PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 6º, 221, 2-1 Gaspar Cubas, falecido em 1648, casado com Izabel Sobrinha falecida em 1619 filha de Joanne Annes Sobrinho e 2a. Izabel Duarte.

 

Subsídios à Genealogia Paulistana

 

Gaspar Cubas, nascido em Santos por 1571, casou com Izabel Sobrinha falecida em 1619 (SAESP vol. 5º, neste site)

 

GASPAR CUBAS

Inventário e Testamento

 

Vol 37, fls 47 a 79

Data: 2-5-1648

Local: Vila de São Paulo, nas casas que ficaram do defunto Gaspar de Cubas o velho

Juiz dos Órfãos: Dom Simão de Toledo Pizza

Escrivão: Domingos Machado

Avaliadores: Manoel da Cunha e Domingos Machado

Declarante: Caterina Cubas, como cabeça de casal

 

Titulo dos filhos:

- Fran.co Cubas;

- Izabel de Cubas, já defunta

--------------------

--------------- depositário ---------

- uma sobrinha de ------------------- ficou de Joam Baptista

- Catherina Cubas, solteira

- Gaspar Cubas Frr.ª, casado.

 

Filhos bastardos:

Bras e Pedro digo Bras de idade

 

TESTAMENTO

 

Aos 3-5-1648 estando eu Gaspar Cubas, morador na vila de São Paulo, em a minha fazenda em uma cama, determinei fizesse testamento.

Encomenda a alma.

Declaro que sou filho de Diogo Gonsalves Ferreira e de Francisca Cubas moradores que foram na vila de Santos, já defuntos, havido de legitimo matrimonio.

Declaro que fui casado na vila de São Paulo com Isabel Sobrinha que Deus haja, e entre ambos tivemos os filhos seguintes que hoje são vivos a saber Fr.co Cubas, Gaspar Cubas Ferreira, Izabel Cubas, Maria Cubas e Anna Sobrinha.

--------------------------

------------------------------------------ a dita Izabel é já ----------------

/ declaro que a dita minha filha Izabel Cubas casei ---------------------- com Sebastião da Costa já defunto o qual ----------- falecimento de sua mãe a torne a casar com Luis Soares ------------- ------------------- lhe prometi em cujo tempo Deus --------------------.

/ declaro que outrossim em vida de sua sobrinha -------------------------------------------- M.el Home e lhe tenho dado seu dote.

/ Declaro outrossim que casei Francisca Cubas com Gaspar Home ---- em vida de sua mãe Izabel Sobrinha e lhe tenho dado tudo que lhe prometi.

/ Declaro que casei Anna Sobrinha com Joam Bautista -------- do falecimento de Izabel Sobrinha e lhe tenho dado seu dote, aqui entrou a legitima que lhe tocou a de sua mãe.

/ Declaro que tenho pago a meu filho Gaspar Cubas ?Ferreira a legitima que lhe coube herdar por morte de sua mãe depois que casou.

/ Declaro que tenho pago a legitima que lhe tocava por morte de sua mãe Izabel Fr.co Cubas.

/ Declaro que devo a legitima que lhe coube por morte de sua mãe a minha filha Catherina Cubas. Assim quero e mando que seja inteirada de sua legitima e do que de mim lhe tocar nas casas e quintal que moro na vila por ser mulher mal disposta e enferma e até agora me acompanhar e servir as quais legitimas inteirarão nas ditas casas nas que foram avaliadas e ficando alguma quantia se lhe inteirará do remanescente.

----- -------- ---------------- as quais --------- e legitimas se de logo a entregue ----------- se saber reger e governar a irmã declaro -------------- Anna dos Reis e outros benefícios as que ---------- de que está entregue empossada a saber --------------- Irmã Brisida, Domingas, Margarida, e Jenerosa -------- criança de peito estas que não entrem em partilhas ------------- declarando que a filha de Jenerosa por nome --------------- com sua mãe e marido que as mais peças que lhe couberem ---------------- serão, M.el, Jorge, Anna, e rogo a meus filhos ---------------- ------------------------------ isto por estar minha v.te.

Declaro que lhe tenho dado mais 13 colheres de prata e ----- garfo de prata e uma tamboleira (...)

