PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

S.L. 7º, 165, 1-4; Capitão Francisco Velho de Moraes, fal. com testamento em 1679 em S. Paulo e foi casado com Francisca da Costa Albernaz, fal. em 1665. Teve (C. O. de S. Paulo) 7 f.os:

 

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Regina Junqueira)

 

Francisca da Costa Albernaz, nascida por 1627, filha de João Homem da Costa e Joana de Chaves, np de Manoel Albernaz e Margarida da Costa, nm de Manoel Godinho de Lara e Maria de Chaves, SL IX, 54. Filiação de Francisca segundo pesquisas de Marcelo do Amaral Bogociovas nos inventários SAESP, in Revista ASBRAP 11, “Albernazes e Homem da Costa”. 

Casou por 1642 com Francisco Velho de Moraes, nascido por 1600.

Francisca faleceu em 1670. Ainda considerava a possibilidade de ter mais filhos, conforme se depreende de seu testamento.

Mais informações sobre seus filhos junto ao inventário de seu marido, SAESP vol 19º neste site.

 

 

 

FRANCISCA DA COSTA ALBERNÁS

Inventário e Testamento

 

SAESP vol. 18, fls. 3 a 27

Testamento: 1665

Inventário: 5-5-1670

Local: vila de São Paulo, nas casas da morada de Sebastiana Ribeiro, dona viúva, por na dita casa estar o viúvo.

Juiz Ordinário e dos Órfãos: Lourenço Castanho Taques

Tabelião: Domingos Machado

Avaliadores: Manuel Soeiro Ramires e Theodosio Coutinho

Declarante: o viúvo, Capitão Francisco Velho de Moraes.

 

TESTAMENTO

 

Em nome de Deus amen (...)

Eu, Francisca da Costa Albernás, este meu testamento.

Encomenda a alma, seu corpo seja enterrado na igreja do bemaventurado São Francisco na sepultura que nela temos nesta vila.

Pedido de missas.

Declaro que sou casada com meu marido Francisco Velho de Moras, e temos de entre ambos cinco filhos, e uma filha; a saber, Felippe, Diogo, Francisco, Paulo, João e Anna e são meus universais herdeiros.

Deixo  por meus testamenteiros a meu marido Francisco Velho de Moraes, e em sua ausência a meus sobrinhos o Capitão Antonio Bicudo de Moraes, e a Pantaleão Pedroso Bayão.

(...) Francisco João Lemme que ------- e assinasse com as mais testemunhas, feito nesta vila de São Paulo ao primeiro de novembro --------. Assino pela testadora e a seu rogo Francisca da Costa Albernas, Francisco João Lemme- Francisco João Lemme  - Diogo Nunes da Palma - Manuel do Zouro - Lourenço Castanho Taques -  Francisco Bicudo de Siqueira - Mathias de Oliveira - Antonio Gomes Salvador.

Declaro que deixo neste meu testamento minha terça a minha filha Anna e porque posso ao diante ter outra filha ou filhas tendo-as entre elas igualmente se repartirá a dita minha terça e pedi de novo a Francisco João Lemme por mim fizesse esta declaração, e por mim assinasse, dia, e era acima declarada ano de 665. Assino pela testadora, Francisca da Costa Albernas, e a seu rogo, Francisco João Lemme - Lourenço Castanho Taques.

Cumpra-se São Paulo 26 de abril 670 anos. Paes.

 

Titulo dos filhos:

- Felippe de Moraes, de idade de 23 anos.

- Diogo de Moraes, de 22 anos.

- Francisco Velho de Moraes, o moço, de 20 anos.

- Paulo Rodrigues Sobrinho, de 12 anos.

- João, de 6 anos.

- Anna, de 4 anos.

- Urbano, de ano e meio.

Todos pouco mais ou menos.

 

Avaliações

Bens de Raiz: umas casas que de uma banda parem com casas de João Ribeiro e da outro com chãos dos herdeiros de Francisco Baldaia que Deus haja.

 

Cartas de chãos nesta vila:

- 16 braças de chãos por data da Câmara no rocio desta vila caminho para Santo Amaro e nas ditas cartas tem posse.

- as terras de Mooca no termo desta vila, começam da barra do dito ribeiro Moóca dos valos velhos que estão junto á dita barra correndo o rio  arriba de Tamanduatahy até junto do sitio que foi de Diogo de Lara e Balthazar de Moraes -------------------------------------------  até tornar a dar na barra e valos velhos que foram sitio do pai e mãe do dito Francisco Velho de Moraes.

- as terras do capão que chamam Capoeirossú onde vendeu um pedaço de terras a João Martins Baptista, e toda a mais terra correndo até o ribeiro de Tatuapé caminho que vai para o mato grande, e de todas estas terras tem e mostrou as posses e sentenças que alcançou contra os padres de São Bento.

- outra carta de data da Câmara dos alagadiços da barra de Moóca (...).

- outra carta de data de terras de sesmarias que deu o Capitão Antonio Raposo da Silva que Deus haja, em Taquapelindiba onde lavra e tem posse de cem anos por seus pai e mãe e por ele dito Francisco Velho de Moraes o que tudo consta por carta e testemunhas e posses que tudo ofereceu e consta.

 

Monte liquido para se partirem entre o viúvo e menores 326$000