PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 6º, 517, Cap. 4, Gaspar João, f.o de Miguel Garcia Carrasco e 2.a mulher Isabel João, C.c. Andresa Gonçalves, viúva de Antônio Lopes da Rocha, de quem deixou uma f.a; Maria Lopes, C.c. Sebastião de Brito em Santana de Parnaíba. Fal. Gaspar João, em 1668 em Santana de Parnaíba. Sem geração (C. O. de S. Paulo).

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

 

Andreza Gonçalves ou Barboza, filha de Francisco Barbosa e Ignez Gonçalves, esta falecida em 1644 (SAESP vol. 29º, neste site), foi casada em primeiras núpcias com Antonio Lopes da Rocha, falecido no sertão e inventariado em 1654, e em segundas com Gaspar João .

Teve do primeiro marido:

3-1 Maria Lopes, nascida por 1653, casou com Sebastião de Brito

 

ANTONIO LOPES DA ROCHA

Inventário

Faleceu no sertão, sem testamento.

 

SAESP - vol. 46, fls. 83 a 95

Autos do Inventário: 27-12-1654

Local: Vila de São Paulo, nas pousadas de Diogo Barboza

Juiz dos Órfãos: Dom Simão de Toledo Pizza

Escrivão dos Órfãos: Luis dAndrade

Avaliadores: Heitor Fernandes Carn.ro e Francisco Preto

Declarante: a viúva Andreza Barboza, mulher do dito defunto. Assinou a seu rogo Roque Furtado. (aa) Roque Furtado Simõis

 

Título dos filhos:

- Maria, de idade e um ano, pouco mais ou menos.

 

Avaliações, dividas que deve o casal, gente forra que está no sertão.

 

A qual fazenda não se fez partilha por serem mais as dividas que os bens.  E pela viúva e a seu rogo assinou Roque Furtado. Assino a rogo da viuva Andreza Glz.- Roque Furtado Simõis.

 

 

fls. 89: 27-12-1654, tutora e curadora de sua filha órfã: a viúva Andreza Barboza, e apresentou como seu fiador a Roque Furtado. (aa) Roque Furtado Simõis. E pela viúva assinou Francisco Barreto Tenório.

 

27-3-654: seja notificada Andreza da Rocha venha fazer partilhas da gente com os órfãos.

Certifico que é verdade que notifiquei o despacho acima a viúva Andreza Barboza aos 30-3-1654.

 

fls. 91 - foi dito pela viúva Andreza Barboza que ela se obrigava a satisfazer as dividas neste inventário.

fls. 92: e foi dito pela viúva que ela queria apresentar novo fiador e apresentou Francisco Barboza o moço (...) estando presentes as testemunhas Francisco Barboza o velho e Roque Furtado e Balthezar Gonsalves Vidal, em que todos assinaram.

 

fls. 93: aos 3-10-1655, nesta vila de São Paulo o juiz encarregou a curadoria e tutoria deste inventário a Francisco Barboza o moço, que tudo administrasse, e apresentou por fiador a Aleixo Gorge

 

fls. 94: Contas que dá Francisco Barboza do órfão de que sou curador: 26-12-1662

 

- fls. 95 recibo de Sebastião de Brito, da legitima que pertencia a sua mulher Maria Lopes, a qual recebeu do curador deste inventário Domingos Barboza digo Francisco Barbosa Calheiros. 19 maio 1668 vila de SP. (aa) Fran.co Barboza Calheiros  - Sebastião de Brito