PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 4º, 509, 1-2 Bartholomeu de Quadros, casou em 1670 em Parnaíba com Anna Correa, falecida em 1715 em Itu, f.ª de Serafino Correa e de Izabel de Anhaya. Neste à pág. 401, onde deve ser acrescentada esta f.ª sob o n.º 4-8. Faleceu Bartholomeu de Quadros em 1729 em Itu e teve (C. O. de S. Paulo) os 7 f.ºs seguintes: 2-1 a 2-7

2-1 (errata geral vol. 9º) Bernardo de Quadros casado com Izabel de Barros. e SL. 7º, 171, 2-7 Izabel de Barros casou em 1698 em Itú com Bernardo de Quadros f.o. de Bartholomeu de Quadros e de Anna Correa.

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

 

Bernardo e Izabel pais de, pelo menos:

- Maria de Quadros, legatária do remanescente da terça do avô paterno.

 

Nota: inventário de Bartholomeu de Quadros - 1649, SAESP vol. 39º, neste site.

 

BARTHOLOMEU DE QUADROS

Testamento

 

SAESP - vol. 26 - fls. 263 a 275

Testamento

Data: 29 julho 1722

Local: vila de Itu

Codicilo Data: 18-10-1728

Cumpra-se: 14-11-1729

 

fls. 266 TESTAMENTO (resumo)

 

(...) aos 29-7-1722 (...) faço este meu testamento na forma seguinte.

(encomendações pias).

Rogo e peço a meu filho Jose Correa de Quadros e a meu sobrinho Jose de Arruda Botelho queiram ser meus testamenteiros.

Meu corpo será sepultado na capela dos terceiros de São Francisco, como irmão terceiro, que sou (...).

(pedidos de missas).

Declaro que fui casado em face da igreja com ----, cujo matrimonio temos vivos sete filhos a saber: -------------------nardo, Xisto, Antonio, e Bartholomeu e Maria e Fran----- todos são meus legítimos herdeiros; declaro que ca --- filha Maria com Francisco Viegas já defunto; que casei minha filha Francisca com Balthazar Fernandes.

(declara bens, dividas e devedores)

Declaro que as peças digo as três almas, que dei a minha filha Francisca ---- consentimento de seus irmãos por haver sido bens de sua mãe.

Declaro que meu filho Bernardo quando se casou levou de minha casa (...); assim mais declaro que meu filho Antonio quando veio das minas (...).

Torno a pedir a ---- Correa de Quadros e a meu filho Joseph de Arruda (....) queiram ser meus testamenteiros.

(...) é a minha ultima vontade do modo ---- roguei a Domingos Fernandes Porto, que este por mim fizesse e assinasse por não o poder fazer por incapaz em esta vila de Nossa Senhora da Candelária de Utu, 29 julho de 1722, assino a rogo do testador Bartholomeu de Quadros, e como testemunha. - Domingos Fernandes Porto.

 

Aprovação: 27-9-1723 vila de Nossa Senhora da Candelária  de Utú.- Amador Rodrigues Soares.

Cumpra-se como nele se contem. Candelária 25 outubro ----

Cumpra-se sem prejuízo ---- ---- Itu 14 de outubro .- Lopes.

 

fls. 270 Codicilio (resumo)

Eu Bartholomeu de Quadros faço este codicilo para nele declarar o que depois do meu testamento feito possuo o qual testamento está na capela dos terceiros.

Peço a meus filhos queiram ser meus testamenteiros a saber Bernardo de Quadros e Antonio de Quadros e Xisto de Quadros e Bartholomeu aos quaes não nomeei no meu testamento e agora faço neste codicillo.

Declaro que meu filho Antonio de Quadros sendo ainda filho-familia debaixo do meu domínio o botei para as minas Cataguás (...).

Declaro que meu filho Bernardo de Quadros sendo filho-familia foi para o sertão e trouxe (...). o qual levou quando se casou.

Declaro que de todo o monte que se achar me pertence a terça e as duas partes são de meus filhos herdeiros e da terça que --- se faça o meu enterro e oficio moderado e se me digam as missas que no meu testamento deixo.

Declaro que a sobra depois de pagos os meus legados do que me pertence de terça deixo se dê de esmola a minha filha Maria freira 16$000 réis, e outros 16$000 réis a minha filha Francisca de Quadros e sendo reste alguma coisa deixo se dê a minha neta Maria filha de meu filho Bernardo.

Por ser assim minha ultima vontade e por não poder escrever e assinar pedi e roguei a Antonio Barbosa de Abreu me fizesse mercê escrever este codicilo e por mim como testemunha se assinasse hoje dezoito de outubro de 1728 anos. Assino este codicilo como testemunha a rogo de Bartholomeu de Quadros. - Antonio Barbosa de Abreu.

Cumpra-se no pio, como nele se contem -----

 

Cumpra-se sem prejuízo de terceiro. Villa de Itu 14 de novembro de 1729

 

fls. 273 - (recibos)

 

- Recebi de Bernardo de Quadros testamenteiro do defunto seu pai Bartholomeu de Quadros por esmola do meu acompanhamento cruz da fabrica (...) 8-11-1729.- Felix Nabor.

 

fls. 275:

Recebi de meu pae como testamenteiro de meu avô Bartholomeu de Quadros,...... que me deixou de sua terça, ---- e como não sei ler nem escrever pedi a meu pai este por mim fizesse e assinasse comigo por assim ser verdade a 11 novembro de 730. - Maria de Quadros - Bernardo de Quadros.