PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 3, 278, 1-11 (§ 11º do cap. 5º) Filippa da Cunha, falecida com testamento em 1627, pouco depois de seu marido, foi casada com Antonio Ferreira, † com testamento em 1627 em S. Paulo, e deixou a f.ª:

2-1 Anna Ferreira, que em 1644 casou com Bartholomeu Antunes Lobo, o qual deu quitação da legítima de sua mulher ao curador Mathias Lopes, o moço.

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

 

Felipa Gaga segundo seu inventário, ou Felipa da Cunha segundo Silva Leme. Casou com Antonio Ferreira, falecido com testamento redigido aos 22-08-1627, com inventário aberto em novembro do mesmo ano por seu sogro João Gago da Cunha. Felipa faleceu pouco depois do marido e teve o seu inventário aberto em dezembro do mesmo ano de 1627. Deixaram uma única filha:

2-1 (numeração da GP) Ana Ferreira, nasceu em 1627 e foi criada pela avó materna Catarina do Prado, em poder de quem ainda estava em 21-3-1642, sendo educada e doutrinada. Aos 16-5-1644 estava já casada com Bartolomeu Antunes Lobo, quando ele comparece no inventário da falecida Felipa Gaga, sua sogra.

 

 

 

Encontramos alguns filhos de Bartolomeu Antunes Lobo, o velho, e Maria da Costa nos inventários publicados pelo SAESP:

1- Bartolomeu Antunes Lobo, casado com Ana Ferreira, conforme está em SL e conforme o inventário de Felipa Gaga

2- Athanasio da Motta Lobo. Deu quitação da herança da cunhada Ana Ferreira como representante de seu irmão Bartolomeu. Segundo Silva Leme, casou com Madalena Ribeiro, filha de Pedro Domingues e Maria Mendes. SL 8, 127, 2-6  

3- João Batista Lobo. Em 1649 foi procurador do irmão Bartolomeu no inventário de Catarina do Prado.

4- Salvador da Motta Lobo, casado com Maria Correa, filha de Luiz Alvares Correa e Maria de Pina, inventariados em 1657 (SAESP, vol. 43, neste site)

 

Inventários SAESP, com subsídios, neste site:

João Gago da Cunha - 1636 (vol. 10º)

Catarina do Prado - 1649 (vol. 15º)

 

 

ANTONIO FERREIRA (anexo Felippa Gaga)

Inventário e Testamento

 

SAESP, vol 7, fls 165 a .200

Testamento: 22-8-1627

Inventário Data: 2-11-1627.

Local: Vila de São Paulo,

Juiz de Órfãos: João de Brito Cassão

Escrivão; Fernão Rodrigues de Cordova.

Avaliadores: Mathias de Oliveira e Henrique da Cunha.

Declarante: João Gago da Cunha, morador nesta vila

 

Titulo dos filhos:

- Ficou do dito defunto uma filha menina de quatro meses pouco mais ou menos.

 

TESTAMENTO (resumo)

 

Em nome de Deus Amem. Saibam quantos esta cédula de testamento virem que no ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil seiscentos e vinte e sete anos no termo desta vila de São Paulo -------- eu Antonio Ferreira doente de doença  (...) minha ultima e derradeira vontade a qual faço hoje aos 22 do mes de agosto de 1627.

(encomendações pias)

Declaro que sou casado com Felippa Gaga da qual tenho uma filha chamada Anna a qual é minha legitima herdeira.

Declaro (...) seja meu corpo enterrado na Matriz (...).

(pedidos de missas)

Dividas que devo

(...) - 2$000 a Paulo da Fonseca

- a Claudio  Forquim

-a Medina

- a um patricio meu chamado Francisco Rodrigues o qual está na Bahia (...)

- (...) a Paulo de Faria.

Dividas que me devem

(...)

(...) e por este hei por derogado todos os testamentos que antes deste tenho feito e só quero que este tenha força e vigor.

E por assim ser minha derradeira e ultima vontade roguei a Henrique da Cunha que este fizesse e assinasse comigo como testemunha e as testemunhas presentes se acharam Domingos Rodrigues Jeronymo da Veiga Antonio do Prado João do Prado Jose de Paris Rodrigo Alvres e eu Henrique da Cunha que o escrevi.

 

fls. 170 a 174

Avaliação da fazenda, dividas que deve o defunto, dividas que devem ao defunto.

(...)

- deve a Geraldo de Medina

 

fls. 174 Termo de partilhas

Cabe a viúva 25$500

cabe a órfã 25$500 réis dos quais se tiraram os legados.

 

fls. 174- 175

quinhões, recebidos

 

- Digo eu Mathias Lopes o moço que é verdade que recebi de Clemente Alvares e de Manuel Francisco e de Henrique da Cunha Lobo 2$800 réis que lhe tocava a sua parte do que seu pai Mathias de Oliveira era a dever neste inventário e por assim ser verdade roguei a Pedro de Carassa que este fizesse e assinasse como testemunha de vista hoje 14-1-1625 e este dinheiro recebeu Mathias Lopes o moço como procurador de seu sogro João Gago e curador do órfão Pedro ---. Mathias Lopes.

