PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 5º, 423, 1-1 Isabel de Almeida que C.c. Fernão Dias Borges de Cerqueira, fal. em 1643, f.o de Simão Borges de Cerqueira e de Leonor Leme.

 

SL. 3º, 514,Cap. 2º, Fernão Dias Borges de Cerqueira faleceu em 1643 no sertão, onde andava havia já 7 anos, e foi casado com Izabel de Almeida, f.ª de Francisco de Almeida e de Thomazia de Alvarenga. Teve (C. O. de S. Paulo) 6 f.ºs: 1.1 a 1.6

 

Subsídios à Genealogia Paulistana

 

SAESP, neste site:

Francisco de Almeida, vol. 5º e Thomazia de Alvarenga vol. 8º.

Simão Borges de Cerqueira, vol. 9º

 

FERNÃO DIAS BORGES

e sua mulher

IZABEL DE ALMEIDA

Inventário

 

Vol 14, fls 253 a 284

Data: 6-3-1643

Local: vila de São Paulo, na paragem Trabembe, a fazenda e sitio do defunto Fernão Dias Borges que no sertão no decurso de sete anos morreu da vida presente conforme afirmam e juram numero de testemunhas de experiencia que bem sabem o risco e perigo do dito sertão para efeito de se fazer inventário do dito defunto e de sua mulher Izabel de Almeida por ser tambem falecida nesta vila

Juiz: Manuel Coelho da Gama

Escrivão: Luiz de Andrade

Avaliadores: João Nogueira de Pazes e Francisco Preto

Declarante: cabeça de casal a seu genro Antonio de Calda Tello

 

-------------  o Capitão Antonio de Caldas Tello vinha dar conta.

 

Inventário da fazenda que ficou do defunto Fernão Dias Borges que há sete anos foi ao sertão e por sumário das testemunhas dignas de fé e credito se provar ser falecido da vida presente e sua mulher Izabel de Almeida.

 

TESTAMENTO

 

Em nome de Deus amem.

Eu Izabel de Almeida faço meu testamento.

Encomenda a alma.

Declaro que sou casada com Fernão Dias Borges do qual tenho duas filhas e quatro filhos que são meus legítimos herdeiros.

Declaro que casei já minha filha Thomazia de Alvarenga com Antonio de Caldas e lhe dei casamento e mando que se lhe cumpra o que lhe prometi á vista e por lhe não ter dado algumas coisas o mando assim.

Meu corpo seja enterrado em Nossa Senhora do Carmo em a cova de minha avó donde minha mãe foi enterrada, acompanhamentos e missas.

Tenho nesta vila umas moradas de casas e terras da banda de alem de que ha escrituras delas das quais dou a minha filha Thomazia de Alvarenga já com casas e sendo caso que eu lhe não faça sitio como lhe fiquei e querendo Deus levar-me para si antes de lh’o eu fazer  lhe ficará o meu em que vivo (...) ficará o dito meu genro a satisfazer a telha que tiver demais a seus cunhados.

Declaro que em casa de minha vó Lucrecia Leme tenho ainda uma negra casada com um indio da aldeia e assim em minha casa tenho gente da terra que se partira por meus filhos (...) e assim meu marido Fernão Dias Borges não sei de certo que herdou de seu pai Simão Borges que Deus tem,

Peço a meus tios Antonio Pedroso Sebastião de Freitas e a Manuel Mourato sejam meus testamenteiros e a meu tio Antonio Pedroso e a Sebastião de Freitas digo a Sebastião Fernandes Correa sejam curadores de meus filhos.

(...) e assim pelo a meu tio Manuel Mourato declare o que eu devo e se me ficarem devendo para que meus herdeiros tenham o seu quinhão depois de se pagar o que prometi a meu genro Antonio de Caldas Tello para o qual obriguei toda minha fazenda a meu tio Manuel Mourato para que se cumprisse e por ser minha ultima vontade pedi a meu tio que como procurador de meu marido Fernão Dias Borges lhe pagasse e assim roguei este testamento e minha vontade estando em todo meu siso e assinasse este testamento  por eu ser mulher e não saber assinar em 21-2-1642 e assinei de meu sinal a rogo da testadora testemunhas abaixo assinadas = Manuel Mourato Coelho - Bastião de Freitas - Braz Leme - Francisco de Alvarenga - Gaspar de Godoy Moreira  - o Licenciado Bento de Alvarenga - João Ribeiro de Proença - o Licenciado Sebastião de Freitas.

