PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 5º, 3, Cap. 1. Izabel da Cunha falecida em 1616, foi casada com seu parente Mathias de Oliveira Lobo, falecido em 1624, filho de Pedro Collaço e Juliana de Oliveira, por esta neto do capitão mor governador Antonio de Oliveira; geração em título Oliveiras.

 

SL. 8º, 493, 1-1 Mathias de Oliveira, fal. em 1624, o qual foi casado  sua parenta Izabel da Cunha, fal. em 1616, f.a de Henrique da Cunha e de Felipa Gago. Teve: (C. O. de São Paulo) os 3 f.os:

2-1 Henrique da Cunha Lobo, o velho, natural de São Paulo, foi casado com Agostinha Rodrigues, falecida em 1677, f.ª de Antonio Rodrigues Velho e de Joanna de Castilho, V. 7.º pág. 442; faleceu em 1667 com testamento, em S. Paulo (C. O. de S. Paulo), e teve 4 f.ºs:

3-1 Henrique da Cunha Lobo, o moço

3-2 Gervasio da Cunha Lobo, batizado em 1645 em S. Paulo,

3-3 Manoel Ferreira Lobo

3-4 Izabel da Cunha, última f.ª de 2-1,

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

Inventário de Mathias de Oliveira (SAESP vol. 6º, neste site)

Acrescente-se ao filho 2-1 Henrique da Cunha Lobo a filha:

- Juliana, legatária no testamento (24-7-1616) da avó paterna

 

IZABEL DA CUNHA

Inventário e Testamento

 

SAESP - Vol 4, fls 307 a 328

Testamento: 7-6-1616

Inventário: 29-10-1616

Local: vila de São Paulo, nas pousadas de Mathias de Oliveira

Juiz dos órfãos: Bernardo de Quadros.

Escrivão: Manuel da Cunha.

Avaliadores: Antonio Lopes Pinto e Belchior Ordas de leão.

Declarante: Mathias de Oliveira, o viúvo.

 

fls. 310 (...) ali foi dito pelo dito Mathias de Oliveira que lhe requeria lhe fizesse inventário da fazenda que se achar que ficou por morte e falecimento de sua mulher Izabel da Cunha por ser falecida da vida presente sem embargo de não haver menores de vinte e oito anos e que ele dito Mathias de Oliveira sem embargo de lhe não pertencer a ele dito juiz o fazer deste inventario ele escolhia a ele dito juiz por seu juiz para o fazer deste inventario (...).

 

TESTAMENTO

 

Jesus.

Em nome de Deus amen. Saibam quantos esta cedula de testamento virem que  aos 7-6-1616 me rogou minha sogra Izabel da Cunha que lhe fizesse este testamento por estar doente (...)

( encomendação da alma).

(...) disse que era filha legitima de Henrique da Cunha e de sua mulher Felippa Gaga e que era casada com Mathias de Oliveira o qual deixava por seu testamenteiro e a seu filho disse que tinha dele tres filhos os quais eram seus herdeiros.

(...) enterrar seu corpo em Nossa Senhora do Carmo (pedido de missas, legados pios).

- disse que desse uma saia de pano de algodão uma camisa e um gibão do mesmo pano a mulher que foi de Serrano e um saio de baeta que ---- usado com tres camisas que ficaram e se darão as filhas de Affonso Dias e dois cabeções se darão por fazer a mulher de Gaspar dos Reis e a Nossa Senhora de Tinhae se dará uma toalha de pano de algodão para o altar e a Messia Sobrinha se lhe dará a minha saia velha de raxeta - disse que tinha uma moça forra tamaminó por nome Maria a qual deixava a Izabel sua neta filha de Manuel Francisco uma saia de Londres ferrete e saio de baeta e manto e o mais fato do reino deixo a uma filha de meu filho Henrique da Cunha por nome Juliana e com isto houve este testamento por acabado e rogou a mim Manuel Francisco que este fizesse e assinasse por ela e assim mais que desse uma novilha a Misericordia para que a acompanhe feito hoje no dia acima declarado com as testemunhas aqui assinadas// assino por ela e por mim como testemunha e o remanescente de sua terça deixa a seu marido e filho Rodrigo Alves Manuel Francisco Matheus Leme - Jose Paris - de Pina - Rodrigo Souza  - Jeronymo Alves.

