PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

S.L. 3º, 91, Cap. 1º. Izabel do Prado natural de S. Vicente, casou-se com Paschoal Leite Furtado natural da ilha de Santa Maria dos Açores,f.º de Gonçalo Martins Leite e de Maria da Silva.Faleceu Paschoal Leite com testamento em 1614 na sua fazenda do sitio dos Pinheiros e sua mulher Izabel do Prado em 1668 em S. Paulo. E teve os seguintes f.ºs: 1-1 a 8

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Regina Junqueira)

 

Izabel do Prado, casada com Pascoal Leite (não Furtado, e não o citado por Pedro Taques e repetido por Silva Leme, o que se prova pela mais simples aritmética).

Revista ASBRAP, 3, Depoimentos Anchietanos, fls 30. o de Pedro Leme em 1627,: “Ele (Anchieta) chamou um moço, seu discípulo, que depois se chamou Pascoal Leite, dizendo-lhe: Levanta-te Pascoal, vamos chamar uma alma”. (grifo nosso).

Pascoal, somente Pascoal, interno no colégio dos jesuítas em São Vicente. Aquele interno, que depois recebeu o apelido “Leite”, no testemunho de seu companheiro de infância, mais tarde co-parente.

Pelas cartas dos mesmos jesuítas sabemos que neste colégio se recolhiam os filhos dos principais (indios) e alguns órfãos da terra. Mandaram vir alguns órfãos de Portugal. E só. Não havia nem espaço e nem recursos para mais. Para que os alunos pudessem morar e ser sustentados pelos pais transferiram o colégio para São Paulo e depois, com o despovoamento, de volta a São Vicente.

Então Pascoal, com base nos depoimentos dos próprios jesuítas, seria ou filho de índio, ou órfão da terra ou órfão português.

 

IZABEL DO PRADO

Inventário e Testamento

 

Vol 17, 207

Data: 7-4-1668

Juiz: Antonio Dias Delgado

Avaliadores: Pero de Souza e Manoel Paes Farinha

Local: Vila de Parnaíba

Declarante: Gaspar Lopes Gondim, genro da defunta

 

HERDEIROS

Antonio Pedroso Leite e seu irmão Manoel Pedroso

Inês Pedroso

Izabel Rodrigues

Antonio Jorge

Pascoal Leite

Dois netos de Bernardo Sanches moradores em Itanhaem

A mulher de Antonio Tavares

A mulher de Antonio Borges de Cerqueira

Henrique da Cunha

Pascoal Leite

 

Montante da Fazenda: 131$940

Menos as dívidas de legados e enterro, ficou líquido: 79$120

 

Herdeiros nesta fazenda:

1- os filhos de Bastião Pedroso Leite: Antonio Pedroso e Manoel Pedroso

2- os filhos de João Leite (4 filhos e 2 netos)

3- Pascoal Leite Fernandes (4 herdeiros)

Coube aos herdeiros a cada parte 26$340 rs e ficou um tostão que se deu a Antonio Pedroso por seu trabalho

 

Termo de entrega que fez o juiz a Antonio Pedroso Leite e a seu irmão Manuel Pedroso coube-lhe á sua parte 26$340 rs (...) de que se houveram por entregues (...).

 

Herdeiros nesta fazenda os filhos de Paschoal Leite são quatro: Maria de Freitas,  .....Leite Loba, Pascoal Leite, Henrique da Cunha.

E por Diogo de Souza, procurador de seu cunhado Antonio Tavares casado com Maria Leite Loba, foi requerido e entregue o que tocava ao dito seu cunhado Antonio Tavares que coube aos quatro herdeiros 26$340 rs (...).

Por Paschoal Leite Fernandes foi requerido o que lhe toca á sua parte de sua avó Izabel do Prado e por não constar ao dito juiz ser o dito emancipado se obrigou Gaspar Lopes Gondim a tirar a paz e a salvo ao dito juiz e lhe entregou a quantia de 6$580 rs.

 

Aos 7-4-1668, nesta vila de Santa Ana de Parnaiba, Bartholomeu Fernandes de Faria apresentou uma precatória do juiz dos órfãos da vila de São Paulo “em que depreca nela se lhe dê entrega do dinheiro que tocar aos herdeiros da defunta Izabel do Prado para se entregar ao juiz dos orfãos da vila de São Paulo para dar-se a ganhos (...)” por virtude da precatória o dito juiz fez entrega do dinheiro a Bartholomeu Fernandes de Faria os cinco quinhões que couberam aos herdeiros da defunta Izabel do Prado que vem a ser os filhos do defunto João Leite a saber: Ignez Pedroso, Izabel Rodrigues, Manoel Leite, Antonio Leite e Pascoal Leite e o dito juiz lhe entregou 21$950 réis que foram procedidos das peças que se alvidrara (...).

“Digo eu Bartholomeu Fernandes de Faria que eu recebi das mãos do juiz ordinário e dos orfãos Antonio Dias Delgado a parte da herança que coube a minha mulher Ignez Pedroso e a parte de meus cunhados a saber Manuel Vieira, Manuel Leite Antonio Leite Paschoal Leite a qual quantia recebi em dinheiro de contado 21$550 réis que tantos coube aos cinco herdeiros por morte e falecimento da defunta Izabel do Prado e de como recebi passei a presente quitação hoje 12-4-1668. Bartholomeu Fernandes de Faria.”

 

Fl. 213

André Rodrigues Saraiva, morador na vila de São Paulo, tutor e curador dos órfãos filhos que ficaram de João Leite e de sua mulher Antonia Gonçalves, já falecidos.

 

- Aleixo Leme de Alvarenga recebe por sua sobrinha Maria de Freitas 6$580 rs.

- Guilherme Pompeu de Almeida por Henrique da Cunha como seu procurador, 6$580 rs.

 

Seguem tomadas e pagamentos de dinheiro a ganhos dos netos de Bernardo Sanches. Em 27-7-1670, Bernardo Sanches pede o dinheiro para alimentos de seu neto João Leite e o dito Bernardo Sanches se houve por entregue do dito dinheiro (4$780 rs) e se assinou. Bernardo Sanches de Aguiar.

 

Auto de conclusão: 15-4-1676