PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

Foi o segundo marido de Maria Paes, falecida em 1616 (SAESP vol. 4º, neste site) . Maria foi casada em primeiras com André Fernandes.

João de Sant’Ana não teve geração de Maria Paes, mas teve uma filha mameluca, alforriada por Maria Paes em testamento e que havia sido dada a uma sua neta:

- Ascensa, filha de escrava.

 

João de Santa Ana faleceu na bandeira de Martim Rodrigues, a qual foi completamente destroçada, não sobrando dela quaisquer documentos.

 

JOÃO DE SANT’ANNA

Inventário

 

Vol 3, fls 57 a 65

Juiz: Bernardo de Quadros

Escrivão: Simão Borges.

Avaliadores: João da Costa e Antonio Lopes

Local: Vila de São Paulo, adonde chamam Ebirapoera na pousada de Dona Maria Paes, dona viúva

Inventariado: João de Sant’Ana falecido no sertão

Inventário: 19-6-1612

Declarante: Maria Paes e por ela não saber assinar rogou a Diogo Mendes, copeiro do senhor Governador Dom Luiz de Sousa, assinasse por ela.

 

avaliações.

 

os quais papeis e fazenda que se achou fica tudo em poder da viúva Maria Paes. Assino a rogo da viúva Maria Paes - Diogo Mendes.

 

fls. 63 Vi este testamento que se fez por morte e falecimento de João de Santa Ana que morreu no sertão ab intestado mando seja notificada Maria Paes ou seus herdeiros entreguem a terça da terça parte para se lhe fazer bem pela alma, O Vigário João Pimentel.

Aos 9-4-1618 nesta vila de são Paulo foi publicado o despacho acima.

Constou dever mais do que lhe ficou, e assim não se pode obrigar os herdeiros a nada salvo o que por caridade cristã lhe queiram fazer --- por amor de Deus. São Paulo 11-2-1624 - O Administrador.

 

Sejam notificados os herdeiros que tem esta fazenda deste inventário que se fez por morte de João de Santana. 8-3-1621.

Foi notificado João Paes a 10-3-1621 o conteúdo no despacho acima e por ele me foi dado em resposta que daria cumprimento ao dito despacho.