Declarou ela testadora depois deste testamento feito que um menino por nome João o tomava em sua parte e o forrava para que ficasse forro e por ser verdade me assinei aqui por ela e por mim hoje 24-7-1616 anos . Manuel Francisco - Paschoal Delgado.

Cumpra-se o testamento como nele se contem. São Paulo 12 de setembro de 616 anos.

 

Avaliações.

Declaração que faz Mathias de Oliveira.

- disse que tinha meia légua de testada de terras em Jaquhi.

- outra meia legua de terras em Angra dos Reis e que a carta dela estava em poder de seu cunhado Manuel Antunes.

 

Dividas que declarou ter e dever.

(entre outras)

- devia a Diogo Mendes de Estrada

- disse dever no inventário de Domingos Dias o moço 4$460 réis

- a Simão Ribeiro na vila de Santos 2$380 réis.

 

Recibos (entre eles)

- digo eu Catharina Vaz que eu fui entregue por mão de Mathias de Oliveira do que por morte e falecimento de minha tia Izabel da Cunha me deixou em seu testamento e por ser verdade lhe passe esta quitação feita e assinada por meu marido Gaspar dos Reis hoje 13-11-1616. Gaspar dos Reis.

 

- recebeu Francisca Correa uma saia de pano de algodão uma camisa e um gibão que a defunta Izabel da Cunha deixou no seu testamento que lhe dessem (...) 8-12-1616.

 

- confessou Messia Sobrinha filha de -- Fernandes estar entregue da esmola que a defunta Izabel da Cunha lhe deixou no seu testamento (...)  roguei a Jose de Paris que este fizesse por mim e assinasse como testemunha e Bento Lobo de Oliveira feita a 5-1-617 anos. assinei por ela e por mim - Jose de Paris - Bento Lobo de Oliveira

 

- digo eu Paschoal Dias que estou entregue de Mathias de Oliveira de um vestido de baeta e tres camisas que a defunta sua mulher Izabel da Cunha deixou de esmola a minhas irmãs filhas de meu pai Affonso Dias (...) roguei a Jose de Paris que este assinasse comigo como testemunha hoje o derradeiro de outubro de 616 anos. - Jose de paris - Paschoal Dias.

 

- digo eu Manuel Francisco que estou entregue de uma peça por nome Maria que minha sogra deixou a minha filha Izabel, hoje 16 do mes  de abril de ------. - Manuel Francisco.

 

fls. 326 contas feitas neste inventário e partilhas:

Aos 8-7-1621 nesta vila de são Paulo, entre  Mathias de Oliveira e seu filho Henrique da Cunha que de presente estava porquanto as filhas que eram casadas a saber:

- Juliana de Oliveira com Manuel Francisco e

- Felippa Gaga com Paschoal Delgado

já tinham seus dotes e estavam deles inteiradas, pelo que somente com o dito seu filho era necessário fazer partilhas.

Líquido: 138$610 réis.

- parte de Mathias de Oliveira 69$300 réis.

- outra tanta quantia  cabe ao dito seu filho Henrique da Cunha que o dito seu pai lhe ha de satisfazer o qual por estar presente disse por ser já casado que ele estava pago do dito seu pai da parte que lhe cabe de  69$300 réis e da dita quantia dava ao dito seu pai por quite e livre de hoje para sempre e o assinou aqui eu Simão Borges Cerqueira escrivão que o escrevi - Henrique da Cunha Lobo - Antonio Telles.

 

fls. 328 - é verdade que eu Paschoal Delgado estou satisfeito do que meu sogro Mathias de Oliveira me havia prometido em dote (...) e o dou por quite. hoje 7-8-621 - Paschoal Delgado.

 

- digo eu Manuel Francisco que estou satisfeito do dote que me prometeu meu sogro Mathias de Oliveira em casamento (...) e lhe dei esta quitação. hoje 6-8-1621 - Manuel Francisco.