PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Regina Junqueira)

 

Capitão Constantino Coelho Leite, natural da vila de Pinhel, Província da Beira, filho de João Coelho Leite e de Luzia André Pereira, segundo arvore de Costado nº 25 do Conego Roque Macedo Leme ou Luzia de Andrada ------ conforme declarou em seu testamento.

Casou com Maria da Fonseca Mendonça, já falecida em 1700, filha de Lucas Dias da Fonseca, sepultado no Convento do Carmo em Santos.

Foram moradores de São Vicente e tiveram:

1. Capitão Constantino Coelho de Siqueira

2. Capitão João Coelho da Fonseca, C.c. Maria Pedroso de Barros (SL 3º, 503, 1-1)

3. Felix Coelho

4. Margarida Coelho e Mendonça casada com o Capitão Francisco Callassa, pais de pelo menos:

4.1  Manoel Vieira Calassa (SL. 4º, 506, 3-3)

4.2  Margarida Coelho de Siqueira C.c. José de Meira Santa Maria (SL 2º, 304, 3-1)

4.3  José Vieira Calassa (SL. 4º, 505, 3-2)

4.4 Luiz Alvares Calassa (SL. 1º, 388, 3-1)

4.5 Luzia Coelho (SL. 2º, 305, 3-2)

5. Izabel Coelho de Mendonça casada com o Capitão Veríssimo da Silva

 

CONSTANTINO COELHO LEITE

Testamento

 

Vol 25, fls 139

Data: 20-1-1693

Feito a rogo por Manoel Vieira Calassa, neto do testador

 

Em nome da Santíssima Trindade  (etc..)

 

Primeiramente... (encomenda a alma e faz invocações espirituais)

 

Meu corpo será enterrado no Convento de Nossa Senhora do Carmo envolto em o habito da mesma religião de cuja ordem terceira  sou irmão e serei enterrado na sepultura que está junto à grade de meu sogro Lucas Dias da Fonseca que Deus haja, com a campa por cabeceira que declara ser do dito meu sogro e seus descendentes.

 

Declarou ser irmão da Santa casa de Misericórdia, do Santíssimo Sacramento, pedindo a essas irmandades que acompanhassem seu corpo com suas cruzes.

Pediu missas.

 

Declaro que sou natural do reino de Portugal da Província da Beira da villa de Pinhel filho legítimo de João Coelho Leite e de sua legitima mulher Luzia de Andrada (...) defuntos que santa glória hajam.

Declaro que sou casado a face da Igreja com Maria da Fonseca e Mendonça do qual matrimonio houvemos duas filhas e três filhos: a filha mais velha Margarida Coelho de Mendonça  casada com o Capitão Francisco Callassa ao qual não prometi nada e somente lhe dei  umas casas terreiras na vila de Santos e um quinhão de todas as nossas terras (e mais alguns objetos).

A segunda filha por nome Izabel Coelho de Mendonça casamos com o Capitão Veríssimo da Silva a qual prometi em dote e dei duas mulatas e um negro tapannhuno, umas casas terreiras na vila de Santos e assim mais mil réis em dinheiro contado e porque o tal dote que lhe demos com mais uma salva e umas colherinhas de prata, uma gargantilha de ouro e seus brincos não podíamos fazer e dar em consciência por ficarem desfraudados os mais herdeiros seus irmãos meus filhos e Capitão João Coelho e Constantino Coelho e Felix Coelho disseram que eram contentes de que o tal dote se lhe desse que eles se obrigavam por suas legítimas e não irem nunca contra o dito dote e porque tenho satisfeito ao dito meu genro Veríssimo da Silva o dote prometido com o enxoval que pude lhe não devo coisa nenhuma, pela qual razão não herda mais coisa nenhuma na minha fazenda  nem tão pouco se ele não quiser entrar a colação não o obrigarão a entrar assim das terras casas na vila de Santos e São Vicente e casa de moenda e alambique  e mais bens que se acharem meus farão partilhas os meus herdeiros.

(Pede que as terras não sejam vendidas a estranhos, que fossem lavradas apenas por seus herdeiros, que haja paz entre eles e por isso pede “a meu filho” Francisco Calassa que tire os bois das terras porque as danificam muito e faz outras advertências em trecho onde faltam palavras e muitas linhas).

Hoje vinte de janeiro de 1693 anos nesta fazenda de Itaypy

Assino por meu avô a seu rogo por ele o não poder fazer por falta de vista

Manoel Vieira Calassa

 

Aprovação: Na vila de São Vicente, em pousadas do Capitão Constantino Coelho Leite morador na vila de Santos.

Testemunhas: Antonio Madeira Salvadores – João Tavares Franco – Diogo Gonçalves Vieira  - Manoel de Góes – Manoel Rodrigues Lisboa

 

Codicillo – escrito a rogo pelo padre José Vieira Calassa

 

Declarou que no inventário da mulher Maria da Fonseca ficou por arrolar um tacho e dois alambiques.

Pediu que se pagasse ao genro Veríssimo as despesas que fez com o funeral da dita Maria da Fonseca.

Declarou que a divida que lhe devia o filho Constantino  lhe dava de graça.

São Vicente, 1700 – José Vieira Carassa a rogo do testador com firma reconhecida pelo tabelião Pascoal Leite de Oliveira.

 

Cumpra-se: Santos 9 ...lho de 1700 – Gago

 

Seguem as quitações das despesas de funeral pagas pelo capitão Constantino Coelho de Siqueira, pagas de 10-7-1700 a 7-8-1700.