Aprovação 1-2-1643

----------------------------------------------------------------------- ser assim sua vontade e declarou que ela tinha em sua casa uma tenda de ferreiro  com seus tás com martelos - com todos -- e mais aviamentos e assim declarou que deu a seu genro seis foices se ele falar nisso se lhe --- e assim 100 alqueires de trigo -------- minha sogra Leonor Leme -------------------- neta em dote de casamento os quais lhe pedirão para p dito efeito e assim devo a minha irmã Anna Ribeiro ----------- e setecentos e vinte réis e assim a Pedro Dias da mesma maneira uma dúzia de pratos e assim lhe devo 10 alqueires de trigo ------------ tio Manuel Mourato noventa alqueires ---- postos num moinho dos padres do Carmo ----------------- tenho dito que o dito meu tio sabe ----------- eu devo e em sua consciência ------- e por não me lembrar mais coisa alguma mandei que escrevesse este codicillo e ------ assinasse por mim com as testemunhas abaixo assinadas hoje vinte e cinco de dezembro de 1643 (*) Assino a rogo de minha tia Izabel de Almeida - Dom de Toledo Piza - Domingos Machado - Bastião de Freitas - Paulo ------ - Henrique da Cunha Lobo.

(*) A aprovação do codicilo é de 1-2-1643; o codicilo é, portanto, de 5-12-1642 . Ve-se que houve esquecimento da habitual declaração: - “era que assim se nomeia por ser passado o dia do Natal”.

--------------------- e assim devia a seu tio Manuel Mourato ----- pesos que pagou a Paulo Pereira e declarou a dita testadora se cumprisse e guardasse esta declaração que mandou fazer por ser tambem sua ultima vontade em o primeiro de fevereiro de mil e seiscentos e quarenta e tres anos e me pediu por ela assinasse Athanazio da Motta tabelião o escrevi. - A rogo da testadora Athanazio da Motta.

Aprovação de Codicilo: 1-2-1643

Cumpra-se São Paulo 24-2-643 - Cubas

Cumpra-se 24-2-1643 - Lima.

 

fls. 261 - Título dos filhos que ficaram dos defuntos:

1- Francisco, de idade de 15 anos pouco mais ou menos.

2- José, de idade de 11 anos

3- Simão, de 10 anos

4- Antonio, de idade de 9 anos

5- Maria, de idade de 7 anos.

 

Avaliações, bens móveis, ferramentas, tenda de ferreiro, sitio, animais, ouro e prata,

 

Dividas que se devem ao casal:

- deve Francisco Barreto 19$200 rs

 

Dividas que deve o casal:

- a sua irmã Anna Ribeiro 6$720 rs

- a Ascenso de Quadros por um conhecimento 2$240 rs

- a Pedro de Moraes 4$80 rs

- ao Capitão Manuel Mourato 90 alqueires de trigo postos no moinho dos padres do Carmo  3$600 rs, e mais 2$560 rs.

 

 

Partilhas de gente forra.

 

fls. 269 aos 16-3-1643 termo de partilhas - fazenda liquida 103$440 rs.

 

fls. 270 aos 28 de -- de 1643, tutor e curador dos órfãos o capitão Antonio de Caldas Tello, seu fiador o Capitão Manuel Mourato Coelho.

 

Quitações.

 

fls. 274 - escritura de venda de 350 braças de terras da banda do alem do rio Anhembi onde chamam Tremembé de testada para o sertão a dentro meia légua

Data: 17-3-1624

Local: vila de São Paulo, na paragem Pirateninga, nas casas de Clara Vicente viuva onde eu tabelião fui chamado.

Vendedores: Francisco de Figueiredo e sua mulher Lucrecia Maciel

Comprador: Manuel Rodrigues Mexilhão

Valor  18$000 rs

Limites da terra: partiam de uma banda com terras deles vendedores e da outra com terras de Sebastião de Freitas

Com a declaração dos ditos vendedores que eles possuiam por virtude de uma carta que tinham de sesmaria as quais terras foram dadas a seu antecessor Bento de Barros pelo Capitão digo primeiro marido que foi dela vendedora pelo capitão que no tal tempo era Roque Barreto e com esta declaração o assinaram.

Testemunhas: Sebastião de Freitas e Manuel da Cunha

e pela dita vendedora a seu rogo assinei por ela Calixto da Motta.

 

Dinheiro dado a ganhos