PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Regina Junqueira)

 

Gonçalo da Costa e sua mulher Agueda de Abreu, enteada de Francisco Maldonado e filha de Joana Camacha.

Não constam na Genealogia Paulistana.

Gonçalo e sua irmã Lucrécia foram tutelados de Pero Cubas.

Lucrécia já era falecida em 1599, deixando por herdeira “Joana índia da terra avó da dita moça que não podia herdar a dita sua avó por ser escrava”. Pela redação do testamento de Gonçalo, cremos que Lucrécia foi meio irmã de Gonçalo, filha de india, faleceu sem herdeiros.

 

Agueda e seus irmãos foram órfãos tutelados por seu irmão Manoel Alves, cunhado de Gonçalo.

 

Deixaram o filho Jorge, nascido por 1596, tutelado de José de Camargo e Manoel Godinho de Lara, ambos parentes do órfão.

José de Camargo só poderia ser parente do órfão por sua sogra Ana Camacho.

 

GONÇALO DA COSTA e sua mulher Agueda de Abreu

Inventário e Testamento

 

SAESP, vol 1, fl 283

Data: 16-7-1599

Local: Vila de São Paulo, pousadas de Francisco Maldonado

Juiz: Gaspar Cubas

Declarantes: Francisco Maldonado e Joana Camacha, mãe de Agueda

Avaliadores: Bernardo de Quadros e Pero de Moraes

 

TESTAMENTO de GONÇALO DA COSTA

 

Em nome de Deus Amen

Saibam quantos esta cédula de testamento virem e ouvirem saúde em Jesus Cristo Nosso Senhor que de todos é verdadeira salvação como eu Gonçalo da Costa estando doente em todo o meu juízo perfeito roguei a Gonçalo da Motta que esta cédula de testamento me fizesse  para por ela descarregar minha consciência até primeiramente disse que encomendava sua alma a Nosso Senhor Jesus Cristo que do nada a criou e remiu pelo seu precioso sangue e pelos merecimentos de sua morte e paixão lhe queira perdoar os pecados e assim pede à Virgem Mãe Nossa Senhora que seja sua advogada intercessora diante de seu Bento Filho e lhe queira alcançar perdão deles e o mesmo pede a toda corte celestial roguem por ele a Nosso Senhor que lhe dê a glória a sua alma para o que a criou amen.

Item disse e declarou que era casado com Agueda de Abreu da qual tem um filho por nome Jorge aos quais deixa herdeiros de toda a sua fazenda e terça que lhe couber.

Item disse e declarou o dito testador que seu corpo seja enterrado no mosteiro da Companhia de Jesus ao qual mosteiro darão dois cruzados para a dita casa.

Item declarou o dito testador que deixa de esmola a Nossa Senhora do Carmo uma poltra preta porquanto é irmão da dita casa.

(Encomenda missas)

Item disse e declarou o dito testador que a ele lhe ficaram devendo quinhentos cruzados ou que na verdade se achar no inventário que está em poder do escrivão Antonio de Siqueira em Santos cujo inventário está na mão do escrivão nesta vila de São Paulo Belchior da Costa por morte de seu pai ficou Pedro Cubas por seu tutor dele dito testador e de uma irmã sua por nome Lucrecia da Costa já defunta por cuja herdeira ficou por herdeira Joana índia da terra avó da dita moça que não podia herdar a dita sua avó por ser escrava que por direito vinha ele testador a herança da dita sua irmã defunta por não haver outros herdeiros que pudessem herdar a parte da dita sua irmã Lucrecia da Costa que eram quinhentos cruzados outro tanto ele testador herdou e portanto mando que minha mulher e filho que o arrecade por morte dele testador.

Item disse e declarou mais ele dito testador que a conta dos quinhentos cruzados que couberam a parte dele testador lhe deu seu tutor Pero Cubas cento e tantos mil réis ou o que na verdade se achar como se verá por uma escritura que o dito Pero Cubas fez a ele testador de oitenta mil réis lhe deu mais um conhecimento do dito Pero Cubas a ele testador de vinte mil réis e todo o mais restante dos ditos quinhentos cruzados lhe ficava devendo o dito Pero Cubas seu tutor e mando nos meus herdeiros se arrecadem do dito Pero Cubas.

