PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

S.L. 9º, 37, Cap. 1º. Manoel Dultra Machado faleceu em 1752 em S. Bernardo e foi casado com Marianna Machado, f.ª de Matheus Machado Castanho, natural de Sardoal, e de Jeronima Fernandes Preto, por esta neta de Balthazar Gonçalves Malio e de Jeronima Fernandes.

SL. 6, 469 no título: Miguel Garcia Carrasco, Foi 1.º casado com Margarida Fernandes (com ela estava já casado em 1616 quando faleceu Maria Paes, avó materna da dita sua mulher) falecida em 1629 em S. Paulo, f.ª de Balthazar Gonçalves Malio e de Jeronima Fernandes, falecida em 1630, por esta neta de André Fernandes, falecido em 1588, e de Maria Paes, falecida em S. Paulo em 1616; 2.ª vez casou Miguel Garcia Carrasco com Izabel João, e faleceu com testamento em 1658 em S. Paulo. Teve (C. O. de S. Paulo)

 

 

Subsídios Genealógicos (Bartyra e Regina Junqueira)

Entre os filhos de Jeronima não encontramos nenhuma Jeronima. Mais provável que Jeronima Fernandes Preto seja  filha ou neta de João Pais Malio e Antonia Dias Preto.

 

Jeronima Fernandes, casou em primeiras núpcias com Francisco da Gama, falecido  em 1612 (SAESP vol. 1º, neste site)  e em segundas com Balthazar Gonçalves Malio.

Teve do 1º:

-Maria da Gama, nascida por 1595 e falecida em 1624 (SAESP vol. 6º, neste site) já casada em 1616 com Diogo Mendes. Foi tutelada do padrasto de Jeronima, João de Sant’Ana.  Teve o filho único João.

 

Teve do 2º

-Margarida Gonçalves, já falecida, casada que foi com Miguel Garcia.

-Ana Gonçalves, casada em primeiras núpcias com Rafael Dias, falecido em 1625 (SAESP vol. 6º, neste site) e em segundas com Jorge Fernandes, de Santos, que foi curador dos enteados. Jorge Fernandes é mencionado como João no testamento da sogra.

- Izabel Paes

- João Paes

- Maria Gonçalves

- Antonio Fernandes

- Balthazar Gonçalves Malio casou com Domingas de Abreu (SL. 7º, 322, 1-9).

 

 

JERONYMA FERNANDES

Inventário

 

SAESP, vol 8, fls. 233 a 244

Testamento Data:. 1630

Inventário Data: 4-8-1630

Local:.vila de São Paulo

Juiz Ordinário e dos Órfãos:  Paulo da Silva

Tabelião: Ambrosio Pereira

partidor: Manuel da Cunha

Declarante: o genro, porquanto o viúvo Balthazar Gonçalves Malio esta ausente, assina Miguel Garcia.

 

fls. 236 Título dos filhos:

Anna Gonçalves casada com ---- Fernandes;

Izabel Paes//

João Paes //

Maria Gonçalves //

Antonio Fernandes //

Balthazar //

 

fls. 236 - TESTAMENTO (resumo)

Aos 5-1-1630  no termo desta vila de São Paulo sendo eu Jeronyma Fernandes doente em cama  (...) ordenei este meu testamento.

(encomendações pias)

Mando meu corpo seja enterrado na igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo na sepultura de minha mãe.

(pedidos de missas e legados pios) que deixo pagará meu marido Balthazar Gonçalves - (várias linhas em branco)------------- tive um filho por nome ---- que foi de Diogo Mendes o qual ---- filho por nome João.

Agora sou casada segunda vez com o dito meu marido Balthazar Gonçalves e dentre ambos temos quatro filhos ---- que casou com Miguel Garcia é falecida e deixou filhos, a outra está casada com João Fernandes e são todos meus herdeiros e por taes os declaro.

E porque o dito meu marido de presente está no sertão na companhia de Manuel Preto e pelo que até ele vir não fazendo Deus dele alguma cousa declaro por meu testamenteiro a meu genro Miguel Garcia e peço com brevidade cumpra meus legados e olhe por suas cunhadas e cunhados o que assim ordeno pela muita confiança que dele tenho e á dita minha filha Izabel deixo um chapéu.

A meu filho João mando se lhe de uma rapariga por nome Justina em satisfação de - a sua irmã.

E a meu filho Antonio deixo -- por nome Pascoal.

Declaro que meu primeiro marido Francisco da Gama houve um filho  - do gentio da terra de nação biobeba por nome Diogo da Gama mando que seja forro e liberto.

Declaro que minha filha -- (várias linhas em branco)----------.

Minha ultima vontade Calixto da Motta este escrevesse e por mim assinasse e derogo todos os --- e testamentos e codicilos que tenha feito e só este quero que valha e tenha força e vigor testemunhas que presentes se acharam meu cunhado -----  Antonio Velho Thomé --- André Fernandes que todos assinaram. Assino pela testadora a seu rogo por ela não saber escrever nem assinar Calixto da Motta - de Estevão + Gonçalves - Antonio Velho - de Antonio + Fernandes - Antonio Rodrigues - André Fernandes - Sebastião Rodrigues Velho.

Aprovação -  aos 15 dias de - de 1630 sendo presentes por testemunhas Miguel Garcia Carrasco Antonio Fernandes e Luiz Furtado e Leonel Furtado - eu Ambrosio Pereira tabelião.

 

Seguem-se avaliações.

 

Aos 9-9-1630 vila de São Paulo  foi feito partilhas das peças.

- quinhão que coube ao viúvo

- quinhão dos órfãos.

 

Declarou o viúvo que uma filha sua tinha 15 cabeças de gado vacum as quais multiplicaram de uma que lhe deram á dita sua filha em casamento digo para ---- casamento pelo que as não dava para se avaliarem por ser cousa liquida --- sua filha - que ele Balthazar Gonçalves --- para o casamento da dita - (varias linhas em branco)----------. que assinaram eu Ambrosio Pereira tabelião o escrevi - De Balthazar + Gonçalves Malio - Paulo da Silva.

 

Recebi de Miguel Garcia Carrasco por seu sogro Balthazar Gonçalves testamenteiro de sua mulher Jeronyma Fernandes defunta do acompanhamento  e esmola de missas e por ser verdade lhe dei esta quitação hoje 28 de junho de 631 anos. O  Vigário João Alves.

 

Aos 29-8-1633 nesta vila de São Paulo, Balthazar Gonçalves Malio da conta como testamenteiro de sua mulher Jeronyma Fernandes. Cisne - Balthazar + Gonçalves Malio.