PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 2º, 10, Cap. 6º Catharina de Medeiros, falecida em 1629, foi casada em 1590 (segundo Pedro Taques, que descobriu a escriptura de dote outorgada por Mecia Fernandes, irmã de Antonio Fernandes, V. 1.o pag. 47) com Domingos Fernandes; segundo o mesmo Pedro Taques, foi Catharina de Medeiros casada 2.a vez com Mathias Lopes, natural de Portugal e falecido em 1651 em S. Paulo, que foi sargento-mór da leva para o descobrimento das minas de prata e esmeraldas, e mamposteiro-mór dos captivos em 1608. Teve Catharina de Medeiros d'este 2.o marido os 4 f.os seguintes:

1-1 Antonio Lopes de Medeiros § 1.o

1-2 Maria de Medeiros § 2.o

1-3 Mathias Lopes § 3.o

1-4 Zuzarte Lopes § 4.o

SL. 2º, 14, 1-2 Maria de Medeiros casou-se no Rio de Janeiro com Gonçalo da Costa Ferreira. Com geração n'essa cidade.

 

P. Famílias do Rio de Janeiro - Rheingantz: vol. 1º, 444, Gonçalo da Costa Ferreira, n. cerca de 1590, (tio de Margarida da Costa casada com Domingos Pires) casou em primeiras nupcias cerca de 1620 com Maria de Medeiros, nascida cerca de 1600 e falecida cerca de 1621. Pais de I-1.

vol. 1, 444,I-1; Catarina da Costa casou com Manuel do Rego,ele viúvo de  Margarida Alemã e de Clara de Oliveira, filho de Francisco do Rego e de Maria da Costa Com geração.

 

Subsídios Genealógicos

Foi Mathias Lopes, fal. em 1651 (SAESP vol 26º, neste site) irmão de Juzarte Lopes.

 

 

Catarina de Medeiros

Inventário e Testamento

 

SAESP, vol 8, fls. 91 a 110

Testamento Data:. 4-2-1629

Inventário Data: 29-3-1629

Local:. no termo desta vila de São Paulo, pegado a Santo Amaro no sítio onde mora Mathias Lopes

Juiz Ordinário e dos Órfãos:  Paulo da Silva

Escrivão dos Órfãos: Ambrosio Pereira

Declarante: Mathias Lopes, o viúvo.

Avaliadores: Manuel da Cunha e Geraldo da Silva

 

fls. 94 - TESTAMENTO (resumo)

 

(...) Aos 4-2-1629 nesta vila de São Paulo nas pousadas de Mathias Lopes aqui morador adonde eu publico tabelião fui chamado estando ali Catharina de Medeiros mulher do dito  em uma rede de doença que Deus lhe deu, foi dito a mim publico tabelião perante as testemunhas que se acharam presentes ao diante assinadas que ela mandava fazer esta cedula de testamento (...).

(encomendações pias).

- seu corpo seja enterrado na igreja matriz desta vila //declarou ---- casada com seu marido Mathias Lopes e que dentre ambos - filhos a saber tres filhos machos e uma ---- filha casou com Gonçalo da Costa do Rio de Janeiro - já falecida e tem dado o dote -- prometeu e somente os tres filhos tem vivos e um de - Juzarte é casado ao qual tem dado - os quais todos três são herdeiros de -.

Declarou que sendo grande sua terça  (...) pedidos de missas e o remanescente dela deixa a sua neta por nome Catharina filha  que ficou de sua filha mulher de Gonçalo da Costa.

. deixa a uma sobrinha de seu marido filha de ---;

- deixa por testamenteiro seu marido Mathias Lopes.

- algum brinco de ouro que se achar se --- dita sua neta.

testemunhas: Pero Leme o velho e Amador Lourenço e Gonçalo Madeira o moço e André Bernal todos aqui moradores e por ela não saber assinar rogou a Antonio Jorge aqui morador assinasse por si e por ela e eu Simão Borges de Cerqueira tabelião judicial e notas nesta vila que o escrevi. Assino pela testadora Catharina de Medeiros e por mim como testemunha Antonio Jorge Gonçalo Madeira Pero Leme Amador Lourenço Andre Bernal.

 

Cumpra-se como nele se contem - Paulo Silva.

 

seguem-se avaliações.

Soma a fazenda em 156$520 réis.

- cabe ao viúvo 78$260 réis

- cabe para partir com os 3 herdeiros 52$172 réis

- a terça 26$086 da qual se abate os legados e fica liquido para sua neta do dito Mathias Lopes a quem ficou a terça por morte da dita sua avó 21$486 réis.

 

 

fls. 104- aos 5-2-1633 acostou Mathias Lopes neste inventário 4 quitações e um codicilo:

- do Padre João Alvres, vigario que foi desta vila e  do Padre Frei Lourenço Pereira.

-de seu filho Juzarte Lopes morador na Conceição irmão do dito Mathias Lopes.

- de seu filho Mathias Lopes e

- do filho de sua mulher que Deus haja Catharina de Medeiros.

 

seguem-se os recibos das quitações supra e o codicilo:

 

- Estou pago e satisfeito da esmola das missas que a defunta Catharina de Medeiros (...) hoje 21-9-629 anos. - João Alves.

- Recebi do senhor Mathias Lopes (...) que a sua defunta mulher mandou dizer.- hoje 9-5-629 anos. - Frei Lourenço Pereira.

- Recebi de meu irmão Mathias Lopes a esmola que a defunta Catharina de Medeiros sua mulher que Santa glória haja deixou por sua morte a minha filha (...). hoje 17-9-1629 anos - Juzarte Lopes.

- estou pago e satisfeito da legitima que me coube por falecimento de minha mãe (...) e roguei a meu tio João Rodrigues de Moura esta fizesse e assinasse como testemunha hoje 13-11-1629 - Mathias Lopes - João Rodrigues de Moura.

 

fls. 105: declaração que a enferma Catharina de Medeiros faz sobre a esmola que deixa a sua neta que está no Rio de Janeiro filha de Gonçalo da Costa.

Declaro e mando que a esmola que deixo a minha neta do remanescente de minha terça que no meu testamento lhe mando que se lhe de depois dela casada e sendo Deus servido de as levar para si antes de casar mando que desta esmola se dê --- a mais pobre viúva que na vila houver (...) e roguei a Francisco de Almeida ---- forasteiro estante nesta vila me --- e como testemunha assinasse- eu Francisco de Almeida fiz e assinei - pediu hoje 15-3-de mil e seiscentos e---- digo vinte e nove anos. - Francisco de Almeida - João Fernandes Madeira - André Botelho - Cosme da Silva - Gaspar Maciel Aranha - Silvestre Ferreira.

 

fls. 109 - Digo eu Gonçalo da Costa Ferreira - tenho recebido uma --- (...)_ conteudas no testamento de minha sogra que Deus tem em sua glória Catharina de Medeiros a qual mandou dessem a sua neta Catharina minha filha e por ela e eu estarmos entregues disso lhe dei esta por mim feita e assinada hoje 24-1-1633 - Gonçalo da Costa Ferreira.

 

fls. 110- Digo eu Gonçalo da Costa Ferreira - tenho recebido do senhor Mathias Lopes meu sogro um rapaz do gentio da terra que minha sogra Catharina de Medeiros  deixou se desse a sua neta minha filha por nome Catharina, e o remanescente da terça (...) Rio de Janeiro 1-12-1632 anos - Gonçalo da Costa Ferreira.