PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 3º, 515, 2-1 João Fernandes Giraldo, o velho, natural da ilha da Madeira, e falecido com 90 anos de idade com testamento em 1639 em Parnaíba, e de sua 2.a mulher Isabel Mendes, fal. em 1633 na mesma vila (irmã de Ambrozio Mendes, fal. em 1642 em S. Paulo), f.ª de André Mendes e de Izabel Affonso; por João Fernandes Giraldo foi André Fernandes bisneto de Manoel Fernandes Giraldo e de Joanna Fernandes, da ilha da Madeira.

Foi o Capitão Dionizio Fernandes Girando irmão inteiro de Sebastião Mendes Giraldo, do Capitão João Mendes Giraldo que ocupou o cargo de juiz de órfãos em Parnaíba, de Salvador Ambrozio Mendes e outros.

 

SL 6º, 469, § 6º, 1-6; Maria Bicudo, casou em 1635 em S. Paulo com o capitão João Mendes Giraldo, que foi pessoa de respeito em Parnahiba onde ocupou o cargo de juiz de orphãos, f.º de João Fernandes Giraldo, natural da ilha da Madeira, fallecido em 1639, e de sua 2.ª mulher Izabel Mendes.

 

SL. 6º, 445 Titulo Furtado, Daniel (ou Leonel) Furtado, natural de Monsanto de Caminha, casou com Gracia Mendes, irmã de Ambrosio Mendes (C. O. de São Paulo), de Izabel Mendes, 2.ª mulher de João Fernandes Giraldo, f.ºs de André Mendes e de Izabel Affonso.

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Regina Junqueira e Bartyra Sette)

 

André Mendes e Izabel Affonso tiveram, entre outros:

- Ambrosio Mendes, falecido em 1642 (SAESP vol. 13º, neste site) casado com Agostinha Dias.

 

- Bárbara Mendes, casada em primeiras núpcias com Antão Pires e em segundas com Balthazar Álvares, aquele inventariado em 1600 e este em 1613 (SAESP vol. 1º neste site). Em contenda, a fazenda de Balthazar Álvares é entregue a Leonel Furtado, cunhado de Bárbara Mendes, até a apuração da tal divida.

 

- Gracia Mendes, casada com Leonel Furtado (Datas: 104 (neste site). Leonel Furtado- 3/4/1638- Pede chãos devolutos vizinhos de sua sogra Isabel Afonso até o Ribeiro em quadra. (SL. 8º, 445 título).

 

- Izabel Mendes, casou com o viúvo João Fernandes Giraldo e teve 10 filhos, sendo 8 homens e duas mulheres. Dos homens 4 já falecidos quando Izabel fez seu testamento, tendo um deles (provavelmente o Sebastião Mendes Giraldo) deixado um filho citado pela avó. Pais de, que viviam em 1633): 1 a 3 já falecidos em 1633, não são nomeados.

4- Sebastião Mendes Giraldo, (em SL. 3º 515, 2-1) não mencionado no inventário, provavelmente já falecido.

5- João Mendes Giraldo, casado com Maria Bicudo (SL 6º, 469, § 6º, 1-6).

6- Dionísio Mendes Giraldo, casado com Izabel do Prado (SL. 3º, 515, 2-1).

7- Belchior Mendes Giraldo

8- Salvador Ambrosio Mendes Giraldo foi nomeado testamenteiro do tio Ambrósio Mendes, e tambem da cunhada Mécia Lobo de Oliveira (SAESP vol. 29º, neste site). Casou em primeiras núpcias com Ana Rodrigues Cabral (S.L. 8º, 488, 2-2) e em segundas com Catarina Bicudo Tavares (SL. 6º, 454, 3-7) e (SL. 3º, 515, 2-1)..

9- Maria Fernandes

10- Bárbara Mendes.

 

IZABEL MENDES

Inventário e Testamento

 

Vol 9, fls 23

Data: 4-2-1633

Juiz: João Micel Gigante

Avaliadores: Manoel Coelho e Pedro Colasso

Local: Termo da Vila de Santa Ana de Parnaíba

Declarante: João Fernandes, o velho

 

TESTAMENTO

 

Em nome de Deus, Amém.

.Saibam todos ........ que estando eu Izabel Mendes enferma de enfermidade que Deus me deu .....

Primeiramente (encomenda a alma)

Declarou ela testadora era casada com João Fernandes .... do qual teve dez filhos oito machos e duas fêmeas dos quais são mortos quatro ficando de um menino os quais são seus legitimos herdeiros.

Pediu para ser sepultada na Igreja de Santa Ana e nomeou por testamenteiros seu irmão Ambrósio Mendes e seu filho João Mendes, por ser o seu marido homem muito velho.

Deixou o resto da terça às filhas Maria Fernandes e Bárbara Mendes, e a esta também uma rapariga por nome Maria. Recomendou a filha Bárbara a seu filho João Mendes.

Encomendou missas e ofício e deu por encerrado o testamento, escrito e assinado por Pascoal Delgado.

TESTEMUNHAS:

João da Gama Camacho

Simeão ....

Belchior Fernandes Geraldo

Dionélio Fernandes Geraldo

Baltazar .....

Baltazar Fernandes

Manoel Coelho

 

CUMPRA-SE: 19-1-1633

 

Segue o rol dos bens e as avaliações.

 

TERRAS
Meia légua Rio Abaixo

500 braças em Viarpoera, partindo com Pedro Domingues

120 braças na vila de São Paulo, para a banda do Ipiranga, dadas em pagamento aos chãos que deixou para a Matriz.

 

MONTE MOR: 50$000

 

Toda a fazenda foi deixada pelos filhos ao pai, que deveria cumprir os legados. Este termo foi assinado por:

João Fernandes (possivelmente o viúvo)

João Mendes Geraldo

Belchior Fernandes Geraldo

Salvador Ambrosio

Dionizio Fernandes Geraldo

 

7-12-1644 – João Mendes Geraldo pede que sejam passadas as quitações que ele já tinha anexado, das obras pias e serviços fúnebres, o que é feito pelo escrivão dos órfãos Ascenso Luiz Grou e pelo padre João do Campo e Medina.