PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 7º, 257, Cap. 6º, Benta Dias Fernandes foi primeiro casada com  Antonio Furtado de Vasconcellos, sem geração.

 

 

Subsídios à Genealogia Paulistana

Antonio Furtado de Vasconcelos, natural de Portugal, falecido sem filhos em Santana do Parnaíba, foi filho de Manoel Mendes e Fulana (Alvares?). No reino, teve e deixou ao menos os irmãos:

- Ruy Mendes de Vasconcellos

- Francisco Horta.


ANTONIO FURTADO DE VASCONCELLOS

Inventário e Testamento

 

SAESP, vol 7, fls 3 a 38.

Testamento Data: 19-2-1625 vila de São Paulo.

Inventário Data: 23-5-1628

Local: Vila de Santa Ana da Parnaíba, nas casas adonde mora Benta Dias, viúva que foi de Antonio Furtado de Vasconcellos.

Juiz: Pedro Alvares Machado

Declarante: a viúva, por não saber ler rogou a seu irmão Domingos Fernandes assinasse por ela

Avaliadores: Paschoal Delgado e Gabriel de Lara.

 

TESTAMENTO (resumo)

19-2-1525

 

Em nome da Santíssima Trindade, Padre, Filho, Espírito Santo três pessoas e um só Deus verdadeiro, saibam quantos este testamento virem como no ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, de mil e seiscentos e vinte e cinco anos aos dezenove do mes de fevereiro, eu Antonio Furtado de Vasconcellos; estando em meu perfeito juízo e entendimento que Nosso Senhor me deu, temendo-me da morte e desejando por minha alma no caminho da salvação, por não saber o que Deus Nosso Senhor de mim quer fazer nem quando será servido de me levar para si faço este meu testamento na forma seguinte.

(faz encomendações pias)

Rogo a Domingos de Abreu e Aleixo Jorge e a Geraldo Betings, e a Domingos Cordeiro que por serviço de Deus e por me fazer a mim mercê queiram ser meus testamenteiros.

Meu corpo será sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no hábito da mesma religião de Nossa Senhora do Carmo (...).

Por minha alma deixo e quero que façam----

(faltam linhas)

... sou natural da vila de ------ filho legitimo de Manuel Mendes e de sua ---- ---vares e declaro que sou casado com Benta Dias natural desta vila de São Paulo, e declaro que tenho ainda pae, por não ter até agora novas de sua morte.

Declaro que não tenho filhos nem legitimos nem bastardos.

(declara dividas)

.. declaro que foi meu casamento por carta de dote --- sem arras, e conforme a isso se partirá entre mim e minha mulher Benta Dias todo o monte e --- do que me cabe, as duas partes, são de meu pae o qual nomeio como meu herdeiro forçado, e assim ---- sendo caso que ao tempo de minha morte não --- herdeiro forçado, por neste tempo ter Deus levado --- pae desta vida presente, em tal caso deixo e nomeio por minha herdeira universal a minha mulher Benta Dias de toda a fazenda que me tocar nesta terra, tirando a terça, de que se disporá pelo modo abaixo declarado; mas a que em Portugal me couber de herança desta deixo por herdeiros a meus irmãos Ruy Mendes de Vasconcellos e a Francisco Horta ----- declaração --- minha mulher Benta Dias ---- (faltam linhas)-------- e minha terça declaro --- pelo modo seguinte.

Declaro e nomeio e instituo por meu herdeiro universal de tudo o que depois de pagas minhas dividas ---- meus legados restar de minha fazenda ---- Mosteiro de Nossa Senhora do Carmo desta dita vila de São Paulo adonde se enterrará meu corpo com obrigação de um responso todos os sabados de Nossa Senhora sobre minha sepultura por minha alma.

(legados pios)

Declaro que a gente de serviço do gentio da terra que assiste em minha casa deixo livre e isenta quanto em mim é, e sim da maneira que as leis de Sua Magestade dispõem; e dela se não farão partilhas entre meus herdeiros por ser livre, e querendo deixarão conforme minha intenção livre e forra ---------------(faltam linhas)--------.

(.........................)

Declaro e quero que esta minha cedula se por algum caso não valer como testamento valha como codicilo; e qualquer doação ----- como disposição a cousas pias e pelo melhor modo que em direito puder ser.

E porquanto esta é minha ultima vontade --- modo que tenho dito, me assino aqui, em São Paulo, em dezenove de fevereiro de mil e seiscentos e vinte e cinco anos. - (aa) Antonio Furtado de Vasconcellos.

 

Aprovação: 04-04-1625 vila de São Paulo

Testemunhas: Francisco Rodrigues Velho, Jorge Gonçalves, Garcia Rodrigues, Domingos Garcia aqui moradores e João Clemente estante nesta vila.

Tabelião: Simão Borges Cerqueira.

 

Cumpra-se:

Cumpra-se este testamento como nele se contem. Santa Ana da Parnaíba 23 de maio de 1628.

- Pedro Alvares Moreira.

 

Relação das Dívidas.

 

Termo dos Avaliadores:

Paschoal Delgado aqui morador e

Gabriel de Lara morador em Nossa Senhora das Cruzes.

 

Seguem-se avaliações da fazenda e das dívidas.

 

fls. 23:

assina pela viúva Benta Dias, seu irmão André Fernandes.

 

fls. 26:

Em os 11-6-1629 nesta vila de Santa Ana da Parnaíba apareceu Balthazar Fernandes procurador de Benta Dias dona viúva sua irmã..

 

fls. 29:

Tem recebido dez patacas em dinheiro de contado que lh’as mandei por meu sobrinho Antonio Beting a entregar ao seu genro. - Balthazar Fernandes.

 

fls. 31- Autos de partilha que o provedor-mor o doutor Miguel Cisne de Faria mandou fazer.

 

Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil e seiscentos e trinta e tres anos aos oito dias do mes de outubro da dita era nesta vila de Parnaíba em pousadas do capitão -------- Fernandes estando ai presente o provedor-mor o doutor Miguel Cisne de Faria por ele foi tomado conta deste inventário e por não achar partilhas feitas entre a viúva Benta Dias e o pae do defunto Antonio Furtado de Vasconcellos de que de tudo mandou fazer o dito provedor-mor este auto em que assinou e eu Manuel Godinho de Mattos escrivão da Provedoria-mor que o escrevi. - Cisne.

 

fls. 34:  08-06-1633 vila de Parnaíba em pousadas do doutor Miguel Cisne de Faria provedor-mor das fazendas dos defuntos e ausentes capelas resíduos e órfãos em todo o estado do Brasil.

Conta que dá Balthazar Fernandes do testamento de Antonio Furtado marido de Benta Dias sua mulher