PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Americo Brasiliense Antunes de Moura; Povoadores do Campo de Piratininga (1951, RIHG 47º). fls. 363 e 462; João Soares casado em S.Paulo com Messia Rodrigues filha de Bartholomeu Fernandes e Anna Rodrigues. Morava em S.Paulo em 1579. Foi juiz ordinário em 1580. Em 1600 foi nomeado capitão dos índios de S.Miguel e em 1607 dos de Guarapiranga, Eguanga, Jaguaporecaba etc... teve a posse sustada por protesto dos administrados. Teve ao menos os filhos:

A) GASPAR SOARES, creio que nascido em Portugal. Sendo já maior, foi em 1593 agredido em Santos por Simplicio da Costa.

B) MARIA SOARES casou com Geraldo Correa Sardinha. faleceu em 1671.

C) BALTHAZAR SOARES faleceu solteiro em 1631 e deixou duas filhas naturais.

D) IZABEL SOARES casou com Gabriel Pinheiro da Costa. Faleceu em 1630.

E) na dúvida: LUIZ SOARES casado em S.Paulo depois de 1614 com Izabel Cubas, filha de Gaspar Cubas e Izabel Sobrinha.

 

Subsídios (Regina Junqueira)

 

A descendência de João Soares, pai da inventariada, não consta de forma completa e organizada na GP. Porém está em Américo de Moura conforme acima.

 

Em 14-6-1594, João Soares e seu filho Gaspar Soares passam carta de perdão a Simplício da Costa, filho de Simão Machado, por agressão que este fizera a Gaspar na vila de Santos e que foi denunciada em 1593 ao juiz João Francisco naquela vila. A razão que alegaram para o dito perdão foi que a agressão não causara “aleijão nem deformidade” e fora resultado de “cousa de mancebos”.

Assinaram o pai João Soares e seus filhos Baltazar e Gaspar Soares. Como testemunha Baltazar Gonçalves (RGCSP, vol 7º, fls 9)

.

Aos 14/6/1594, João Soares e sua mulher vendem a Gaspar Vaz chãos que possuiam junto à Matriz de São Paulo. Nesta escritura assinam os filhos Gaspar e Baltazar Soares, este também por sua mãe. (Datas 10, neste site).

 

Maria Soares e Geraldo Correa Sardinha tiveram, além de Geraldo Correa (SL 3º, 217, 2-8) e Mecia Correa (SL 1º, 23, 4-1), o filho Francisco Correa Sardinha, que em 1630 era casado.

 

Izabel Soares, casada com Gabriel Pinheiro da Costa teve o filho João, nascido por 1618

 

IZABEL SOARES

Inventário e Testamento

 

SAESP, vol 8, fls. 111 a 128

Testamento Data:.23-12-1629

Inventário Data: 9-2-1630

Local:.vila de São Paulo nas pousadas de Gabriel Pinheiro, morador nesta vila

Juiz Ordinário e dos Órfãos: João Maciel

Tabelião: Ambrosio Pereira

Declarante: Gabriel Pinheiro, o viúvo (que assina Gabriel Pinheiro da Costa)

Avaliadores: Manuel da Cunha e André Lopes

 

fls. 114: Título dos filhos:

Declarou ter um filho por nome João de 12 anos pouco mais ou menos.

 

TESTAMENTO (resumo)

 

Em nome de Deus amem. Saibam quantos esta cedula de testamento virem como eu Izabel Soares (...) faço este meu testamento.

 (encomendações pias)

Meu corpo seja enterrado no convento de Nossa Senhora do Carmo na cova de minha mãe.

(pedidos de missas).

(legados)

Mando que se dê a mulher de meu sobrinho Francisco Correa um vestido (...).

- ao ermitão de Guarepe uma esmola em pano de algodão .

- se dará outra a viuva mulher que foi de Pero Gonçalves.

- assim tambem a meu afilhado o filho de Manuel de Edra.

Deixo por meu testamenteiro a meu companheiro Gabriel Pinheiro e depois de cumpridos os legados o que ficar de minha terça lh’o deixo a ele e a meu filho João.

Revogo e anulo qualquer outro testamento ou codicilo que antes deste tenha feito (...) roguei a Estevão Sanches este fizesse e assinasse por mim por eu não saber escrever hoje 23-12-1629 testemunhas que presentes estavam Geraldo Correa o velho Francisco Correa Geraldo Correa João Soares Pero Correa Manuel Correa João Correa. - Assino pela dita testadora Estevão Sanches de Pontes - Geraldo Correa - Pedro Correa Soares - Francisco Correa - Geraldo Correa o moço - João Soares - Manuel Francisco Pinto - Mathias de Oliveira.

 

fls. 116: seguem-se avaliações, dividas que devem a este inventário,

importa a fazenda lançada neste inventário em 301$160 réis.

- cabe ao viúvo com o remanescente da terça 170$580

- ao menor com o remanescente da terça 120$195.

 

seguem-se recibos, entre os quais (resumos):

- Digo eu Izabel Gonçalves dona viúva que recebi do senhor Gabriel Pinheiro  testamenteiro de sua mulher Izabel Soares defunto por m’as deixar de esmola em seu testamento. hoje 9-2-631 - Izabel Gonçalves.

 

- Digo Manuel de Autouguia ermitão que sou de Nossa Senhora de Guarré, que recebi (...) uma esmola que sua mulher Izabel Soares que Deus tem (...). hoje 10-7-1631 ; Manuel de Atouguia.

 

- Digo eu Manuel de Edra que recebi (...) como testamenteiro da senhora minha comadre Izabel Soares que deixou em seu testamento se dessem a seu afilhado. hoje 28-1-630 anos - Manuel de Edra.

 

- Digo eu Francisco Correa que eu  estou satisfeito das cousas que em o testamento de Izabel Soares minha tia deixou a minha mulher, hoje 28-1-630 anos. - Francisco Correa Sardinha.