PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 4º, 432, 2-5 Anna Tenório, falecida em 1690, foi 1.º casada com Belchior Barreiros, natural de Braga, viúvo 1.º de Luiza Rodrigues, f.ª de Manoel Rodrigues e de Maria Gonçalves, de quem não teve filhos; viúvo 2.ª vez de Maria Ribeiro, f.ª de Pedro Domingues e de Maria Mendes, da qual deixou 2 f.ºs: Gaspar Barreiros e Pedro Domingues Barreiros, descritos em Tit. Domingues.

Faleceu Belchior Barreiros em 1674 e foi f.º de Gaspar Barreiros e de Margarida Antonia (C. O. de S. Paulo);.

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

 

Gaspar Barreiros, natural do Arcebispado de Braga, estava em Pernambuco por ocasião da invasão holandesa. Foi casado com Margarida Antonia de quem teve 12 filhos, dos quais apenas três eram vivos em 1646:

- Belchior Barreiros, o mais velho, nascido por 1616. (SL. 8º, 122, 2-6 e SL. 4º, 432, 2-5)

- Maria Barreiros, casada com Gonçalo Fernandes, moradores em Pernambuco.

- Domingos Gil Revelhão, nascido por 1631, em 1646 estava em Angola.

 

Teve, tambem, Gaspar a neta:

- Agueda Rodrigues, legatária do avô.

 

GASPAR BARREIROS

Inventário e Testamento

 

SAESP - vol. 33, fls. 73 a 83

Autos do Inventário: 8-5-1646

Local: vila de São Paulo, em pousadas de Belchior Barreiros, filho maior do defunto.

Juiz dos Órfãos: Dom Simão de Toledo.

Escrivão dos Órfãos: Luis dandrade

Avaliadores: Manuel da Cunha e Domingos Machado

Declarante: Belchior Barreiros, filho do defunto

 

Título dos Filhos:

- Belchior Barreiros, de idade de 29 anos, pouco mais ou menos.

- Maria Barreiros, casada em Pernambuco com Gonsallo Fernandes.

- Domingos, de idade de 13 para 14 anos.

 

TESTAMENTO

 

Em nome de Ds. amem.

Aos 12-4-1646 estando eu Gaspar Barreiros, doente em uma cama, vendo-me carregado de anos e achaques que a muita idade tras consigo, (...) dispos de minhas cousas da maneira seguinte:

Encomenda a alma, o corpo vá amortalhado no habito do seráfico padre São Francisco e sepultado na igreja dos mesmos religiosos.

Pedido de missas.

Declaro que sou natural do arcebispado de Braga, e que me ficaram, e cabe haver por herança umas casas de sobrado que estão no arrabalde da cidade de Braga aonde chamam São Miguel o anjo, que ficaram empenhadas por 80$000 rs em mãos de marianos, e assim mais outras casas de sobrado defronte da porta do Souto que ficaram empenhadas a Fernão toscano de - por 100$000 rs, as quais casas se compraram a um fulano de Carvalho e sua mulher Ines da Serra que as ----------- casas que ficam na -0 me foram dadas de dote e assim mais possuo no dito arcebispado algumas terras e herdades que andam alheadas e me pertencem direitamente de que tinha títulos que com a ocasião do inimigo de Pernambuco se me perderam e os originais estão na dita cidade de Braga, assim todos estes bens são de meus herdeiros.

Declaro que fui casado com Margarida Ant.ª de que tive doze filhos e filhas, e de todos eles ao presente não são vivos mais que três a saber: Maria Barreiros, Belchior Barreiros e Domingos Gil Revelhão, que foi em Comp.ª do padre Frn.co Pais Fr.ª para Angola os quais todos são meus legitimos herdeiros.

Deixo por meu testamenteiro ao dito meu filho Belchior Barreiros e por tutor e curador do dito seu irmão Domingos Gil.

Declaro que deixo em poder do dito meu filho e testamenteiro 32$000 rs em dinheiro que ouve de esmolas e assim mais minha cama e fato de casa, toalhas e guardanapos, alem de uma caixinha que é de Simão Vieira, criado que foi do dito padre Francisco Paes Ferreira, a qual se lhe entregará por pertencer-lhe.

Declaro que este dinheiro que o dito meu filho tem tirei de esmolas para uma neta minha por nome Agueda Roiz a qual se for viva se lhe darão 10$000 rs e outro tanto ao meu filho D.os Gil por lhos dever alem de me haver sido leal companheiro e me servir a meu gosto e sendo caso seja falecido e não apareça, em tal caso o dito meu testamenteiro mandará dizer os ditos 20$000 rs em missas por minha alma nesta vila de são Paulo aonde os terá em si até se saber a certeza e sendo que se mude desta vila deixará a Aleixo Jorge ou a Jorge de Souza seu irmão o dito dinheiro para me cumprirem os ditos legados.

(...) e roguei a Fran.co Baldaya por mim fizesse e assinasse por eu não estar capaz de o poder fazer e eu Frn.co Baldaya o fiz e assinei a rogo do dito testador. Francisco Baldaya.

Aprovação: 14-4-1646, nas casas de morada de Gaspar Barreiros.

Cumpra-se S. Paulo 26-4-1646 - Amaral

Cumpra-se 26-4-1646 - Lima

 

Testamento de Gaspar Barreiros aprovado pelo tabelião nesta vila de São Paulo, Manoel Coelho da Gama, fechado e lacrado com seis lacres.

 

Bens móveis, dinheiro.

 

fls. 79: procurador alidem ao órfão Domingos: a Bertolomeu Fernandes de Faria.

 

Este inventário me não compete por serem os herdeiros dos bens ausentes. Avoque-se ao Juizo do Provedor dos defuntos e ausentes para que proverá nele como lhe parecer justiça. S. Paulo 19 de julho de 646 - D.S. Tolledo Pizza.

 

fls. 81: estou entregue dos 10$000 rs que o testador deixou a meu irmão Domingos Gil (...) S. Paulo 22 de fevereiro de 662. - Belchior Barreiros.

 

Ajuntou o testamenteiro a quitação da Misericordia e procuração de Agueda Roiz Barreiros para cobrar os 10$000 rs de que está entregue em seu poder e os 10$000 rs de D.os Gil. S. Paulo 22 de fevereiro. O Promotor.

 

fls. 82 quitações pias.

 

fls. 83: digo eu Belchior Barreiros como procurador bastante que sou por procuração de Agueda Roiz estou entregue dos 10$000 rs que o defunto Gaspar Barreiros deu para a sua neta Agueda Roiz e por o ter recebido por conta da dita a credora passei esta por mim assinada hoje 19-2-662.- Belchior Barreiros.