PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

S.L. 8º, 4, Cap. 1º; Clara Parente faleceu em avançada idade em 1635 e foi casada com Gonçalo Madeira falecido em 1626, natural de Portugal. Teve:

1- Pedro Madeira

2- Maria Jorge

3- Feliciana Parente

4- Agueda Rodrigues

5- CIara Parente

 

Subsídios à Genealogia Paulistana: inventários (neste site)

Pedro Madeira (SAESP vol. 14º)

Maria Jorge (SAESP vol. 3º)

 

 

CLARA PARENTA

Inventário e Testamento

 

Vol 13, fl 461

Data: 25-6-1642

Local: Vila de São Paulo

Juiz: Paulo Pereira de Avelar

Declarante: Pedro Madeira, filho da inventariada

Testamento: 19.2.1635 - cumpra-se: 29-5-1642

 

TITULO DOS HERDEIROS

 

TESTAMENTO

 

Em nome de Deus Amem.

Saibam quantos este publico instrumento de cédula de testamento virem que no ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil seiscentos e trinta e cinco anos aos dezenove dias do mes de Fevereiro do dito ano nesta vila de São Paulo ...nas pousadas de Clara Parente onde eu publico tabelião fui chamado e sendo aí Clara Parenta foi dito a mim tabelião em presença das testemunhas diante declaradas que ela estando em seu perfeito juízo e entendimento que Deus Nosso Senhor lhe deu e por ser já muito velha e não saber o dia nem a hora  que o Senhor Deus será servido de a levar para si disse que ordenava seu testamento para descargo de sua consciência da maneira seguinte:

Disse que levando-a o Senhor Deus para si lhe pedia houvesse misericórdia com sua alma pelos merecimentos de sua sagrada morte e paixão e pedia a Virgem Nossa Senhora e a todos os Santos e Santas da corte do céu e ao anjo de sua guarda todos fossem em sua ajuda e favor.

Manda que levando-a o Senhor Deus para si seu corpo seja enterrado na Igreja Matriz desta vila na sepultura de sua Filha Agueda Rodrigues e pedia ao provedor ..... (acompanhamento do corpo pelas confrarias da Santa Casa e do Carmo)

(Pedidos de missas aos padres de São Bento e Carmo e padre vigário)

Disse que deixava por seu testamenteiro a seu filho Pedro Madeira ao qual pedia e encarregava lhe mandasse dizer as ditas missas com a brevidade possível e fizesse por sua alma o que ela fizera pela sua o que tudo se pagaria de sua terça e o remanescente da dita sua terça deixava todo ao dito seu filho Pedro Madeira.

Declarou que fora casada com seu marido Pedro (sic) Madeira já defunto do qual houvera o dito seu filho Pedro Madeira e Feliciana Parenta  e Maria Jorge já defunta e Agueda Rodrigues e Clara Parenta já defuntas os quais ditos seus filhos foram todos dotados e dos ditos seus dotes inteirados e não lhes ficara devendo cousa alguma.

Outrossim declarou que somente sua filha Feliciana Parenta e o dito seu filho Pedro Madeira eram vivos .... e que o dito seu filho com a dita sua irmã Feliciana Parenta do que ficasse depois de inteirado a terça partirão pelo meio como irmãos porquanto o remanescente da dita terça deixava a seu filho Pedro Madeira .....

(deixa umas peças ao filho Pedro Madeira e uma peça para a neta Mariana Cardoso e esmola a “Isabel Cub......que tem em sua casa”)

TESTEMUNHAS

Baltazar Lopes Fragoso

Francisco Furtado (filho de Leonel Furtado)

João Maciel Ribeiro (filho de João Maciel)

João Ribeiro

Calixto da Mota – Tabelião

 

Nota: Há um adendo em que declara que deu a sua filha Feliciana Parenta 40$000 em gado que comprou no leilão dos bens de Manoel Álvares, marido da dita filha, e que dá a mesma filha um pateo cercado que é dela Clara que está na casa de sua filha Feliciana. Deixa cinco peças que herdou do neto Antonio Preto o moço ao neto Manoel Preto, o moço e se este ou seus filhos quisessem herdar, levariam as peças a colação. Assinou por ela Gaspar Vaz MADEIRA.

A esse adendo estiveram presentes:

 

CUMPRA-SE: 29-5-1642

 

DECLARAÇÃO

Declarou Pedro Madeira que da morte de Francisco Alves Pimentel de quem sua mãe era herdeira todos os seus bens ficaram em poder de seu irmão Manoel Alves Pimentel marido de Feliciana Parenta que tudo importava trinta mil reis que tudo pertencia a este inventario pela dita sua mãe ser herdeira pelo dito defunto não ter herdeiro.

 

DIVIDAS QUE DEVE  ESTA FAZENDA

 

 GENTE FORRA: 17

 

Seguem as partilhas entre Feliciana e Clara Parenta e Pedro Madeira.

 

Obs:Essa Clara Parenta parece ter sido neta e não filha porque nas partilhas de gente forra (é só o que tem, num tem dos bens) Feliciana e Pedro recebem 8 peças mais crianças e Clara apenas 3. Recebe as peças o procurador de Clara que era Custódio Nunes Pinto.