Item disse e declarou mais ele testador que afora estes quinhentos cruzados tem sete cartas de datas de terra dadas de sesmaria e de compra.

Item declarou que devia a Custódio de Aguiar dez cruzados e uma pataca.

Item disse que devia a João Moreira três cruzados a conta do qual deu uma pataca a Bernardo de Quadros procurador do dito João Moreira e a demasia lhe pagarão que são oitocentos e oitenta.

Item disse e declarou que deve mais cinco alqueires de sal a Henrique da Cunha.

Item disse e declarou que devia cinco cruzados a Domingos Rodrigues fundidor.

Item disse e declarou que devia a Jerônimo Rodrigues dois tostões e a Jerônimo de Lara três tostões.

Item declarou que ele devia dezenove cruzados a seu cunhado Manoel de Alves a conta dos quais pagou a Pero Martins pelo dito Manoel Alves mais nos dezenove cruzados o quinhão do lanço das casas em que tinha parte a mulher dele testador o qual lanço o dito Manoel Alves vendeu por em cheio a ele testador como tutor que era e é dos irmãos da mulher dele dito testador o que não podia fazer o dito Manoel Alves.

Item disse que devia um tostão a Manoel de Sanches.

Item disse que devia a Francisco Pereira (...)

Item disse que devia a Belchior da Veiga tres tostões (...)

 Item declarou que venderam um casal de peças a André de Escudeiros no qual há uma criança que diziam ser filho dele testador pelo que ficara ele testador com André de Escudeiros a lhe tornar a todo tempo que ele quizesse tirar e disto sabe Gaspar Cubas ... Pero Nunes e seu genro o qual mando a minha mulher que o tire se quizer e por aqui houve este testamento por acabado e rogou a mim Gonçalo da Motta que lho fizesse no qual ele assinou comigo e eu como testemunha me assinei aqui hoje vinte e três de junho de mil quinhentos e noventa e nove anos com as testemunhas abaixo nomeadas.

Gonçalo da Motta – Francisco Maldonado – Bernardo de Quadros – Domingos Fernandes Nobre – Gaspar Cubas – Domingos de Góis – Paulo Lopes

 

TESTAMENTO de AGUEDA DE ABREU (resumo)

3-7-1599

 

Saibam quantos esta cedula de testmento virem como eu Agueda de Abreu mulher de Gonçalo da Costa por não saber o dia nem a hora em que Nosso Senhor seja servido de me levar desta presente vida para seu eterno descanço e sempiterno céu (...) ordenei esta cédula de testamento da forma seguinte:

Primeiramente (encomenda a alma)

Pede para ser enterrada no mosteiro de Jesus, na cova do pai dela.

Pede missas

Declara ser casada com Gonçalo da Costa de quem tem o filho Jorge de dois anos, que deixa aos cuidados do “pai” Francisco Maldonado e da mãe Joana Camacha.

Deixa o marido e o filho por herdeiros universais.

Escrito a rogo pelo padre Gaspar Sanches, presentes as testemunhas João Soares – Luiz Fernandes – Gaspar Nunes – Luiz de Haro – Domingos Dias – Francisco Maldonado

 

BENS

- Sitio com casa de palha que foi de Belchior da Veiga

- Gado, porcos

- Roupas e objetos de uso pessoal e de casa

- Um espelho

- Éguas

 

 

Auto de CURADORIA: 26-9-1599

Curador: José de Camargo, por ser parente do órfão, fiador seu sogro Domingos Luiz

 

Segue o leilão dos bens do órfão

 

Seguem quitações dadas por José de Camargo.

 

Quitação dada pela Companhia de Jesus  em 21-2-1601 a Domingos Martins, como testamenteiro de Agueda de Abreu.

 

TERMO DE CURADOR: 5-7-1604

Curador: Manoel Godinho, por ser parente dos filhos de Gonçalo da Costa

 

18-3-1621

Manoel Godinho de Lara é chamado para dar contas deste inventário, em despacho publicado no dia 20, ultimo termo deste inventário.