PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

Garcia Rodrigues e Martha Martins, pais de:

- Diogo Dias

- Agostinha Rodrigues casada com Diogo Rodrigues

- filha não nominada, falecida antes da partilha.

- Messia Rodrigues, bastarda, falecida durante o inventário

 

Não são identificados na GP, embora os nomes e apelidos remetam aos mais antigos povoadores da Capitania de São Vicente

 

 

GARCIA RODRIGUES

Inventário e Testamento

 

SAESP Vol. 7, fls. 495 a 506

Testamento: 5-12-1629

Inventário Data: 6-10-1646

Local:. vila de São Paulo

 

fls. 497 - TESTAMENTO

 

Em nome de Deus amem ---- (linhas em branco)----------- em meu perfeito juízo quiz fazer ---- como cristão declarar minhas cousas por não saber o dia nem a hora em que Deus será servido levar-me para o seu reino.

(encomendações pias)

(...) meu corpo seja enterrado na igreja matriz desta vila.

(pedidos de missas)

Declaro que sou casado com Martha Martins ha muitos anos de que temos duas filhas e um filho os quais herdam minha fazenda e assim deixo á dita minha mulher minha terça para que faça com minha alma como eu fizera pela sua e do remanescente se me pagarão meus legados.

Declaro que os serviços que temos do gentio da terra são forros e quero e sou contente enquanto meus filhos não tiverem idade fiquem encabeçados na dita minha mulher.

Declaro que tenho em meu poder uma menina por nome Bastiana mameluca filha de Victoria serviço meu a qual quero e sou contente fique livre sem ser obrigada a servir alguem e vá para aonde quizer como livre e forra que é.

Declaro que - negros de ---- (várias linhas em branco) ------ uma menina por nome Messia que hoje está comigo - em minha fazenda do que se lhe ----- parte dando não a deixo forra sem obrigação de serviço.

(declara dividas)

E assim peço a Deus Nosso Senhor perdão de todos os meus pecados e as justiças de Sua Magestade deem cumprimento em todo e por todo a este meu testamento como nele se contem testemunhas que presente estavam Diego Rodrigues de Salamanca que a ele roguei este fizesse e por mim assinasse e Balthazar de Moraes Dom Francisco de Lemos Agostinha Rodrigues Messia de Moraes Simão Velho Rufina Rodrigues Ignez Rodrigues. São Paulo 5 de dezembro de 629 anos. - A rogo do testador e por mim Diego Rodrigues - Balthazar de Moraes - Garcia Rodrigues o velho - Simão Velho - Dom Francisco de Lemos. A rogo de Agostinha e de Ignez Rodrigues e de Messia de Moraes e de Rufina Rodrigues Diego Rodrigues e Salamanca.

Cumpra-se: Toledo.

 

fls. 500

Ao primeiro dia do mes de fevereiro de mil e seiscentos e sessenta e dois anos nesta vila de São Paulo fazia o Ilmo. Sr. Prelado Administrador o doutor Manuel de Sousa de Almada por mercê de Deus foram apresentados estes autos de testamento e inventário do defunto Gaspar Rodrigues de quem é testamenteiro Inofre Jorge os quais fiz conclusos ao dito senhor de que fiz este termo e o padre Antonio Raposo que o escrevi.

 

(seguem-se Vista).

Avaliações, dividas que devem a esta fazenda, gente forra.

 

Termo de procurador  da viúva: Francisco Correa de Lemos.

 

fls. 504

Certifico eu Luiz de Andrade escrivão dos orfãos que citei as partes herdeiras neste inventário e por Diogo Rodrigues casado com Agostinha Rodrigues que não queria nada e que a filha bastarda Messia Rodrigues era morta e Diogo Dias disse não  queria nada e largava tudo a sua mãe de que passei a presente aos seis dias do mes de outubro de mil e seiscentos e quarenta e seis anos. Luiz de Andrade.

 

Soma a fazenda 13$820 réis.

- cabe a viúva 6$910 réis

e de outra quantia se tira a terça que importa  2$303 réis

Fica para se partir entre dois herdeiros 4$607 réis que  partidos ao meio cabe a cada um 2$303 réis.

De que não se fez quinhão por ser cousa pouca e tudo foi entregue a viúva e de como se houve por entregue assinou por ela seu filho Diogo Dias de que fiz este termo Luiz de Andrade escrivão dos órfãos o escrevi. Diogo Dias.

 

fls. 506

Aos 20-10-1646 nesta vila de São Paulo capitania de São Paulo partes do Brasil,  nesta dita vila em pousadas do juiz dos orfãos dom Simão de Toledo apareceu Martha Martins a quem o dito juiz deu juramento dos Santos Evangelhos em que poz a mão e prometeu de tudo guardar e cumprir o deduzido neste termo encarregando-lhe o dito juiz administrasse e ensinasse a seus filhos nos bons costumes a saber os machos a ler e escrever e todos os mais bons costumes e as femeas a coser lavrar e todos os mais bons costumes e ela o prometeu fazer debaixo do dito juramento e apresentou por seu fiador e principal pagador a Francisco Correa de Lemos o qual se obrigou a que sendo caso que a dita viúva não olhe como tem de obrigação ele dar conta - bens ------- de que fiz este termo em que assinaram eu Luiz de Andrade escrivão dos orfãos o escrevi - Francisco Correa de Lemos - Assino a rogo de minha mãe Martha Martins Diogo Dias - Dom Simão de Toledo Piza.