PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 4º, 388, 4-3 João de Anhaya de Araujo natural de S. Sebastião, falecido em 1725 em Itu com testamento, foi 1.º casado em 1664 em Parnaíba com Anna da Costa, fal. em 1679 na mesma vila, f.ª de Anastacio da Costa e de Catharina Diniz.

 

SL. 7º, 249, 2-5 Anna da Costa casada em 1664 em Parnaíba com João de Anhaya de Araujo f.º de Serafino Corrêa e de Izabel de Anhaya. Com geração no V. 4.º pág. 388

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Batyra Sette)

 

Ana da Costa, citada no testamento paterno e não no inventário (SAESP vol. 13º, neste site), provavelmente já inteirada do dote e viúva de Domingos Paes da Silva. (note parte do inventário de Anastácio da Costa no inventário de Domingos, abaixo). Creio ser a mesma casada em segundas com João de Anhaya de Araujo.

 

Domingos e Ana pais de:

1- Domingos

2- Caterina

 

DOMINGOS PAES DA SYLVA

Inventário

1650-1653

 

Vol 40, fls. 129 a 137

 

Inventário apresentado neste Juizo por parte de Anna da Costa Diniz herdeira de seu marido que Deus tem Domingos Pais da Sylva.

Aos 26-2-1653 nesta vila de Santa Ana da Parnaíba por parte de Anna da Costa Diniz herdeira de seu marido Domingos Pais da Sylva foi apresentado este inventário no Juizo do Senhor Vizitador o Juiz dos Resíduos Domingos Gomes Albernas.

 

Auto do inventário que mandou fazer o Juiz Ordinário e dos Órfãos pela ordenação João Mendes Giraldo por morte e falecimento de Domingos Pais da Silva.

 

Ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil e seiscentos e cincoenta anos nesta fazenda que foi do defunto Anastazio da Costta termo da vila de Santa Anna da Parnaíba, etc... aos vinte e um dias do mes de Julho da era acima dita nesta dita fazenda do defunto Anastazio da Costta mandou o Juiz Ordinário e dos Órfãos João Mendes Giraldo fazer este auto de inventário para por ele se avaliar toda a fazenda que se achar ficar do dito defunto levando dois homens consigo para avaliar os bens e fazendas que se lhe apresentar e de tudo o dito juiz mandou fazer este auto de inventário eu Salvador Soares  tt.am escrivão dos órfãos que o escrevi. - João Mendes Gr.do /

 

fls. 132: declarante a viúva, assina pela dita não saber assinar, a seu rogo, Salvador Soares.

 

procurador da viúva: Roque Dias Pereira.

Avaliadores: Visente Roiz Bicudo e Manoel pais Farinha.

 

fls. 133 Herdeiros nesta fazenda filhos são os seguintes:

- Domingos

- Catterina

 

Avaliações, peças forras, dividas que deve esta fazenda a partes.

 

E logo mandou o juiz se fizessem as partilhas com a viúva e seus filhos dos serviços forros.

- parte da viúva

- parte do órfão Domingos

- parte da órfã Caterina

 

 

fls. 136: corri este inventário e por ele consta morrer D.os Pais da Silva abintestatu sem se lhe fazer bem por sua alma (...).

 

Anna da Costa ---- viúva mulher que ficou do defunto Domingos Pais da Silva --- que no inventário  (...).