PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 3º, 546, cap. 7º; Izabel Paes Borges de Cerqueira casou em 1631 em SP com Francisco de Miranda Tavares, natural da Beja, falecido 1643 no sitio Tambore, SP; com 5 filhos. 1-1 a 1-5.

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

 

Francisco de Miranda Tavares inventariado em julho de 1642, com testamento aprovado em 21-5-1641, onde não consta o cumpra-se.

Francisco e Izabel tiveram os filhos, nascidos por:

1- Catharina, 1631

2- Luiz, 1632

3- João, 1633

4- Francisco, 1636

5- Maria, 1639

 

notar em:

SL. 6º, 548, Cap. 9º Ana Leme de Brito, foi casada com o Sargento-mor José Martins César, natural de S. Paulo, f.o de Francisco César de Miranda, natural de Portugal e de Ana Peres de Menezes, natural de S. Paulo (1)

(1) Pedro Taques escreveu ser Francisco Cesar de Miranda f.º de outro do mesmo nome e de Anna Peres Leme, os quais descrevemos no V. 3.º pág. 547; entretanto cremos errada essa opinião por duas razões: 1.ª porque o do V. citado, que pertence à família Borges e Cerqueira, foi casado com Maria Dias de Chaves, e, somente desta, menciona no seu inventário 3. f.ªs; 2.ª porque João Martins Pedroso em seu casamento declara ser seu avô paterno Francisco Cesar de Miranda, natural de Portugal e casado com Anna Peres de Menezes, pelo que acreditamos que o pai de José Martins Cesar não é o descrito em Tit. Borges de Cerqueira no V. 3.º citado, pois que este era paulista e tinha, além disso, mais o apelido final: Tavares

 

FRANCISCO DE MIRANDA TAVARES

Inventário e Testamento

 

Vol 14, fls 67 a 90

Inventariado: Francisco Dias que morreu no sertão

Data: 15-7-1642

Local: vila de São Paulo, na paragem Tamboré, sitio e fazenda do defunto Francisco de Miranda.

Juiz: Manuel Coelho da Gama

Escrivão: Luiz de Andrade

Avaliadores: Domingos Machado e Vicente Dias Leme

Declarante: a viúva Izabel Paes, assinou por ela a seu rogo Gaspar Barreto

 

Titulo dos filhos:

1- Catharina, de idade de 10 anos

2- Luiz, de idade de 9 anos

3- João, de idade de 8 anos

4- Francisco, de idade de 5 anos

5- Maria, de idade e 2 anos.

Todos pouco mais ou menos.

 

TESTAMENTO

 

Aos 20 dias do mes de maio de mil e seiscentos e ---------, estando ------- Miranda enfermo,  ordeno meu testamento.

Encomenda a alma, pedido de missas, seu corpo seja enterrado na Igreja Matriz desta fila em caso que o dito templo - será na Nossa Senhora do Monte do Carmo --------.

Declaro que sou casado com Izabel Paes de quem tenho cinco filhos a saber --- por nome João e Francisco ------ ---------- ---------- testamentei--- filhos de -------------------------.

(...) roguei este ---- e assinasse a João Martins de Heredia o qual assinou comigo dia e mes e ano acima - declaro que por eu não poder assinou por mim meu cunhado - Assino por o testador João Martins de Heredia.

Aprovação: aos 21-5-1641 nesta vila de São Paulo em pousadas do vereador João ---  aqui morador, aonde eu publico tabelião fui chamado, em minha presença e das testemunhas ao diante nomeadas por Francisco de Miranda Tavares me foi ---- (...) o qual testamento --- sua mão a minha e eu tabelião o tomei e aprovo. Testemunhas que foram presentes o Capitão ---- Tavares e o Capitão Francisco Rodrigues da Guerra e o vereador João Martins de Heredia e Antonio de Barros  outrossim vereador e Braz Cardoso  todos moradores nesta vila que assinaram e por o testador não poder assinar rogou por ele assinasse -- João Martins de Heredia e assim tambem foram testemunhas Lucas Pedroso e o Capitão Fernão Dias Paes e eu Domingos da Motta tabelião publico judicial e notas o escrevi.

 

 

Avaliações, ferramentas, animais, gente forra,

 

Procurador á viuva: Francisco Barreto

Procurado á lide aos órfãos: a Pedro Vaz de Barros o moço

 

Dividas que deve o casal, deve a:

- Antonio Vieira da Maia se deve do --- arrendamento

- Leonor Leme mãe da viuva 1$600 rs.

- Francisco Barreto declarou a viuva dever 2 patacas $640 rs.

- a João Barreto 5 patacas 1$600 rs.

 

Fazenda liquida 58$300 rs.

 

fls. 81 e houve o dito juiz dos órfãos estas partilhas por feitas e acabadas e as julgou por sentença á revelia das partes e que tudo entregou a viuva que deu por seu fiador a Francisco Barreto seu cunhado.

 

Quitações pias .

(entre elas)

- certifico eu Frei Manuel da Conceição -------- Convento de Nossa Senhora do Carmo, desta vila de São Paulo, que eu ---- Izabel Paes esmola dos legados de ---- Francisco de Miranda Tavares convem a saber de acompanhamento, missas, (...) lhe dei esta por mim feita e assinada a 4-11-1643 - Frei Manuel da Conceição.