PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 7º, 435, 2-5, Ignez Pedroso, f.ª do § 3.º (Suzanna Moreira, e Pedro Alvares Cabral), foi 1.º casada com João Leite Furtado, f.º de Paschoal Leite Furtado e de Izabel do Prado; 2.ª vez casou-se com Thomé Martins Bonilha, f.º de Francisco Martins Bonilha, natural de Castela, e de Antonia Gonçalves. Com geração do 1.º marido no V. 3.º pág. 137 e do 2.º à pág. 258.

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

Ignez Pedroso, falecida em 1634, casou em primeiras com João Leite, falecido em 1616 (SAESP vol. 4º, neste site) e em segundas com Thomé Martins Bonilha.

Teve do 1º:

1- Sebastião Pedroso, nascido por 1609

2- João Leite, nascido por 1611

 

Teve do 2º:

3- João, nascido por 1620

4- Maria (citada na GP como Ignez), nascida por 1622

 

Ignez Pedroso

Inventário e Testamento

 

SAESP, vol 8, fls. 359 a 386

Testamento Data:.  julho de 1632

Inventário Data: 9-12-1634

Local:. vila de São Paulo

Juiz dos Órfãos: Jeronymo Bueno

Tabelião: Ambrosio Pereira

Declarante: Thomé Martins, o viúvo

Avaliadores: Manuel da Cunha - Francisco de Ogaia.

 

fls. 362 Título dos filhos

- João de idade de 13 para 14 anos.

Maria de 11 anos para os 12.

João Leite filho da defunta e Sebastião P---- já defunto.

 

TESTAMENTO (resumo)

 

aos --- dias do mes de julho  de 1632  nesta vila de São Paulo  nas casas de Thomé Martins onde eu publico tabelião fui chamado estando aí sua mulher Ignez Pedroso doente de cama por ela foi dito a mim perante as testemunhas ao diante nomeadas que ela queria fazer seu testamento.

 

(encomendações pias)

Seu corpo será enterrado na igreja de Nossa Senhora do Carmo ----------- sepultura.

 (pedidos de missas e legados pios).

Deixava seu marido Thomé Martins por seu testamenteiro por ser casada com ele e que sua terça deixava a sua filha por nome Maria o remanescente.

Declarou que tinha dois filhos do primeiro marido um por nome Bastião Pedroso e o outro João Leite e que na sua parte são seus herdeiros forçados e que de seu marido Thomé Martins tem uma filha e um filho que tambem são seus herdeiros forçados.

legados.

-  --- perpetuana a sua sobrinha Maria Moreira;

-saia de tafetá roxo a Mariana Pedroso.

Declarou que deixou o padre Frei Leão no meu curral 24 ou 25 rezes quando se foi e vindo ele lhe darão o dito gado ou o dinheiro dele e declaro que deixou tambem em minha casa 4 peças do dito padre das quais anda um negro no sertão e um rapaz está em casa de José Ramires e vindo o dito padre se lhe entregará que são duas moças uma por nome Camilla e outra por nome Barbara e que tinha em sua casa um moço por nome Valerio bastardo que era do dito padre frei Leão por lh’o deixar em sua casa e que ela sempre o tratou como livre e que ele pode ir para onde lhe parecer e que devia a Hilaria Vicente  4 varas de pano e que devia a mulher de Lazaro - outras 4 varas de pano de algodão.

Que seu filho João Leite lhe deve um moço que lhe emprestou o qual tornará ou se lhe descontará de sua legitima e mandava que se desse a sua irmã Izabel Pedroso uma rapariga para a servir de idade de 8 até 9 anos.

(...) por assim ser sua ultima e derradeira vontade e assim outorgou sendo presentes por testemunhas Antonio da Silva Razão e Gaspar Cubas e Belchior Borba moradores nesta vila e por ela não saber assinar assinei eu tabelião por ela Ambrosio Pereira  tabelião assino pela dita testadora Ambrosio Pereira Antonio da Silva Razão Gaspar Cubas Belchior Borba/ o qual translado de testamento eu tabelião o transladei do meu livro de notas em os 4-11-1632.

 

fls. 365- (...) alem do dito testamento faço e ordeno este codicilo na maneira seguinte.

Primeiramente que todo o gentio da terra que possuiu o tive como forro e por tal o declara.

Que Generosa e Custodia deixava livres e forras por boas obras que deles havia recebido com obrigação que só a seu marido servirão em sua vida e por sua morte do dito seu marido ficarão forras e livres sem obrigação de servidumbre alguma nem a filho nem a filha e se poderão ir para a aldeia ou para onde lhe parecer e desta maneira houve este codicillo por acabado - (faltam varias linhas)------  e Izabel Pedroso e por ela não saber assinar rogou a mim tabelião que por ela assinasse eu Ambrosio Pereira o escrevi - Ambrosio Pereira - Pero Domingues - -------- Saavedra - João Leite.

