capitão Jorge Serrano e o Capitão --- Roiz

Escrivão: Sebastião Alveres do Couto

Avaliações, Arrematações.

Declaro que a conta deste inventário se deve 5$480 rs do feitio de uma corrente que se fes neste sertão a qual quantia lhe pagarão toda obrigada deste apenso o dito 2$000 rs como foram as mais obras a qual quantia se deve a Antonio Vas Cardoso morador de Santa Ana de Mogi e com isto se deu o inventário por acabado para satisfação das partes e a obrigação que tinha me manda como escrivão do areal este fizesse e assinasse com o dito Sebastião Alveres do Couto ---------- o escrevi ----- este termo ----------------------------- seu genro o Capitão mor Gonsallo Pires, Sebastião Alveres do Couto o qual tresllado de inventário eu publico tabelião e escrivão dos órfãos - de bem e fielmente do proprio. (...) Asenso Luis Grou.

 

Partilhas do gentio da terra:

- a viuva

- ao órfão

- a órfã Visensia

- a órfã Messia

 

fls. 109 - em os --- do mes de --- de 1644 foi botado neste inventário umas moradas de casas de dois lanços ----- com Salvador Ambrozio M.des as quais ditas casas de Ursollo Collaso po-las ter prometidas em dote de casamento a sua filha  Julliana dollivera Nunes não constar verdade que as ---------- sua de que tudo fis este termo.

 

E nestas contas que pelas adições acima e atras se não consta ----- neste inventário por um rol de dote de casamento que Ursollo Collaso prometeu para sua filha Julliana dollivera e por não estar cumprido foi avaliado as ditas contas acima declaradas pelas ----------------- (...) de que fiz este termo.

 

fls. 111 - em os 6-7-1644 pediu a viúva Julianna dollivera lhe passasse esta quitação em que declarou estar satisfeita --- alguma coisa declarada no rol do dito e ------------------ lhe havia prometido ---- (...)

Com declaração de que tambem estava satisfeita das casas que o dito seu pai lhe prometeu etc. (...).

 

fls. 112 - em os 8-7-1644 por mandado do dito juiz (...) a dar a cada um o que cabe por folhas de partilhas (...).

Folha que coube a:

- viuva Julliana dollivera

- a terça.

- a órfã Messia

- ao órfão Manoel

- a órfã Visencia

 

fls. 116 / soma toda a quantia da fazenda que cabe a viuva de Gonsalo Pires na folha atras escrita neste inventário correndo por mim escrivão por mandado do dito juiz ordinário e dos órfãos João Bicudo de Brito 49$000 rs e de tudo mandou o dito juiz aos ditas avaliadores e partidores lhe fossem entregues e assim mais 16$300 rs do que cabe a terça do defunto e assim mais tirassem a parte ------ que a cada um couber ------------------ e a seu curador Ca----------------------- Mesia em que deu partilha a folha atras escrita a quantia de 11$830 rs cabe ao órfão Manoel a quantia de 11$839 rs, cabe a órfã Visensia ---- a quantia de 11$830 rs as quais cousas a fazenda mandou se entregasse ao curador que ao --- este se fará requisição da curadoria e de tudo fiz este termo (...).

 

fls. 117 - em os 24-7-1644 nesta vila de Santa Ana da Parnaíba o juiz mandou chamar -------------------- ------------------ eu Custódio Bicudo ----------- nesta vila para lhe -------- Curadoria ------------ por lhe parecer ----------- Salvador ----------------- e Cristovão Bicudo ------------- por especial Custodio Bicudo por --------------------- Baltazar -------------------- que obrigava Sua Mag.de ------------- e cuidar de são -----------------. Em Salvador Bicudo e o achava capaz para ser tutor e Curador dos ditos órfãos seus sobrinhos e assim um e outro por estarem ----------------- jurisdição jura ----------- termo desta vila não podiam ser Curadores ne aq------------- o que tudo visto por ele dito juiz dos órfãos os houve por recebidas da Curadoria visto sua resposta --------- para os eximir da dita tutoria e curadoria de que fiz este termo em que assinaram. Eu Asenso Luis Grou t.am e escrivão dos órfãos o escrevi. - Britto / Salvador Bicudo de Britto.

 

E logo no mesmo dia mes e ano visto a resposta do --------------- do defunto ----------------- que não ----------------- pelo requerer -------------- e curadoria dos órfãos menores o dito juiz perguntou a viuva Juliana dollivera se ela queria ser tutora e curadora de seus filhos o que a dita viuva respondeu que sim dando por seus poderes para efeito ser tutora e curadora de seus filhos órfãos menores Salvador Bicudo e a Salvador Ambrozio M.des para  que o dito Salvador Bicudo disse que era fiador de sua cunhada e abdicando a dita fiança e sua pessoa e bens móveis e de raiz havidos e por haver a dita fiança e o mesmo Salvador Ambrozio M.des deu consentimento de sua mulher Anna Frz Cabra a ------- a dita fiança e sua pessoa e bens moveis e de raiz havidos e por haver e outrossim a dita viuva se obrigou a tirar os ditos seus fiadores a paz e salvo --------- encontrado -- e mandou o dito juiz ---------- a dita -----------.