E rogo a meus filhos não vão contra isto com ------ de benção que são poucos e para amparo e agasalho de sua -------- e gasto por ser de pouca saúde e ele não querer ----- por me servir e acompanhar mando que nunca a obriguem nem constranja a casar pois eu não casei por ela ----- quero como casava como as mais irmãs.

Deixo e nomeio por meus testamenteiros a meus filhos ambos juntos e cada um por si a saber Fr.co Cubas, Gaspar Cubas Ferreira.

(...) que tenho dois filhos naturais que ------- deve ------------- nome Bras, e outro por nome Pedro, os quais juntos e a ------ e sua irmã Catherina Cubas ---------- de esmola de meu fato de meu uso e brim branco como do reino declaro que uma espingarda que dei a Bras a muito tempo é sua -----------------.

mando que o dia do meu enterramento que será na matriz desta - na cova de minha mulher Isabel Sobrinha, se me diga um oficio (...).

(...) e mando que a dita minha filha Catherina Cubas reparta meu fato entre seus irmãos ---- e Pedro como lhe parecer e assim mando e --, a Tristão acompanhe sua irmã Catharina Cubas e Anna Sobrinha fazendo como ordeno e deixo a meu filho Fr.co Cubas por seu tutor e curador os ditos moços para que olhe por elas como irmãos que são seus e rogo a Estevão Sanches e Pontes que é o meu testamenteiro me escrevesse e assinasse comigo como testemunha que o fiz por mes e ano atras escrito.

E assim mando que nenhum de seus irmãos não as constranja as ditas minhas filhas digo a que se saiam desta casa e fazenda onde as deixo porque querem viver juntas e olhar uma por outra o que outrossim encomendo aos ditos seus irmãos não vão conta isso. G.par Cubas // Estevão Sanches e pontes / Preto // Gp.ar Cubas Fr.ª // Belchior da Cunha // An.to Soares // Ant.º de Siqr.ª Caldr.ª // Ant.º Prz de Siqr.ª //

Cumpra-se 5-8-1648 - Costa.

Cumpra-se 6-8-1648 - Lima

 

Avaliações, prata lavrada, ferramentas, animais.

 

Aos 24-9-1648 na paragem chamada Goibinasinga, sitio, casa e fazenda do defunto Gaspar Cubas o velho, para avaliação.

 

Gente forra, dividas que deve esta fazenda.

Deve a:

- sua filha Catarina Cubas da legitima que lhe coube por morte de sua mãe 30$330 rs;

- a Jorge Glz do tempo do seu arrendamento 1$150 rs;

- a seu filho Fran.co Cubas de dinheiro de empréstimo 7$040 rs.

 

Foram citados os herdeiros para partilhas, e bem assim Antonio Soares por si e por seus irmãos órfãos e por todos juntos me foi dito que não queriam nada e somente Fran.co Cubas, Gaspar Cubas e Catarina Cubas me foi dito que queriam herdar. 20-9-1648

 

Procurador alidem a Catarina Cubas: a Giraldo Correa o velho

Procurador alidem ao órfão filho que ficou de Luis Soares: aos 24-9-1648 a Antonio Soares para procurar nestas partilhas por seu irmão órfão, e ele declarou que não queria nada por parte do dito órfão.

 

Terça: 79$363 rs que foi ente a Fran.co Cubas e a Gaspar Cubas como testamenteiros para que paguem os legados e o mais entreguem a Catarina Cubas e aos bastardos no termo do testamento do defunto.

liquido para partir entre 3 herdeiros 158$726 rs,coube a cada um 52$903rs.

 

Quinhão das dividas o qual foi entregue a Catarina Cubas para pagar as dividas e pagar-se o fim da legitima que lhe coube por morte de sua mãe, e por ela assinou seu procurador Giraldo Correa o velho. (aa) Geraldo Correa Sardinha.

 

- quinhão de Catarina Cubas, assinou por ela seu procurador Giraldo Correa o velho (aa) Geraldo Correa Sardinha

- quinhão de Fran.co Cubas (aa) Fr.co Cubas

- quinhão de Gaspar Cubas (aa) Gp.ar Cubas Ferr.ª

 

Partilha de gente forra

 

fls. 73 - aos 25-9-1648  termo de juramento a Fran.co Cubas para tutor e curador dos órfãos seus irmãos bastardos Bras e Pedro.

 

Quitações pias,

 

fls. 78: aos 30-3-1662 foram apresentados estes autos de testamento inventário do defunto Gaspar Cubas