PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 4º, 428, Foi o tronco da família deste apelido, em S. Paulo, Martim Fernandes Tenorio de Aguilar, de nobre ascendência, povoador e célebre conquistador dos sertões no posto de Capitão-mor da tropa; foi da governança de S. Paulo; e faleceu em 1603 no sertão do rio Paraná. Foi casado com Suzana Rodrigues

 

Subsídios Genealógicos (Bartyra Sette e Regina Junqueira)

 

Não mencionado na GP que eram segundas núpcias de Suzana, que casou em primeiras com Damião Simões, inventariado em 1578 (SAESP vol. 1º, neste site).

Suzana era irmã de Balthazar Rodrigues, juiz ordinário na vila de São Paulo em 1578 e genro de Gonçalo Fernandes.

Gonçalo Fernandes por sua vez era cunhado de Afonso Dias, possivelmente irmão de Madalena Afonso (Datas, neste site).

Martim Rodrigues Tenório (e não Fernandes Tenório) foi tutor do enteado Damião, a quem mandou estudar em Santos com Antonio Rodrigues (barbeiro). Por este motivo Damião é considerado o primeiro médico de Santo Amaro, onde todos da famíla viviam e tiveram terras.

 

DAMIÃO SIMÕES

Inventário e Testamento

 

SAESP, vol 8, fls. 387 a 397

Testamento Data:. 12-11-1632

Inventário Data: 19-12-1632

Local:. vila de São Paulo

Juiz Ordinário: Estevão Raposo

Tabelião: Ambrosio Pereira

Declarante: João Paes, marido da irmã do defunto e Cornélio de Arzão.

Avaliadores: Manuel da Cunha e Balthazar Gonçalves Malio

 

TESTAMENTO (resumo)

 

Aos 12-11-1632 nesta vila de São Paulo eu Damião Simões estando doente determinei fazer este testamento para o que roguei a Custodio Nunes Pinto m’o escrevesse.

(encomendações pias).

Mando enterrarem meu corpo na igreja de Nossa Senhora do Carmo (pedidos de missas).

Declarou que sou filho de Damião Simões e de Suzanna Rodrigues de legitimo matrimonio.

Declaro que sou solteiro e não tenho herdeiro forçado nenhum.

Declaro que tenho em minha casa uma ---- João Paes ---- esmola -------- uma negra por nome Christina -- se lhe dê uma bacora.

Declaro que tenho algumas peças forras as quais as deixo como tais para que sirvam a minhas irmãs a saber a mulher de João Paes e a Elvira Rodrigues a quem deixo por testamenteira e juntamente a João Paes a quem se dará ametade das ditas peças e assim tudo o mais que se achar.

Deixo de esmola um vestido de raxeta parda a um menino filho de Maria Tenória e desta maneira digo declaro que devo a Manuel João de avença 1$000 réis e mando se lhe pague.

Devo a Jeronymo Pereira 100 mãos de milho e mando se lhe dêm.

Declaro que me deve Miguel Garcia o mestre de armas 8$000 réis os quais mando se dêm a meu cunhado João Paes como testamenteiro e desta maneira houve este testamento por feito e acabado. - de Damião + Simões - Custodio Nunes Pinto - João ---- - ----- - Álvaro Rodrigues.

 

Aprovação: 12-11-1632 nas pousadas de João Paes onde eu publico tabelião fui chamado e por Damião Simões morador nesta dita vila foi dito a mim perante as testemunhas ao diante nomeadas que ele mandara escrever seu testamento por Custodio Nuns Pinto. Presentes por testemunhas Francisco João o moço Francisco Fernandes e Pero Nogueira de Pazes e Manuel Correa e Mathias Martins que aqui assinaram com o dito testador e eu Calixto da Motta tabelião do publico judicial e notas o escrevi. - Calixto da Motta - De Damião + Simões - Francisco João o moço - da testemunha Manuel + Correa - Francisco Fernandes - Mathias Martins - Pedro Nogueira de Pazes.

 

Cumpra-se como nele se contem. São Paulo 6-12-632 - Manuel Nunes.

 

Cumpra-se como nele se contem. São Paulo 8-12-632 - Estevão Raposo.

 

Seguem-se avaliações.

 

Dividas que deve o defunto:

- deve Miguel Garcia Carrasco --------- dar a João Paes 8$000 réis.

- deve-se a Manuel João 1$000 réis.

 

seguem-se recibos.

 

Recebi do testamenteiro João Paes a menina e a india e uma bacora. Recebi mais um vestido pardo de raxeta que deixou o defunto Damião Simões a meu irmão Clemente e por estar doente recebi eu seu irmão João Tenório por ele, hoje 31-12-1632 - João Tenório.

 

Digo eu Jeronymo Pereira que estou pago do defunto Damião Simões de 100 mãos de milho, hoje 8-2-6333 - Jeronymo Pereira.