E declaro que tambem foram testemunhas Pero de Moraes e Pero de Lara e Paschoal de Moraes sobredito o escrevi - Pero Moraes Madureira - Pero de Lara - Paschoal de Moraes.

 

Seguem-se avaliações (entre as quais):

- casas da vila  que partem com casas de Geraldo Betinque 32$000 réis.,

- sitio do capão com um tijupar de palha 2$000 réis.

- 14 braças de chão na vila na rua Nossa Senhora do Carmo defronte de Manuel Fernandes Giga e debaixo da casas de - que partem com - de Paulo da Costa 14$000 réis.

- Sitio de Jagoaperuruba  24$000 réis.

 

Dividas que deve esta fazenda.

(entre as quais)

- deve a Paulo da Silva 16$280 réis.

-deve a Francisco de Siqueira genro de João Maciel por Antonio da Cunha 3$360 réis.

-deve a Gaspar de Brito vinte pesos 6$400 réis.

- deve-se mais a Mathias de Oliveira - de Thomé Martins da legitima que lhe coube de sua mãe Leonor Leme mulher que foi do dito Thomé Martins e da herança que herdou  de Matheus Leme seu avô que tudo estava entregue ao dito Thomé Martins a quantia de 75$525 réis.

 

Fica liquido para se partir entre o viúvo e os herdeiros 36$035 réis.

Fica para se partir entre 4 herdeiros 12$010 réis e cabe a cada um 3$002 réis.

 

Quinhão:

-que se deu a João Leite

- que se tirou para os órfãos filhos de ---- Pedroso e se deu ao curador que é Baptista Maciel.

 

fls. 376

- Confessou Catharina de Aguiar mulher do defunto Paulo da Silva por si e como curadora de seu filho estar paga de Thomé Martins de tudo que era a dever a seu marido, 16$280 réis que assinou por ela seu filho procurador Antonio da Silva.

- Confessou Manuel Marinho procurador de Paulo Marquez Catalão de ter recebido (...).

- Digo eu Matheus Martins morador nesta vila de São Paulo que estou pago e satisfeito de meu pai Thomé Martins da legitima que me ficou por morte de minha mãe Leonor Leme  e do que me coube por morte e falecimento de meu avô Matheus Leme.

- Confessou Mathias Peres estar pago de seu sogro Thomé Martins da legitima de sua mulher assim da fazenda que lhe cabe neste inventário como das peças.

 

Estou pago da quantia que Ignez Pedroso minha irmã me era a dever no seu testamento a qual me pagou o seu testamenteiro a qual quitação lhe passei eu seu procurador. Francisco Rodrigues.

 

Digo eu Maria Moreira que é verdade que recebi de meu cunhado Thomé Martins um gibão de tafetá como testamenteiro de sua mulher Ignez Pedroso por me deixar no seu testamento m’o desse e por ser verdade pedi a meu marido Innocencio este fizesse e assinasse por mim hoje 6-1-1638 Assino por ela Maria Moreira.

 

Digo eu Marianna Pedroso que recebi de Thomé Martins uma saia que me deu minha tia Ignez Pedroso sua mulher por deixar m’a desse e roguei a meu tio Innocencio Preto este fizesse por mim e assinasse hoje 6-1-638 anos. - Marianna Pedroso.

 

Digo eu Dionizia de Góes que recebi de Thome Martins um manto de sarja que deixava sua mulher Ignez Pedroso de esmola em seu testamento e roguei a meu filho Francisco Sanches que esta quitação por mim assinasse, hoje 1-4-1641 Francisco Sanches.

 

Dizemos nós João Moreira e Innocencio de Brito como testamenteiro que ficamos por morte e falecimento do padre Gaspar de Brito que estamos pagos e satisfeitos de tudo o quanto o velho Thomé Martins era a dever no dito inventário o qual ficou por testamenteiro de sua mulher Ignez Pedroso São Paulo 14-8-1647 Innocencio de Brito - João Moreira.

 

Digo eu padre Frei Leão que estou pago do senhor Thomé Martins da quantia --- que sua mulher Ignez Pedroso fez menção. derradeiro de outubro de --- Frei Leão ---

 

Aos tres dias do mes de novembro de mil seiscentos e quarenta e ---- de São Paulo Thomé Martins como testamenteiro neste inventário e João Leite como curador e tutor de seus sobrinhos filhos que ficaram de seu irmão ---- Pedroso  e pelo juiz foi mandado ao testamenteiro desse e entregasse ao tutor o que tivesse em seu poder tocante aos ditos órfãos e o dito tutor e curador se dava por entregue delas.- Thomé Martins - João Leite.