E a tutoria e curadoria de seus filhos órfãos menores visto ------- o que dando por tudo fiz este termo (...) - Britto / Assino pela viuva a seu rogo - Custodio Bicudo / Salvador Bicudo de Sigr.ª // Assino pela dita Anna Frz Cabral e a seu rogo - Salvador Ambrº M.des // Ascenso Luis Grou //

 

E logo no mesmo dia mes e ano acima foi botado neste inventário 8 cabeças que entraram seis peças do gentio da terra com sua familia como cabia direito cabeças as quais estão em casa e poder do marido de --------- ------------ do  que lhas deu em sua vida para delas se servir a dita sua mãe em sua vida as quais o dito juiz por declarações que o dito defunto deixou quando esteve ---------- de antes esta -------- o defunto porquanto o não ---------- partilhas das ditas peças de que --------- vivia a dita Mesia -------------- marido dito defunto em seu ------------. E assim mesmo o dito juiz fez perguntas a dita viuva se era contente de que sua sogra se servisse em sua vida das ditas peças o que foi dito pela dita viuva que era contente de sua parte e serviço da dita sua sogra das ditas peças em  sua vida e outrossim disse que a parte que cabia a seus filhos menores concedia na mesma conformidade como tutora e curadora dos ditos seus filhos (...).

 

 

Leilão e arrematações.

 

fls. 121 aos 27 dias do mes de ------ de 1651 nesta vila de Santa Ana da Parnaíba,  nas pousadas do Juiz Ordinário e dos Órfãos João Anhaya dalmeida apareceu D.os Bicudo de Britto e por ele foi dito e requerido ao dito juiz que ele era a dever neste inventário o que pelo termo atras consta a qual quantia sendo juiz ----- Bicudo de Mendonça um mandado de Paulo danhaya para ser pago a dita quantia que lhe tocava da legitima a sua mulher a qual quantia ele logo pagou em dinheiro de contado de que não lhe deram quitação pelo que requereu mandasse fazer este termo em como estava obrigado o que visto pelo dito juiz mandou a mim escrivão que este fizesse (...)

 

fls. 126 - aos 8-7-1647 apresentou a viuva Julliana dollivera com seu procurador Bernardo Bicudo e requereu dizendo que no inventário que se fez por morte e falecimento de Mesias Nunes mãe do defunto João de Siqueira foi entregue uns serviços do gentio da terra ao dito seu procurador por mandado do juiz dos órfãos da vila de São Paulo os quais serviços o dito procurador apresentando em tudo o dito juiz estando presente a dita Julliana dollivera para o dito juiz fazer partilhas delas entre a viuva e os seus filhos órfãos (...).

 

Os termos abaixo parecem ser do inventário de Francisco Baldaya publicado neste mesmo volume e  finalizado no vol 39

fls. 127 - digo eu Fr.co Baldaia Subr.º que recebi de meu cunhado João de Siqr.ª Ferrão 10$980 rs com suas ganancias que fizeram soma de 12$000 rs de que esta obrigado por um termo no inventário e por este o poderão desobrigar e por pagar na verdade lhe passei esta por sua g.da hoje 6-3-643 anos.

 

Digo eu Fr.co Baldaya Subr.º -------------------- -------------------------- da legitima do defunto ------------------------- domo --- p.lo inventário o qual meu pagou o meu cunhado João de Siqr.ª Ferrão o -------- em conta um escrito passei a minha irmã em que reza dar lhe eu a metade de tudo o que tocar ser meu e por este poderá cobrar de quem me dever p.lo dito me ser verdade, satisfação a tudo de seu dr.º e por ser verdade lhe dei esta quitação por mim feita e assinada hoje 6-3-643 anos.

 

Dinheiro dado a ganhos (entre eles):

 

fls. 130 - aos 31-5-1651 a Sebastião Alves do Couto 7$300 rs, fiador o seu cunhado Roque Dias Perera.

 

Aos 26-12-1648  era que já ----------por ser passado o dia de natal, por Roque Dias Perera foi dito ao juiz que seu cunhado Sebastião Alves do Couto tomara 7$300  rs a ganhos por tempo de um ano e que sem embargo de o dito ano não ser acabado ele entregava a dita quantia pelo dito seu cunhado e que sua Merce houvesse ao dito seu cunhado por desobrigado da dita quantia e ganhos que juntamente se apresentava havendo sim por desobrigado ao dito Sebastião Alves e a seu fiador (...)

 

fls. 131 - aos 5-6-1652 nesta vila de Santa Ana da Parnaíba, por Nuno Bicudo foi dito que seu sogro Ant.º de Souza estava a dever neste inventário a Julliana dollivera 1$100 rs o qual vinha pagar e por estar presente Fr.co de Siqueira marido da dita Julliana dollivera o dito juiz lho mandou logo entregasse (...).

 

fls. 136 - aos 6-12-1655 a Ant.º Tavares 2$791 rs, fiador a seu cunhado Ant.º de Massedo Ribr. º