PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 1º, 503, Cap. 2º, Francisco Bueno, falecido em 1638, casou-se em 1630 em S. Paulo com Filippa Vaz f.a. de Francisco João Branco e de Anna de Cerqueira. Teve Francisco Bueno 2 f.os. que são:

1-1 Anna de Cerqueira

1-2 Bartholomeu Bueno da Silva (de alcunha: o Anhanguera):

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

 

Francisco Bueno, falecido em 1638 no sertão, e Filippa Vaz tiveram os filhos, nascidos por:

1- Ana, 1633

2- Bartholomeu, 1634

 

nota: inventário de Custodio de Paiva, SAESP vol 2º, neste site

Sobre Francisco Bueno e seu filho Bartolomeu Bueno, o Anhanguera, sertanistas e bandeirantes, consultar as obras de Carvalho Franco, Taunay, Alfredo Ellis.

 

FRANCISCO BUENO

Inventário

 

Vol 14, fls 5 a 64

Data: -- de julho de 1638

Local: vila de São Paulo, em pousadas de ------ Francisco João, morador nesta vila

Juiz dos Órfãos: Dom Francisco Rendon de Quebedo.

Escrivão: Ambrosio Pereira

Avaliadores: Manuel da Cunha e Manuel Alvres de Sousa

Declarante: a viuva Felippa Vaz mulher que ficou do defunto Francisco Bueno, assinou a seu rogo Calixto da Motta tabelião desta vila.

 

Titulo dos filhos:

- Ana, de idade de 4 anos

- Bartholomeu, de idade de 3 anos

Todos pouco mais ou menos.

 

Avaliações, sitio do defunto na paragem em Geragoá, gado.

Avaliação do gado do defunto em Mequeriby, casas da vila

 

 

fls. 14: aos 20-11-1638  foi mandado vir perante o juiz a Amador Bueno tio dos órfãos filhos do defunto Francisco Bueno para ser curador dos ditos órfãos, e pelo dito Amador Bueno foi dito que ele era curador dos órfãos filhos do defunto Bartholomeu Bueno seu irmão e era homem velho e carregado de filhos e não podia ser curador dos ditos órfãos e que somente pela obrigação que tinha aos órfãos somente seria curador enquanto se fazia o inventário e se fizessem partilhas e acabasse o inventário e que depois fizesse ele dito juiz outro curador o que visto pelo juiz assim o houve (...).

 

Dividas que devem a fazenda

(entre elas)

- deve Gaspar Gomes por um assinado 100 pesos - 32$000 rs

Deve mais o dito Gaspar Gomes por outro assinado outros 100 pesos que lhe deu seu avô á menina órfã Anna e a ela dita órfã pertencem somente.

 

Dividas do rol do defunto

 

Dividas que deve esta fazenda:

- deve a Maria Ribeiro irmã do defunto 5$920 rs.

 

Fazenda liquida para se partir 855$548 rs

- cabe a viúva 427$774 rs.

- cabe aos órfãos 427$774 rs.

 

fls. 20 - aos 22-1-1639 por Amador Bueno curador dos órfãos seus sobrinhos filhos que ficaram do defunto Francisco Bueno, e por ele foi dito que até o presente estivera esta inventário parado sem se fazerem partilhas por razão de se esperar pelo testamento do defunto pelo trazer seu irmão Jeronimo Bueno e até agora não é chegado nem novas dele e a fazenda lançada neste inventário iria em diminuição (...) requeria fizesse partilhas e em chegando o testamento se lhe daria cumprimento (...).

 

fls. 20: aos 26-1-1639 Partilha da fazenda.

Procurador a viuva, sua filha a Francisco João

 

Gente forra, partilha de gente forra.

 

fls. 25: aos 24-1-1639 por Amador Bueno curador dos órfãos neste inventário foi requerido ao juiz que desse e obrigasse a Francisco João avô dos órfãos de que ele era ao presente curador ou a passasse a sua mãe enquanto não casasse para com mais cuidado os curar e administrar porquanto ele tinha outra tutoria e curadoria de seus sobrinhos filhos que foram do defunto Bartholomeu Bueno e não podia acudir a tanto (...).

Visto o requerimento do requerente - apontada e constar-me ter mais de cinco filhos legítimos e mais razões por ele alegadas o hei por desobrigado (...). 21-1-1639 Quebedo.

 

Aos 24-1-1639 a viuva Felippa Vaz curadora de seus filhos órfãos, assinou por ela seu pai Francisco João. Apresentou por fiador a seu pai Francisco João.

 

leilão, dinheiro dado a ganhos.

 

fls. 63- recebi do Capitão Francisco João Branco como procurador de sua filha Felippa Vaz o conteudo deste mandado e como recebi lhe passo esta quitação por mim assinada hoje 18-6-1645 - Pedro Gonçalves Varejão.