PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

S.L. 5º, 21, 2-4 João da Cunha Lobo, f.º de Henrique da Cunha Gago (o moço) § 1.º, foi casado com Filippa de Almeida Prado, f.ª de Miguel de Almeida de Miranda e de Maria do Prado. V. 3.º pág. 363. Faleceu João da Cunha Lobo com testamento em 1681 em S. Paulo (C. O. de S. Paulo). Teve 9 f.ºs: 3-1 a 3-9

 

Subsídios à Genealogia Paulista (Regina Junqueira)

 

‘A descendência de João da Cunha Lobo acrescentar Paulino, neto mameluco, por ele comprado e alforriado.

 

JOÃO DA CUNHA LOBO, capitão

Inventário e Testamento

 

SAESP vol. 20, fls. 417 a  440

Ano: 1681

Local: Vila de São Paulo, nas casas e moradas de Lourenço de Lemos

Data: 9-12-1681

Juiz dos Órfãos: Salvador Cardoso de Almeida

Escrivão: Diogo Gonçalves Moreira

Avaliadores: Thomaz Mendes Barbosa e Jeronymo Pedroso de Oliveira

Declarante: Lourenço de Lemos

 

Auto de inventario que mandou fazer o juiz dos órfãos Salvador Cardoso de Almeida por morte e falecimento do Capitão João da Cunha Lobo.

09-12-1681 nesta vila de S Paulo em casas de morada de Lourenço de Lemos a quem o juiz deu juramento... e disse que o defunto fizera testamento que logo exibiu e que os herdeiros são os adiante nomeados...

 

Título dos herdeiros:

- Maria de Freitas, casada com Lourenço de Lemos.

- Anna da Cunha, casada com Baptista Maciel

- Izabel da Cunha, casada com Miguel Fernandes

- Catharina de Almeida, casada com Sebastião Machado de Lima

- Miguel de Almeida, de 23 anos.

- Felippa de Almeida, de maior

 

TESTAMENTO (resumo)

 

Em nome da Santíssima Trindade.............

Aos --- de julho de mil seiscentos e oitenta e um anos, eu João da Cunha Lobo ... doente da cama , temendo-me a morte....... faço este meu testamento da forma seguinte:

Primeiramente (encomendou a alma)

Rogo a meu genro Lourenço de Lemos e a meu sobrinho Henrique da Cunha Gago queiram ser meus testamenteiros.

Meu corpo será sepultado na igreja de São Francisco com o habito de São Francisco.

(pedidos de missas)

Declaro que fui casado com Felippa de Almeida em face da igreja e dela tive oito filhos a saber João - Henrique que á são mortos, só são vivos: Miguel, Maria, Anna, Izabel, Catharina, Felippa, os quais são meus legítimos herdeiros.

Declaro que tenho casado a Maria com Lourenço de Lemos, Anna com Baptista Maciel, Izabel com Miguel Fernandes, os quais estão pagos de seus dotes.

Declaro que tenho algum gentio da terá do meu serviço com suas famílias, as quais deixo ás minhas filhas solteiras, Catharina e Felippa e seu irmão Miguel e as repartam entre si irmanamente.

Declaro que mandei meu filho Miguel para o sertão com oito negros e uma negra três escopetas com o mais necessário para o sertão e se trouxer alguma coisa se partirão entre todos como deles espero....

Declaro que tenho neste sitio em que moro (gado e cavalos).

Declaro que tenho com os herdeiros competentes a estas terras duas datas de terras de Juquiri até Atibaia de que tenho duas cartas acostadas nos feitos.

Declaro que nas terras que ficaram do defunto meu pai Henrique da Cunha Gago tenho duas partes, a saber, uma minha, e outra que me largou o defunto meu irmão Henrique da Cunha por outra tanta ou mais -------- junto a Christóvão da Cunha.

Declaro que nas terras que ficaram de meu sogro Miguel de Almeida tenho outras duas partes, uma de data outra de herança; e sobre estas terras tenho gasto quantidade de dinheiro (...).

Declaro que tenho em Tapecirica umas taperas (...).

Declara dividas, entre elas:

- um conhecimento a Constantino Rabello.

