PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 1º, 21, 2-3 Ascenço Luiz Grou, foi casado com Iria Camacho f.a de Francisco Rodrigues Barbeiro e de Esperança Camacho. Faleceu com testamento em 1653 em Parnahiba. (C. O. S. Paulo). Sem geração

 

Subsídios a Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

 

Faleceu Ascenço Luiz Grou em Dezembro de 1648, passado o dia de Natal, sendo inventariado em janeiro de 1649.

 

ASCENÇO LUIZ GROU

Inventário e Testamento

 

Vol 36, fls 161 a 176

Data: 21-1-1649

Local: Vila de Santa Ana da Parnaíba

Juiz: Lourenso Castanho Taques

Tabelião: Visente Roiz Bicudo

Avaliadores: visto não haver bens nenhum não houve avaliação

Declarante: a viuva Iria Camacha, mulher do dito defunto

 

Testamento apresentado neste juízo por Heria Camacha testamenteira de seu marido que Ds. tem Asçenso Luis Grou - 1648 - Assenso Luis Grou.

Aos 26-2-1653 nesta vila de Santa Ana da Parnaíba por parte de Iria Camacha testamenteira de seu marido Ascenço Luis Grou foi apresentado este testamento ao Juízo do Sr. Visitador e Juiz dos Resíduos Domingos Gomes Albernaz.

 

Treslado do testamento de Acenço Luis Grou.

 

Em nome da Santíssima (...)

23-12-1648, nesta vila de Santa Ana da Parnaíba, onde eu tabelião fui chamado por Asenso Luis Grou e por ele me foi dito que queria fazer seu testamento.

Encomenda a alma.

Pede e roga a sua mulher Iria Camacha e ao padre vigário Álvaro Neto Bicudo queiram ser seus testamenteiros.

Manda que seu corpo seja enterrado na matriz desta vila e seja sua cova junto as arcas do Santíssimo Sacramento, acompanhamentos e pedido de missas.

Declaro que sou natural da vila de São Paulo e batizado na igreja de Sto. Ant.º, filho de Luis Zianes ---------------------------------- Roiz havido em legitimo matrimonio.

-----  casado com Iria Camacha filha --------------------------- e de Esperansa Camacha ------------------ .

(...) e a dita sua mulher deixava herdeira de seus bens visto não ter herdeiros e depois de pagos os legados e dividas lhe deixa o remanescente de sua terça e toda a sua fazenda que entre ambos fizeram e possuem.

Declara e pede a sua mulher herdeira de todos os seus bens e fazendas e pede que se Ds a levar desta vida presente depois do dito testador ser morto e sua mulher morrer encarecidamente lhe pede deixe a fazenda que ficar e bens por sua morte ao padre vigário Álvaro Neto Bicudo para que faça bem por suas almas.

Deixa ao padre vigário Álvaro Neto Bicudo um rapaz por nome Tomé que está no sertão e se lá morrer o dito rapaz se lhe dará outro qualquer que houver.

Declara que deve aos órfãos que ficaram  de Sebastião Fran.co 16$000 rs que tomou a ganhos,entrara neles Martim da Costa a parte de 6}$000 rs para dar conta.

Deve a Guilherme Pompeu; aos órfãos que ficaram de seu irmão Luiz Zianes dois cruzados manda que se pague de sua fazenda em pano de algodão.

Deve a Gonçalo Gil o velho 40 patacas.

Lhe deve Innosensio Dias uma pataca de salário; lhe deve Miguel Carvalho uma pataca de seu salário.

(...) testemunhas que se assinaram com o dito testados Asenso Luis Grou, Fr.co Borges Roza, Domingos Fr.ª, Manoel Pais Farinha, Pero de Souza, Jacome Nunes pessoas de mim tabelião reconhecidas. (...) tresladei do proprio meu livro de notas e vai tudo na verdade.

Cumpra-se 27-12-1649 Alvr.º Neto Bicudo //

Cumpra-se 27-12-1649 Martim da Costa //

 

fls. 167 - autos do inventário

 

Dividas que deve o defunto, dividas que se deve ao defunto.

 

Quitações.