 

fls. 176- digo eu Sebastião Fernandes Camacho provedor da Santa Misericordia que João Gago pagou cinco varas de pano de algodão que deixou sua filha Felippa Gaga que Deus haja (...) hoje 26-12-1627.

 

fls. 177

Recebi do senhor João Gago da Cunha 2$000 réis os quais me era a dever Antonio Ferreira que Deus haja seu genro  de uma (...) 21-9-1627 Paulo da Fonseca.

 

___________________________________________________________________________________________________

 

FELIPPA GAGA (anexo ao de Antonio Ferreira)

Inventario e Testamento

 

Testamento: 27-10-1627

Inventário Data: 27-12-1627.

Local: Vila de São Paulo,

Juiz de Órfãos: João de Brito Cassão

Escrivão dos Orfãos; Fernão Rodrigues de Cordova.

Avaliadores: Pero Madeira e Manuel da Cunha..

Declarante: João Gago da Cunha, morador nesta vila

 

fls. 177:

Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus  Cristo de mil e seiscentos e vinte e sete anos digo vinte e oito anos aos 29 dias do mes de dezembro do dito ano nesta vila de São Paulo

 

fls. 178- TESTAMENTO (resumo

 

Em nome de Deus Amem. Saibam quantos esta cédula de testamento virem que no ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil seiscentos e vinte e sete anos  aos vinte e sete dias do mes de outubro ordenei fazer este testamento (...)) pedi a meu primo Henrique da Cunha que me fizesse esta cedula e assinasse por mim por eu não saber assinar presentes as testemunhas abaixo assinadas ----..

(encomendações pias).

Declaro que fui casada com Antonio Ferreira que Deus tem na sua gloria á face da igreja e dele houvemos uma menina por nome Anna.

(...) me enterrem na igreja Matriz e (...).

(legados pios)

Declaro que deixo a meu pai João Gago da Cunha por meu testamenteiro e lhe peço faça bem por minha alma.

E com isto hei este testamento por feito e acabado (...) e assinasse por mim com as testemunhas nomeadas Jeronymo da Veiga Domingos Rodrigues Rodrigo Alvares João do Prado Antonio do Prado Estevão da Cunha Francisco da Cunha todos se acharam presentes hoje 27 do mes de outubro de mil e seiscentos e vinte e sete.

Cumpra-se como nele se contem fazendo bem pela alma da defunta como ordeno. São Paulo 13 de novembro de 1627 anos. Pimentel.

 

Cumpra-se. Brito.

 

Seguem-se avaliações da fazenda, recibos, quitações.

 

fls. 185: 16-8-1633, vila de São Paulo, conta que dá Mathias Lopes o moço do testamento de Felippa Gaga defunta por João Gago da Cunha testamenteiro da dita defunta.

 

fls. 186: aos 20-9-1636 nesta vila de São Paulo  pelo juiz dos orfãos foi tomado conta neste inventário a Mathias Lopes o moço em nome de Catharina do Prado mulher do defunto João Gago da Cunha pela mandar notificar desse conta do que era seu marido a dever neste inventário por ser falecido seu marido o defunto João Gago da Cunha e se tomou conta na maneira seguinte eu Ambrosio Pereira escrivão o escrevi.

 

(...) pessoa da órfã Anna e disse que estava com sua avó Catharina do Prado mulher do curador que foi João Gago.

 

fls. 188 aos 22-10-1636 termo de curado da órfã Anna  a Mathias Lopes o moço.

 

fls. 192 - Ana Ferreira filha que foi do defunto Antonio Ferreira por estar pobre (...) pede (...).

 

fls. 193 aos 21-3-1642 (...)  disse que a órfã Anna estava em casa de sua avó Catharina do Prado recolhida e bem doutrinada (...).

 

fls. 198 confessou Bartholomeu Antunes Lobo casado com Anna Ferreira filha que ficou do defunto Antonio Ferreira  receber de (...) 16-5-1644

 

Aos 14-5-1624 (sic 1644) nesta vila de São Paulo perante mim escrivão apareceu Bartholomeu Antunes Lobo ora curador com Anna Ferreira filha que ficou do defunto Antonio Ferreira e confessou estar pago e satisfeito de tudo o que coube a sua mulher assim da parte de seu pai como de sua mãe Felippa Gaga do tutor e curador Mathias Lopes para o que lhe dava livre e geral quitação de ora para todo o sempre (...).

 

Aos 06-8-1644 nesta vila de São Paulo (...) apareceu Manuel de Góes Raposo pelo qual foi dito que ele - (varias linhas em branco)---------.

Confessou Bartholomeu Antunes Lobo receber de Manuel Lourenço de Andrade toda a quantia principal (...) que o dito Manuel Lourenço era a dever na legitima da sua mulher Anna Ferreira (...).

Confessou Athanasio da Motta Lobo receber do capitão Manuel de Góes Raposo  7$000 réis e os ganhos dele de um ano e um mes (...) o qual dinheiro recebeu como procurador de seu irmão Bartholomeu Antunes Lobo (...) hoje 6-8-1644.