- declaro que tinha passado um conhecimento em ausência de Manuel de Sá em seu nome de 20$000 os quais estavam a ganho por dois anos, e os cobrou o genro Francisco da Fonseca, assim o principal e ganhos, e antes de ver o conhecimento meu lhes passei outro conhecimento de 16$000 de ganhos, no que me enganei em lhe passar porque não lhe tomei mais que por dois anos, de que lhe dei 24$000 réis de principal e ganhos e outro conhecimento é nulo.

Declaro que me deu a mulher de Francisco Pinheiro, por mandado de seu marido, 12$000 réis para ajuda de se liquidar estas terras os quais se lhe pagarão das terras por conta de todos os herdeiros.

- devo a João Franco de dízimos meus e alheiros ...

- devo 4$000 réis a Pantaleão de Sousa, os quais se lhe pagarão em,   mantimentos postos na vila.

Declaro que tomamos entre ambos com Antonio de Cardanas 10$000 réis a ganhos em juízo de órfãos (...).

- tenho na mão de Francisco Pereira Valladares vinte e tantas patacas em dinheiro.

- me deve Francisco de Gouvea três patacas.

Declaro que a senhora Maria Vaz Cardoso tem um negro do defunto meu sogro por nome Paschoal --- não cobrei nunca e --.

Declaro que tenho eu e os primeiros herdeiros de meu pai por ------- que por morte da senhora minha mãe - meus irmãos o que couber á minha parte.

... instituo por meus herdeiros universais de tudo o que depois de pagas minhas dividas e cumpridos meus legados, restar de minha fazenda com toda a minha terça instituo pro rata igualmente a meu filho Miguel e a Catharina e Felippa.

Declaro que devo por Catharina de Unhate a frei Gabriel já defunto 4$200 de resto de 11$200 réis que se pagou o mais a Luiz Fernandes Francez.

Declaro que dei de esmola a minha sobrinha Maria de Mattos onde ela mora Mogi do ribeiro onde ela está até outro primeiro ribeiro vindo para estrada real o que haverão por bem meus herdeiros e o não botarão nem lhe impedirão a venda.

Declaro que tenho um bastardo por nome Paulino meu neto o qual deixo forro porque o tenho comprado por um rapaz por nome Gabriel, e assim não se entenderão com ele os meus herdeiros.

(...) me assino aqui, e por ser em parte deserta pedi ao padre Bernardo Sanches de Aguiar que fizesse o meu testamento (...) como testemunha, o Padre Bernardo de Sanches de Aguiar - João da Cunha Lobo - Raphael Adorno Quintiliano - Francisco de Amores Siqueira - Gervasio Lobo de Oliveira - Antonio da Cunha Lobo - Antonio Vieira - João Nunes - Jose Cardoso.

Cumpra-se, São Paulo de setembro 23 de 681. Bueno.

Cumpra-se. são Paulo 23 de setembro de 1681 anos. - Siqueira

Codicilo: depois de ter feito o meu testamento me foi necessário declarar algumas cousas, que não estavam no testamento.

Declaro que casei uma filha por nome Catharina de Almeida com Sebastião Machado de Lima, ao qual deixo encabeçado tudo quanto eu possuo assim moveis como de raiz, para que vá compondo algumas dividas como puder até que meu filho Miguel de Almeida venha para se fazer partilha; ao qual Sebastião Machado faço testamenteiro.

Declaro que cinco alqueires de trigo que tinha vendido a Manuel da Fonseca, não mandou buscar, nem pagar.

Declaro que devo aos herdeiros do Temudo dois mil réis mando se lhe pague.

Declaro que tenho umas terras em Tapecerica onde está ainda muita telha o que se achar.

E por essa ser milnha ultima vontade peço faço este codicilo onde peço ao senhor juiz que deixe encabeçado meu genro Sebastião Machado de Lima ... até vir meu flho Miguel de Almeida...... e por estar neste lugar deserto pedi ao Padre Bernardo Sanches de Aguiar por mim fizesse e assinasse. Hoje 16 de setembro de 1681 anos - João da Cunha Lobo - o padre Bernardo Sanches - João Baptista - João de ---- - Luiz da Costa.

Cumpra-se São Paulo de setembro 23 1681.- Bueno.

Cumpra-se São Paulo 23 de setembro de 1681. - Siqueira.

 

Recibos pios passados todos a Lourenço de Lemos (com data a partir de 23 de setembro de 1681).

“Julgo este testamento cumprido .... vila de S Paulo, 06-01-1684

 

fls. 437 Avaliações, dividas que se deve a esta fazenda, dividas que esta fazenda deve.